Contribua para um artigo e ajude o wikitravel a crescer! Aprenda como.

Diferenças entre edições de "Coimbra"

Da Wikitravel
Ir para: navegação, pesquisa
(Beba e saia)
(Fado)
Linha 82: Linha 82:
 
===Fado===
 
===Fado===
 
O fado de Coimbra nasceu na cidade, pelas mãos dos estudantes e é imperdível. A guitarra de Coimbra é o instrumento típico para tocar o fado.
 
O fado de Coimbra nasceu na cidade, pelas mãos dos estudantes e é imperdível. A guitarra de Coimbra é o instrumento típico para tocar o fado.
 +
 +
Um local de visita obrigatória é o mítico Fado ao Centro - Centro Cultural - Casa de Fado, uma Associação Cultural que apresenta todos os dias espectáculos às 18h na zona histórica da cidade junto ao Arco de Almedina a caminho da Sé Velha de Coimbra, a partir das 10h da manhã onde actuam apenas Estudantes e Antigos Estudantes da Universidade de Coimbra. São cerca de 30 músicos seleccionados. Nomes como João Farinha, Carlos Pedro, Luis Barroso, Luis Carlos Santos, Fernando Marques, Luis Marques, Hugo Gamboias, Paulo Larguesa e muitos mais, brilham na Rua do Quebra Costas todos os dias a partir das 10h de manhã!
  
 
===Vida Estudantil===
 
===Vida Estudantil===

Revisão de 07h59min de 28 de dezembro de 2012

Coimbra

Coimbra é uma cidade na região Centro de Portugal. Foi a primeira capital do país e conta com uma das mais antigas universidades da Europa. Embora actualmente já não seja a capital do país, é um dos seus maiores centros turísticos e uma das suas maiores cidades universitárias.

Índice

Entenda

Situada às margens do rio Mondego, também conhecido como o "rio dos poetas", Coimbra tem cerca de 150 mil habitantes (33 mil dos quais, estudantes). A famosa universidade de Coimbra, fundada na Idade Média, é a mais antiga de Portugal e uma das mais antigas da Europa, e atrai uma população de estudantes que a tornam uma cidade muito animada.

História

Coimbra já existia no tempo dos romanos, que lhe deram o nome de Aeminium. Mais tarde, à medida que se tornava mais importante, tornou-se sede da diocese, substituindo Conímbriga. Em 711 chegaram os mouros à Península Ibérica, e não esqueceram Coimbra. Transforma-se num importante entreposto comercial entre o norte e o sul, com uma forte comunidade moçárabe. Foi conquistada definitivamente por Fernando Magno de Leão em 1064. Coimbra transforma-se na cidade de maior importância abaixo do Douro, capital de um grande condado governado por Sesnando. Com a formação do Condado Portucalense, tornou-se a residência de D. Henrique e de D. Teresa, e seria aqui que ia nascer D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, que a torna capital do condado, substituindo Guimarães. Em 1255, a capital tornou-se Lisboa.

No século XII, Coimbra estava dividida na cidade alta, onde viviam os nobres, os clero e, mais tarde, os estudantes, e a Baixa, do comércio, do artesanato e dos bairros ribeirinhos. Desde cerca do século XVI que a história da cidade se passa a centrar na Universidade de Coimbra, sendo só no século XIX que a cidade começa a aumentar para além das muralhas, que chegaram a desaparecer com as reformas do Marquês de Pombal, em fins do século XVIII. Estas reformas tiveram grande impacto na cidade, principalmente na cidade alta, onde se criou o Jardim Botânico e alguns colégios da Universidade.

Em meados do século XIX a cidade sofre com a ocupação das tropas de Junot e Massena, durante a invasão francesa e, mais tarde, com a extinção das ordens religiosas. No entanto, na segunda metade do século XIX, a cidade começou a recuperar o esplendor perdido – em 1856 o primeiro telégrafo eléctrico na cidade surge, bem como a iluminação a gás, e em 1864 inaugura-se o caminho-de-ferro. Para além disso, 11 anos mais tarde nasce a ponte férrea sobre o Mondego.

