Contribua para um artigo e ajude o wikitravel a crescer! Aprenda como.

Castelo Rodrigo

Da Wikitravel
Trás-os-Montes e Alto Douro : Castelo Rodrigo
Revisão das 10h18min de 19 de março de 2011 por Texugo (discussão | contribs)

Ir para: navegação, pesquisa
Este artigo ou secção não está de acordo com nosso manual de estilo e precisa ser editado. Por favor mergulhe fundo, dê-lhe um pouco de sua atenção e ajude-o a melhorar!

Castelo Rodrigo é uma aldeia de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Entenda

Historicamente, falar de Figueira de Castelo Rodrigo implica remontar muitos séculos na história. Desde a Pré - História até ao séc. XXI, muitos são os testemunhos existentes, permitindo-nos viajar pelo tempo à descoberta das raízes históricas de toda uma região.

Ocupado sucessivamente pelos túrdulos, romanos e mouros, o actual concelho de Figueira de Castelo Rodrigo foi integrado na Coroa por D. Sancho I. Até ao século XIX chamava-se apenas Castelo Rodrigo, em homenagem ao alcaide D. Rodrigo, que defendeu a fortaleza em 1296. A freguesia de Figueira pertencia então ao concelho de Castelo Rodrigo.Com a elevação de Figueira à categoria de Vila, a sede do concelho foi transferida e passou à denominação actual.

Da primitiva ocupação deste território pouco se sabe, mas há vestígios que apontam para épocas muito remotas, entre os quais se destaca a gravura de arte rupestre de Vale de Afonsinho, que representa um motivo zoomórfico do estilo Magdalense.

Os Túrdulos - povo que ocupavam a Bética - deve ter sido a primeira comunidade organizada a habitar a região. Da ocupação romana, que foi bastante intensa, à vestígios da provável existência de pelo menos nove “villas”, duas pontes, Vermiosa e Escalhão e restos de calçadas romanas. A “Torre das Águias”, cuja construção se situa no século II d.C. e que teria sido um templo romano, adaptado mais tarde a atalaia militar.

Em Escalhão, na margem esquerda do rio Águeda, ter-se-ia situado a antiga cidade romana de “Caliábria” de que há bastantes vestígios. Os árabes legaram-nos as tradicionais casas agrícolas, a cisterna do castelo e outros vestígios.

Em 1170, Castelo Rodrigo foi conquistada aos Mouros por D. Afonso Henriques. Voltou a cair nas mãos dos árabes anos mais tarde, quando do seu contra ataque, para ser definitivamente reconquistada por D. Sancho I. que lhe outorgou foral a 11 de Setembro de 1209.D. Dinis, mandou reconstruir Castelo Rodrigo e reforçar as suas muralhas.

Durante as guerras da Independência, foi novamente bastante danificada chegando mesmo a atingir um estado de grande despovoamento. D. João I, em virtude dos seus habitantes terem mantido fidelidade a D. Beatriz, legítima herdeira do trono português, mandou por castigo que Castelo Rodrigo passasse a ostentar as suas armas reais com o elmo invertido. D. Manuel I, mandou reedificar o castelo e em 1508 atribuiu-lhe novo foral elevando-a a sede de concelho.

Durante o século XVII e pelas características do aglomerado populacional, ruas estreitas, íngremes e sinuosas e as casas espartilhadas pelas muralhas da velha fortaleza medieval, Castelo Rodrigo começou a perder a sua importância, que se tornaria fatal, já que a sede de concelho viria a passar para a povoação de Figueira, que se desenvolvia cada vez mais no planalto mais abaixo.

Por esta altura foi construída a Igreja Paroquial de Figueira, uma vigararia alternada da Santa Sé e do Bispo de Lamego. A 25 de Junho de 1836, recebeu Figueira o seu primeiro foral que a elevou à categoria de vila e sede de concelho em substituição do de Castelo Rodrigo e passando a chamar-se Figueira de Castelo Rodrigo.


Chegar

  • Lisboa > Castelo Rodrigo

Distância - 380Km. Percurso - A1 - A23 - A25 - N324 - N340 - N332 - N221

  • Salamanca > Castelo Rodrigo

Distância - 157Km. Percurso - SA20 - A62 - N-620 - A25 - N332 - N221

  • Porto > Castelo Rodrigo

Distância - 261Km. Percurso - IC23 - IP1 - A25 - N324 - N340 - N332 - N221


Veja

Patrimonio

  • Igreja Matrij

A igreja matriz foi fundada no sec. XIII pela confraria dos frades da nossa senhora de Rocamador, uma congragação que se dedicava à assistência aos peregrinos compostelanos. A igreja foi restaurada no final dos anos 90 no âmbito do programa Aldeias Históricas de Portugal.

