Contribua para um artigo e ajude o wikitravel a crescer! Aprenda como.

Diferenças entre edições de "Cavalcante"

Da Wikitravel
Norte : Cavalcante
Ir para: navegação, pesquisa
(updated listing Restaurante da Rosa)
(Partir)
Linha 142: Linha 142:
 
* [[Alto Paraíso de Goiás]] (87 km) - além de mais cachoeiras, aquela vibração Nova Era que só existe lá
 
* [[Alto Paraíso de Goiás]] (87 km) - além de mais cachoeiras, aquela vibração Nova Era que só existe lá
 
* [[Colinas do Sul]] (101 km) - mais cachoeiras, o Encontro das Águas e o Lago da Serra da Mesa
 
* [[Colinas do Sul]] (101 km) - mais cachoeiras, o Encontro das Águas e o Lago da Serra da Mesa
 +
* [[Goiânia]] (450 km) - capital do estado.
 
* [[Niquelândia]] (237 km) - pura História de Goiás e praias do Lago
 
* [[Niquelândia]] (237 km) - pura História de Goiás e praias do Lago
 
* [[São Jorge]] (123 km) - a sede do Parque Nacional, e mais cachoeiras ainda
 
* [[São Jorge]] (123 km) - a sede do Parque Nacional, e mais cachoeiras ainda
 
* [[Teresina de Goiás]] (23 km) - e mais cachoeiras a explorar
 
* [[Teresina de Goiás]] (23 km) - e mais cachoeiras a explorar
 +
 
[[WikiPedia:Cavalcante]]
 
[[WikiPedia:Cavalcante]]
 
[[en:Cavalcante]]
 
[[en:Cavalcante]]
 
{{FicaEm|Norte_(Goiás)}}
 
{{FicaEm|Norte_(Goiás)}}
 
{{guia}}
 
{{guia}}

Revisão de 18h04min de 3 de junho de 2012

Cavalcante é um município do Norte de Goiás. Abriga parte do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Cachoeira de Santa Bárbara


Índice

Entenda

Fundado em 1737 por Diogo Teles Cavalcante, é o município mais antigo da Chapada dos Veadeiros, com altitudes que variam de 360 m a mais de 1.600 m, cercado por cachoeiras, cânions, serras e veredas. Possui mais de 60% da área do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Em meados do século passado foi o maior exportador de trigo do país.

O município é o lar da comunidade quilombola denominada de Kalungas, remanescentes de escravos que se refugiaram entre as serras durante e depois do Brasil Colônia, vivendo isolados até quase a metade do século XX.

Cavalcante teve a passagem do garimpeiro Julião Cavalcante e seus companheiros em 1736, em busca de novas minas de ouro. A notícia da descoberta de imensa mina de ouro de grande profundidade, à margem do córrego Lava Pés, na serra da Cavalhada, atraiu numerosos aventureiros dos mais distantes rincões, iniciando-se o povoado, com o nome de Cavalcante em homenagem ao fundador e colonizador.


Cavalcante tem um clima bem mais "Goiás rural típico" do que Alto Paraíso ou São Jorge, mas já possui uma estrutura básica de turismo. Sua economia está se diversificando; o turismo, a mineração e a geração de energia são atividades de destaque, mas é a pecuária que sustenta seus moradores há anos. Na cultura tem como principais atividades as romarias e folias, a caçada da rainha, danças como o lundu e a sussa, em agosto o Festival de Música Instrumental e em dezembro a Mostra de Cinema Etnográfico.

Mapa da cidade (clique para ampliar). O nº 1 em vermelho é a Praça Diogo Teles Cavalcante

Chegar

Mapa da região com cachoeiras e povoados Kalungas. Clique para ampliar

De avião

A maioria dos viajantes que chegam via aérea o fazem pelo aeroporto de Brasília. Há um pequeno aeroporto doméstico aqui e outro, um pouco maior, em Alto Paraíso. Não há voos comerciais regulares para nenhum dos dois.