Universidade

Capela de S.Miguel, UC

Fundada pelo rei D. Dinis em 1290, a Universidade de Coimbra é a mais antiga de Portugal e uma das mais antigas do mundo. A sede da universidade foi muitas vezes transferida de Coimbra para Lisboa, mas em 1537 D. João III fixou-a definitivamente em Coimbra. Actualmente a Universidade tem oito faculdades (Letras, Direito, Medicina, Ciências e Tecnologia, Farmácia, Economia, Psicologia e Ciências da Educação, Ciências do Desporto e Educação Física), e por volta de 33.000 alunos.

Chegar

Distâncias

  • 208 km de Lisboa
  • 121 km do Porto

De avião

Os aeroportos mais convenientes para Coimbra são (por ordem de distância, conforme Aeroportos de Portugal):

  • Francisco Sa Carneiro Aeroporto - Porto
  • Portela Aeroporto - Lisboa

De comboio

Todos os comboios que fazem a ligação entre Porto e Lisboa param em Coimbra; cerca de 1h00 partindo do Porto e cerca de 1h45m partindo de Lisboa. Os serviços de longa distância apenas servem a estação de Coimbra B (fora do centro), mas todos os bilhetes incluem uma curta viagem de 5min para Coimbra A (centro da cidade).

Os horários dos comboios podem ser consultados em Comboios de Portugal.

De autocarro

A Estação de Autocarros fica na Avenida Fernão de Magalhães (a cerca de 10 minutos do centro da cidade). Tem autocarros a chegar de vários destinos por todo o país. É mais rápido e, geralmente, mais barato do que o comboio.

De carro

A melhor forma de conduzir até Coimbra é usando a auto-estrada A1. Basta tomar uma qualquer saída em direcção a Coimbra e estará a 10 min do centro da cidade.

Circular

A maioria do que há para ver ou para fazer em Coimbra, tal como a maioria dos lugares para comer, sair ou dormir encontram-se próximos entre si e da estação de comboios. A cidade encontra-se, também, bem servida por uma rede de autocarros dos SMTUC

Existem vários locais interessantes em redor de Coimbra, a melhor forma de visitar estes locais é utilizando viatura própria, ou de Tuk Tuk.

Veja

  • Universidade de Coimbra, [1].
Igreja de Santa Cruz, que também é Panteão Nacional, onde estão sepultados os dois primeiros reis de Portugal
  • Jardim Botanico, [2].
  • Museu Nacional Machado de Castro, [3].
  • Sé Velha
  • Sé Nova
  • Mosteiro de Santa Cruz
  • Baixa Medieval e Comercial de Coimbra
  • Jardim da Sereia
  • Penedo da Saudade
  • Memorial da Irmã Lúcia
  • Parque Manuel Braga e Parque Verde do Mondego
  • Rio Mondego
  • Portugal dos Pequenitos
  • Quinta das Lagrimas e a trágica história de amor.
  • Convento de Sta. Clara-a-Velha
  • Convento de Sta. Clara-a-Nova
  • Eurostadium Cidade de Coimbra - um dos palcos do Euro2004.
  • Mosteiro de Celas
  • Igreja de Santo António dos Olivais
  • Choupal
  • Vale de Canas
  • Paúl de Arzila
  • Miradouros de Santa Clara e a explanada do Forum Coimbra - vistas da cidade.
  • Palácio do Buçaco: construído em meados do século XIX para abrigar um hotel, que funciona até hoje; fica a 30km de Coimbra, na cidade de Luso

Faça

Coimbra

Passeio de barco no rio Mondego, a bordo do"O Basófias", ou ainda o City Tour em Tuk Tuk

Fado

O fado de Coimbra nasceu na cidade, pelas mãos dos estudantes e é imperdível. A guitarra de Coimbra é o instrumento típico para tocar o fado.

Um local de visita obrigatória é o mítico Fado ao Centro - Centro Cultural - Casa de Fado, uma Associação Cultural que apresenta todos os dias espectáculos às 18h na zona histórica da cidade junto ao Arco de Almedina a caminho da Sé Velha de Coimbra, a partir das 10h da manhã onde actuam apenas Estudantes e Antigos Estudantes da Universidade de Coimbra. São cerca de 30 músicos seleccionados. Nomes como João Farinha, Carlos Pedro, Luis Barroso, Luis Carlos Santos, Fernando Marques, Luis Marques, Hugo Gamboias, Paulo Larguesa e muitos mais, brilham na Rua do Quebra Costas todos os dias a partir das 10h de manhã!

Vida Estudantil

Há sempre muitas coisas a acontecerem na comunidade estudantil, descubra o que se passa. Todos os anos realizam-se dois grandes festivais:

  • Latada
  • Queima das Fitas

Se perder

O centro de Coimbra é um sítio fantástico para se perder, Coimbra é uma cidade grande e está cheia de coisas interessantes.

Compre

A tradicional e medieval "Baixa" de Coimbra tem uma capacidade de atracção fora do normal para os nossos dias. Aqui juntam-se milhares de pessoas e inúmeras lojas de vestuário, livrarias, perfumarias, cafés, pastelarias, restaurantes, etc.

Em Coimbra também se podem encontrar três grandes centros comerciais: o 'Coimbra Shopping', o 'Dolce Vita' e o 'Fórum Coimbra'.

Por toda a cidade podem-se encontrar diversos produtos regionais de interesse, o mais emblemático e requisitado destes é a "Louça de Coimbra".

Trabalhe

Coma

Não é difícil encontrar um sítio para tomar uma refeição em Coimbra, a cidade tem bastante oferta. Peça Chanfana, Leitão a bairrada, tibornada de polvo ou bacalhau, arroz de Lampreia. Quanto aos doces tradicionais prove Pastéis de Tentúgal, Pastéis de Santa Clara, Queijadas de Pereira, Manjar Branco, Arrufadas de Coimbra, Barriga de Freira e Arroz doce.

Económico

Existem três grandes centros comerciais em Coimbra que oferecem uma grande quantidade e diversidade de fast-food. Estes são fáceis de encontrar, no entanto localizam-se fora das áreas turísticas.

Para estudantes existe um grande conjunto de cantinas a oferecer boa comida a bons preços. As "Verdes" (junto às escadas monumentais), a "Sereia" (no topo do Jardim da Sereia) e a cantina do estádio universitário estão entre as melhores.

Espalhadas pelas ruas menos concorridas do centro de Coimbra encontram-se ainda, várias tascas que se podem revelar uma experiência gastronómico-cultural interessante. A mais conhecida entre a comunidade universitária é 'O Pinto', localizado na 'alta'. A Rua Direita é conhecida pelas suas tascas.

Médio

  • La Fiesta O Restaurante La Fiesta, situado na baixa de Coimbra, na rua do Carmo junto ao Terreiro da Erva tem como Especialidade Paelha á Valenciana, mas com um grande leque de opções no que toca á gastronomia portuguesa. Ambiente calmo e agradável com um atendimento personalizado. Telf: 239821246 Telm: 914080717 [4]
  • Italia, restaurante Italiano no parque da cidade dispõe de uma bonita sala sobre o rio Mondego e de esplanada inserida no parque na cidade.
  • Zé Manel dos Ossos é um dos mais famosos restaurantes de Coimbra. A atmosfera única vivida dentro do restaurante justifica a sua fama. As paredes estão cobertas de pedaços de papel com mensagens deixadas pelos clientes e o restaurante parece o descendente moderno de uma taberna medieval. A boa comida oferecida também justifica uma visita. Os 'Ossos' e os 'Cogumelos Aporcalhados' fazem as delícias de locais e turistas.
  • Taberna - É um bom sítio para experimentar 'chanfana', um dos pratos mais famosos da região de Coimbra. Localiza-se junto ao Estádio Municipal.
  • O Telheiro - Este restaurante merece definitivamente uma visita, é inacreditável: muita e boa comida a bons preços. Interessante o conceito de sobremesas. É um bom exemplo do bem receber portugês. Os únicos aspectos negativos são a inevitável dificuldade em obter uma mesa e a localização fora do centro da cidade (junto à estação Coimbra B)
  • Farinha de Milho - Em Ançã. Um restaurante muito bonito que serve alguma da melhor comida portuguesa. Encontra-se inserido num recuperado moinho-de-água de Ançã. Localizado a uns curtos 10 minutos de Coimbra.
  • Esplendoroso - Restaurante Chinês localizado na Rua da Sota (nas traseiras do Hotel Astória). Surpreendentemente bom a preços acessíveis.
  • Restaurante Marisqueira Munich - Restaurante com uma grande ementa e onde se come óptimamente bem. Localizado na rua do brasil ao pé do c.c.dolce vita. Com marisco sempre fresco todos os dias.