De ônibus

Do Terminal Rodoviário de Brasília sai um ônibus diário, da empresa Expresso Santo Antônio.

De carro

  • Saindo de Brasília, pegue a BR-020 em direção a Formosa (para quem chega de avião: Aeroporto > Eixão Sul > Eixão Norte > Ponte do Bragueto > Balão do Torto > Posto Colorado > Sobradinho) e vire à esquerda para a BR-010 (GO-118) depois de Planaltina, em direção a Alto Paraíso (o balão é bem sinalizado). Siga até Teresina de Goiás e lá vire à esquerda para a GO-241. Cavalcante está a 307 km de Brasília.
  • Saindo de Goiânia, passe por Brasília (se a intenção é chegar logo, siga as placas para a EPIA, evite o Plano Piloto) e siga a rota acima.
  • Saindo de São Paulo, pegue a Via Anhangüera (SP-330) até Uberaba. De lá, siga pela BR-050 até Brasília.

Circular

A cidade em si é bem pequena, é impossível se perder. Na Praça Diogo Teles Cavalcante, bem no centro, ficam a maioria das lanchonetes e o posto de gasolina.

De carro

Aconselha-se um modelo com tração 4x4, especialmente no período da chuva, outubro a abril, para acessar as cachoeiras e povoados.

De moto

A região é famosa por ser um paraíso de trilhas de motocross.

De bicicleta

Opção recomendável só durante a seca, de maio a setembro; traga a sua mountain bike ou alugue uma em Alto Paraíso.

A pé

Não há problemas em circular a pé. Muito pelo contrário, é um prazer, na verdade.

Veja

  • Ponte de Pedra: a 9 km de Cavalcante, acesso pela fazenda Renascer, de sua portaria à Ponte de Pedra são 10 km ida e volta. Desnível de 200 m de altitude na caminhada; existe um mirante com mais de 500 m de desnível, com vista para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, o Catingueiro e o vão do rio Claro. Caminhada média para difícil.

Cachoeiras

  • Capivara, 25 km de Cavalcante, no Povoado do Engenho II, mais uma trilha curta de 600 m. Duas cachoeiras formam a bela Capivara I, uma formada pelo Rio Capivara e outra formada pelo Córrego Tiririca, que se encontram em único poço e despencam em um cânion. Caminhada fácil, mas o acesso ao encontro dos rios é feito descendo pelas pedras; com cuidado, chega-se ao poço das cachoeiras.
  • São Bartolomeu, Acesso pela Pousada Vale das Araras, 2 km do centro, mais 2 km de trilha sinalizada. Aprazível.
  • Veredas, 5 km de Cavalcante, na estrada para Colinas, [1]. 7 cachoeiras no rio de Pedra, subindo a serra de Santana; trechos de trilhas cavaleiras feitas de pedras pelos escravos no Ciclo do Ouro, subindo até a divisa com o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Diversas trilhas para visitação das cachoeiras. R$ 10 / pessoa.
  • Santa Bárbara, povoado Engenho II (5 km de caminhada no plano ou 3,5 de estrada de chão maltratada -normalmente só acessível a veículos 4x4 - mais 1,5 km de caminhada). Muito especial. A presença de sais de carbonato facilita a precipitação de partículas e permite que suas águas reflitam o verde da vegetação, numa coloração tendendo a esmeralda. Aspecto xamânico inesquecível.
  • Rio Prata, (na estrada para Engenho II e Minaçu). Complexo de Cachoeiras, sequência de 2 a 3 km de trilha, com inúmeras cachoeiras e poços cristalinos no caminho.
  • Ave Maria, (na Serra da Nova Aurora).
  • Poço Encantado, estrada para Alto Paraíso (33 km). Fácil acesso e poço muito agradável.
  • várias outras (mais de 150! :) - os moradores locais adoram resenhar sobre o assunto.

Faça

Ecoturismo

Aconselha-se a viajantes ainda não familiarizados com a região o acompanhamento de guias locais. Todas as operadoras de ecoturismo de Alto Paraíso também oferecem opções de passeios em Cavalcante.