Esbanje

  • Quinta das Lágrimas - o restaurante do hotel pode não ser o melhor da cidade, mas é certamente o mais caro. Não esqueça de se vestir convenientemente.
  • Gengibre é um restaurante moderno e elegante que desafia o seu paladar com pratos interessantes. Localizado junto à Igreja de Sto António dos Olivais.

Beba e saia

  • Há muito vinho de qualidade nas áreas em redor de Coimbra, o vinho da Bairrada é uma referência, o do Dão também.
  • O que é que se bebe aqui? Licor Beirão! Originário da região, não deve deixar de beber.


Os bares em torno da Praça da República são, em geral, os mais movimentados. Enchem-se do espírito académico durante o período de aulas. Existem na cidade diversas opções, algumas delas:

  • Fado ao Centro - Local de culto para ouvir Fado de Coimbra todos os dias durante o dia, a partir das 11h da manhã. www.fadoaocentro.com
  • Bar a Capela um moderno bar de fado, instalado numa antiga capela é um lugar fantástico para se ouvir o fado de Coimbra.
  • Diligencia Bar - Outro bar onde se pode ouvir fado, este mais típico.
  • Salão Brazil - Restaurante e bar onde, frequentemente, se podem assistir a concertos, principalmente durante o fim-de-semana. Fado, música popular e Jazz.
  • BAAC - Bar da Associação Académica de Coimbra - restrito a estudantes. Junto à Praça da República.
  • Procura-me - bar próximo à Praça da República.
  • Os Bares no "Parque Verde do Mondego" são um local fantástico para tomar uma bebida durante todo o ano, com amplas esplanadas junto ao rio durante a Primavera e Verão.
  • Alex's Bar - Local acolhedor com várias festas temáticas, erasmus meeting point e com os melhores hits do momento

Insónias Bar - Na av. Sá da Bandeira, com Karaoke às quartas e sábados!

  • Theatrix - Avenida Sá da Bandeira
  • Noites Longas - Discoteca alternativa junto à Praça da República (Rock e metal).
  • NB - Discoteca junto à Policia Judiciária e às escadas monumentais
  • Vinyl - Discoteca perto do centro, um sítio da moda (Eletrónica, house, tecno)

Para quem procura uma alternativa à noite estudantil:

  • Ocean's bar - Bar temático e de decoração contemporânea. Homenagem aos oceanos exibindo 10.000 litros de água salgada. Celas. Ocean's Bar Coimbra

Também há EXCELENTES bares na região da Sé Velha, tais como:

  • Cabido Bar - Ponto de encontros dos Erasmus.
  • RS - muito bom gosto na Sé Velha
  • Bigorna - Shots e Rock'n'Roll
  • Não deixe de visitá-los e beber seus famosos "Shots"

todos estão muito próximos à igreja da Sé Velha

* TAGV - Café do Teatro académico Gil Vicente - Praça da Républica,
* Feito Conceito - Avenida Alexandre herculano - Praça da Republica - Um bar com um conceito diferente e Clientes com um estilo mais alternativo.