  • Suçuarana Roteiros e Expedições, Rua Eujácio Souza Fagundes, s/n, (62) 3494 1536 (), [2]. Passeios e ecoaventura dentro e fora do município.

Compre

  • Doces e queijos caseiros
  • Artesanato Kalunga
  • Pinga de arnica

Na Praça Diogo Teles, e em muitas pousadas, existem lojas e produtos locais à venda. Mas, em relação a lembrancinhas, roupas, livros, cristais etc. é melhor fazer uma paradinha em Alto Paraíso na ida ou na volta.


Cavalcante tem uma agência do Banco do Brasil.

Coma

  • Aluar Café, Rua Pedro Pinto 87 - centro, (62) 3494 1305. somente em feriados.
  • Amor a Gaia Bistro, estrada pra Colinas do Sul, km 0, (62) 3494-1303. só por reserva. Vegetariano
  • Creperia Pouso de Folia, Praça Diogo Teles, Centro, (61) 9683-1701 ().
  • Dona Joana, Rua do Dendê n 68 Centro, (62) 3494 5607. Almoço e Jantar.
  • Flor do Cerrado, Praça Diogo Teles, Qd. 11, Lt 88, (62) 9634-1079. 8h - 22h.
  • Max Restaurante, Rua do Dendê, 49, Centro, (62) 3494-1607. Almoço e jantar todos os dias.
  • Restaurante Kalunga, Rua José Paulino da Silva Qd. 26 Lt. 211, (62) 3494 1421. só por reserva.
  • Restaurante da Rosa, Avenida Tiradentes Quadra 29 lt 264 (Rosa Maria), (62) 3494 1556. Almoço e janta.
  • Pizzaria do Guia, Avenida Tiradentes, Centro, (62) 9665 3283.
  • Pizza Roots, Rua Eujácio de Souza Qd 20 (próximo à estrada pra Colinas), (62) 9959-5233 (). qui-seg 19h até meia noite. Pizza de forno a lenha. Vários sabores. Ambiente legal.

Beber e sair

  • Bar Central, Praça Diogo Teles. Mais fácil de achar, impossível. Pizzas, salgados, cerveja e pinga.
  • Cervejaria Artesanal Aracê, Rua do Rosário, Qd 23, Lt 182, (62) 9804-2501 (). Aracê é uma cerveja lager produzida por Manolo e Soledad, um casal chileno que resolveu morar em Cavalcante. Produção limitada, mas é comum nos restaurantes locais, e melhor ainda é experimentar direto da torneira no local.
  • Cachaçaria, Bar e Restaurante Veredas, (estrada para Colinas, km 7), (62) 3459 0000. 11-21h. Funciona na sede da pousada e da cachoeira com o mesmo nome.

Durma

Econômico

  • Camping Estância Solar, Estrada Colinas do Sul km 1, (62) 3494 1190. Possui 3 quartos e espaço para camping (capac. 50 barracas - 80 pessoas) com banheiros e chuveiro, iluminação, ponto de luz e aluguel de barracas. Sala de tv e vídeo na hospedaria, estacionamento e área verde para lazer.
  • Camping Toca do Katitu, r. 219, Q 25, L 04 Vila Morro Encantado, (62) 9671 1831 (), [3]. Localizado dentro de uma agrofloresta, possui muita sombra para as barracas, banheiros masculino e feminino.
  • Camping Soluar, (8 km de Cavalcante, depois do Rio Almas), (61) 9958 7613. banheiro masculino e feminino, restaurante, camping arborizado e rio dentro da propriedade
  • Hotel Casa Verde, Rua 3, Qd 43- Lt 482 Centro, (62) 3494 1265 (). Possui 7 apartamentos com tv e ventilador, 10 quartos com ventilador, e banheiros coletivos. Sala de TV e vídeo, estacionamento e lavanderia.
  • Hotel Pioneiro, Praça Diogo Teles Cavalcante nº 84 Centro, (62) 3494 1160. Hotel urbano com 12 apartamentos, na praça central da cidade, café da manhã, alguns apartamentos possuem ventilador e TV.
  • Hotel FM, Rua Lorenço Costa Ferreira Q.06 L.66 Nº 196 Centro, (62) 3494 1595 (). Possui 10 quartos, sala de TV/vídeo e restaurante.