Durma

Económico

  • Grande Hostel de Coimbra, Rua Antero Quental nº 196, junto á Praça da República(centro de Coimbra), tel (00351)239 108 212. Um espaço novo numa casa com mais de 100 anos com um jardim com sol todo o dia. As dormidas vão desde os €18 em dormitórios até €40 num duplo(preço por quarto). Sendo um hostel tem como publico alvo os "backpackers" mas todos os viajantes ou turistas são bem vindo. Local a não perder em Coimbra. Wi-Fi,cacifos e mapas gratuitos. www.grandehostelcoimbra.com
  • Hotel Ibis Coimbra, Emidio Navarro n°70 Edificio Topazio, (+351)239 852 130, [5]. O hotel Ibis Coimbra está situado no centro da cidade, às margens do rio Mondego, a 300 m da estação de comboios e perto de vários pontos turísticos como os bairros históricos de Coimbra ou o Convento de Santa Clara e as ruínas Conímbriga. Reserve um dos nossos 110 quartos com ar-condicionado e desfrute das nossas 2 salas de reuniões para seminários e conferências, bar 24 horas, restaurante e estacionamento coberto pago. Os hóspedes em viagem de negócios contam com acesso Wi-Fi à Internet.

Médio

  • Pousada de Condeixa-a-Nova - Santa Cristina, Pousada de Charme, Rua Francisco Lemos 3150-142 Condeixa-a-Nova, +351-239 944 025 (, fax: +351-239 943 097), [6].

A Vila de Condeixa-a-Nova fica situada na faixa litoral da região centro do país, a uns escassos 12 km de Coimbra, a principal cidade da região centro e perto das conceituadas ruínas romanas de Conímbriga.

  • Hotel Oslo Coimbra, Baixa de Coimbra, tel. +351 239829071, [7]. Hotel moderno situado próximo da estação de comboios e das principais atracções da cidade. Foi renovado recentemente. O pessoal é simpático e a vista é interessante.
  • Hotel Astória, Hotel no centro da cidade, em frente ao rio Mondego, é um símbolo arquitetónico da cidade desde 1926. Foi na varanda deste hotel que o Gen. Humberto Delgado, candidato anti-fascista na década de 1950, saudou Coimbra.
  • Hotel D. Inês, situado na Baixa, é um moderno hotel de três estrelas. Hotel Dona Inês
  • Confort Inn Almedina, hotel de três estrelas situado na Baixa, pertencente à rede hoteleira Confort Inn.

Esbanje

  • Quinta das Lágrimas, tel. +351 239802380, [8]. De quatro estrelas é o hotel mais caro da cidade, com SPA, um excelente restaurante e diversos outros serviços - inserido na histórica quinta onde Inês de Castro chorou o seu amor.
  • Tivoli Coimbra, Hotel de quatro estrelas situado na Baixa da cidade. Tivoli Coimbra
  • Palace Hotel do Bussaco - Hotel de cinco estrelas, a 30 km da cidade, é um antigo palácio situado no interior da majestosa mata do Buçaco.

Mantenha contato

O código telefónico para a área de Coimbra é o 239.

Segurança

Coimbra é, no geral, uma cidade muito segura.

Saúde

A cidade é conhecida por ser referência na Saúde do País. Possui vários hospitais centrais, sendo eles os HUC (Hospitais da Universidade de Coimbra), os Hospitais dos Covões, o Hospital Pediátrico de Coimbra (a abrir em 2010), a maternidade Bissaia Barreto e a Maternidade Daniel de Matos. Além destes, possui ainda um hospital de saúde mental e psiquiatria, o Sobral Cid. Tanto na cidade, como nos arredores, existem vários centros de saúde e extensões de saúde, que prestam cuidados de saúde mais básicos.

Quotidiano

Partir

Conímbriga
  • Conímbriga, as mais importantes ruínas romanas da Península Ibérica (15 km)
  • Lanche no Castelo de Montemor-o-Velho (25km)
  • Praia e Casino da Figueira da Foz (40km)
  • Comer o verdadeiro Leitão na Mealhada
  • Comer a verdadera Chanfana em Miranda do Corvo
  • Visitar as montanhas da Lousã
  • Percorrer a rota das aldeias de xisto da serra do Açor
Este artigo está delineado e precisa de mais conteúdo. Ele já segue um modelo adequado mas não contém informações suficientes. Mergulhe fundo e ajude-o a crescer!


Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas

outros sites