Médio

  • Casa Temporada, rua 19, Qd.86, Lt.994 Centro, (61) 9904 7219, [4]. Casas de arquitetura e construção sustentável e arrojada, em terrenos espaçosos à beira de rios, para alugar. Consulte.
  • Pousada Chalés do Lago, Rua José Paulino Silva, Qd 26- Lt 211 Centro, (62) 3494-1421 / (61) 9697-9815, [5]. A dona é uma simpática mulher da comunidade Kalunga, que trabalha também como guia.
  • Pousada Morro Encantado, Rua João Guilhermino Magalhães, Qd. 27, Lt. 230, (62) 3494 1079 (), [6]. Localizada no centro da Cidade. 16 apartamentos distribuídos em 4 chalés com dois apartamentos no térreo e dois no pavimento superior, divididos 12 para casais com 2 camas adicionais e 4 de solteiro com 3 camas, todos equipados com frigobar, ventilador de teto, TV e roupas de banho e de cama de primeira qualidade.
  • Pousada Vale das Araras, Estrada Cavalcante - Colinas do Sul, km 3, (62) 3459-0007 (), [7]. checkin: 14h; checkout: meio dia. Pousada campestre bem legal. Trilhas sombreadas, mirantes, antigos canais de desvio de água construídos pelos Bandeirantes, poços e cascatas ao longo do rio São Bartolomeu, com sua belíssima cachoeira. A partir de R$ 110,00.
  • Pousada Caiana, Estrada para Colinas do Sul Km 4, (61) 9839-5598, (61) 3245-7735, (62) 9975-8874, [8]. Bangalôs com acabamento tipicamente Kalunga, de adobe (tijolo de barro) e palha, equipados com frigobar e ventilador. À beira do belo rio São Bartolomeu. a partir de R$ 80,00.
  • Pousada Manacá, Travessa 4- Qd 27- Lt 222 Centro, (62) 3494 1012 (), [9]. Possui 2 chalés, 1 apartamento e 2 quartos. Os chalés são equipados com TV e frigobar. A pousada possui bar, restaurante e loja de artesanato.
  • Pousada Veredas, Estrada para Colinas do Sul, Km 5, (62) 3459 0000, [10]. Possui 17 apartamentos com ventilador e frigobar e televisão, uma casa de 4 quartos disponível para locação, espaço para camping (capac. 50 barracas - 200 pessoas) com banheiros e chuveiro. Bar, restaurante, sala de tv e vídeo, sala de jogos, piscina e churrasqueira. Na propriedade da pousada há 7 cachoeiras, trilhas, um jipe para fretamento, cavalos e um paredão (cânion) para prática de rapel.
  • Pousada Recanto da Mata, Rodovia GO-242- km 2, (62) 9655 - 4858 (). Possui 4 chalés divididos e 2 apartamentos equipados com tv, ventilador.
  • Pousada Aruana, R. Marcia Cristina s/n, (62) 3494 1562, [11]. 12 suítes em 3 chalés. Café da manhã orgânico. Biblioteca, lojinha, lareira, biblioteca, espaço para camping, duchas externas, espaço para fogueira, WiFi e paisagem montanhosa.
  • Pousada Sol da Chapada, rua Borba Gato Qd. 26 Lt 218, (62) 3494 1372, [12]. Localização central. Apartamentos amplos com cama box, varanda individual com rede, vista para um bosque de cerrado preservado. Café da manhã e restaurante.
  • Pousada Reserva Renascer, Estrada Cavalcante - Colinas do Sul, km 09, (62) 3494 6539 (), [13]. Possui 4 apartamentos, estacionamento, piscina, salão para banhos terapêuticos e área verde para lazer
  • Fazenda Hotel Bananal, Rodovia Cavalcante-Minaçu, Km 9, (61) 9665 0561 (fax: (62) 9683 6801). Possui 3 chalés, 2 apartamentos, 2 quartos e espaço para camping (capac. 50 barracas - 150 pessoas) com banheiros e chuveiro. Para uso comum, tanto dos hóspedes da pousada, quanto dos camping, o empreendimento desponibiliza sala de tv e vídeo, lavanderia, estacionamento, restaurante, churrasqueira e área verde para lazer. Passeio a cavalo, rio e cachoeiras.
  • Pousada Vila dos Ipês, Rua 19 Qd. 86 lt. 991-992 Cavalcantinho, (62) 3494 1475, [14]. Afastada do centro. Possui 4 quartos com tv, frigobar e ventilador de teto.
  • Pousada Ecotents, (62) 9604 6767.
  • Tapuio Park Hotel, Rodovia Cavalcante/Colinas km 2, (61) 9827 5587, [15]. Hotel Fazenda. Seis suítes, cada uma com aprox. 60 m2, mobília e armários embutidos, receptivo individual, TVs de plasma, ar condicionado split, janelas e portas com blackout, frigobares de 120 litros, cama de casal e de solteiro com colchões ortobom D45, porcelanato no piso, jardim de inverno, acabamento com acessibilidade e barras de proteção em todos os banheiros, granito, blindex, esquadrias em alumínio branco, capacidade 4 pessoas por suíte. Jardins externos, pista para caminhada, bosque frontal e vista para 3 pontos turísticos da Chapada dos Veadeiros: Morro da Cruz, Serra Boa Vista e Serra Santana.Acesso a pé para Cachoeira de S.Bartolomeu; Pomar; Propriedade com 45.000 m2 a apenas 1,8 km do centro, com excelentes sinais de Embratel e Vivo celular; Todas as duchas com aquecimento solar GET FLEX (energia solar e água sem cloro). Opcional café da manhã na suíte, com agendamento prévio.

Segurança

  • Na estação chuvosa (outubro a abril), trombas d'água repentinas são comuns nas cachoeiras, e as estradas enlameadas se transformam em gloriosos atoleiros, esteja alerta à condição meteorológica do momento, e seja flexível em seus planos, para evitar aborrecimento.

Mantenha Contato

Em Cavalcante tem bom sinal de celular, o melhor sinal é para celulares da operadora Vivo. Há cybercafés com acesso à Internet. Algumas pousadas oferecem WiFi.

Telefones úteis

  • Centro de Atendimento ao Turismo - (62) 3494 1507
  • Companhia de Água e Esgoto - (62) 3494 1266
  • Companhia Energética - (62) 080 - 0620
  • Companhia Telefônica - (62) 1 - 0314
  • Conselho Tutelar -(62) 3494 1337
  • DER/DETRAN - (62) 3494 1394
  • Correios - (62) 3494 1235
  • Bombeiros -(62) 3494 1012
  • Delegacia (62) 3494 1231
  • Hospital (62) 3494 1013
  • Posto de Gasolina - Praça Diogo Teles s/n - (62) 3494 1160
  • PROCON - (62) 3224 2990
  • Rodoviária - (62) 3494 1067

Partir

  • Alto Paraíso de Goiás (87 km) - além de mais cachoeiras, aquela vibração Nova Era que só existe lá
  • Colinas do Sul (101 km) - mais cachoeiras, o Encontro das Águas e o Lago da Serra da Mesa
  • Goiânia (450 km) - capital do estado.
  • Niquelândia (237 km) - pura História de Goiás e praias do Lago
  • São Jorge (123 km) - a sede do Parque Nacional, e mais cachoeiras ainda
  • Teresina de Goiás (23 km) - e mais cachoeiras a explorar


Este artigo é um guia. Ele tem muita informação, incluindo listas de hotéis, restaurantes, atracções e informação sobre chegada e partida. Mergulhe fundo e ajude-o a crescer!

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas

outros sites