  • Muralhas

Castelo Rodrigo conserva ainda o plano medieval de praça circular com cintura de muralhas, as quais teriam sido, inicialmente construídas pelos romanos, quando ali teriam edificado um grande forte.

  • Ruínas do Palácio Cristóvão de Moura

Foi residência oficial de Cristóvão de Moura (sec.XVI e XVII) que auferiu de grandes privilégios por parte de Filipe II de Espanha, I de Portugal, pelo seu apoio na crise dinástica. Recuperada a independência nacional este palácio foi incendiado pela população jazendo hoje em dia em avançado estado de ruína.

  • Janelas Manuelinas

Alguns edifícios de fachada quinhentista possuem ainda hoje, bonitas janelas manuelinas de avental, com molduras e rematadas em arco canopial, que atestam a importância desta povoação do séc. XVII.

  • Convento Santa Maria de Aguiar, do séc. XII

Originalmente, Santa Maria de Aguiar terá sido um mosteiro beneditino, pois é notória a austeridade e a pureza da regra beneditina em todo o complexo.

  • Poço-Cisterna

Esta cistern apresenta duas estruturas arquitectonicas diferentes, visiveis no plano mural e nas duas portas, uma em arco quebrado, ao estilo gótico e outra com o arco em ferradura, que terá sstamente sido construida no sec. Xlll e poderá ter pertencido á cisterna existente na sinagoga judaica.

Festas e Romarias

  • N.ª Sª DE FÁTIMA: 13 de Agosto
  • SANTA MARIA DE AGUIAR: 14 e 15 de Agosto
  • N.ª Sª DO ROSÁRIO: 1º Domingo de Outubro
  • SANTO AMARO: Domingo perto do 15 de Janeiro

Compre

Na carta de foral concedida a Castelo Rodrigo, no ano de 1209, vêm referenciadas as actividades artesanais praticadas no Concelho. Apesar da reduzida produção ainda é possível encontrar no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo alguma actividade artesanal, como a cestaria, a latoaria, a olaria, a ferraria, as miniaturas em madeira e a tecelagem.

Coma

Os produtos regionais de excepcional qualidade e a riqueza da cozinha tradicional, são mais um factor a cativar os visitantes. A gastronomia tradicional do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo baseia-se essencialmente nos produtos locais.


Pratos típicos

  • Migas de Peixe de Barca D'Alva
  • Sopa de Carrapatos (feijão frade)
  • Caldo de feijões com Hortaliça
  • Cabrito ou Borrego assados no Forno
  • Bacalhau à Lagareiro
  • Pratos de Coelho Bravo, Lebre e Javali

Doces

  • Leite-creme
  • Papas de Milho
  • Farófias
  • Filhoses
  • Biscoitos de Escalhão
  • Arroz Doce Aletria

Restaurantes

  • O Lagar, Rua do Barreiro, Escalhão - Figueira de Castelo Rodrigo, tel. 271 346 974. Um restaurante de ambiente rural, num antigo lagar de vinho. Experimente a lagarada de bacalhau, o cacho de vitela ou o arroz de costoletinhas em vinha d'alho.

Beba e saia

A cultura da vinha e produção de vinho têm raízes ancestrais na região, tendo sido iniciada no século XII pelos monges cistercienses. As castas predominantes são no caso das uvas brancas, a Síria e Malvasia Fina e no caso das uvas tintas, o Marufo, Rufete, Touriga, Touriga Franca e Tinta Roriz.

A Adega Cooperativa de Figueira de Castelo Rodrigo, C.R.L. foi fundada em 1956, por 154 sócios e conta actualmente com cerca de 1000 associados. Anualmente, em média, a Adega Cooperativa de Figueira de Castelo Rodrigo tem uma produção de 10.000.000 de litros de vinho (cerca de 55% branco e o restante em tinto).

Durma

  • Hospedaria do Convento, 1.8 km

Convento Santa Maria de Aguiar, 6440-032

Tel: +351 271 311 819

Website: www.hospedariadoconvento.pt

e-mail: geral@hospedariadoconvento.pt

  • Casa do Baldo, 9.9 km

Rua da Tapada , nº 16

6440-031 Castelo Rodrigo

Tel: +351 271 313 148

  • Quinta de Pêro Martins, 10.1 km </p>

Rua Castelo, 6440-231

Telm: + 351 91 4575164

Website: http://www.quintaperomartins.com </p>

e-mail: geral@quintaperomartins.com

  • Casa da Cisterna - Turismo Rural, Rua da Cadeia, 7, Castelo Rodrigo, tel.: 273 313 515, [1]. Localizada na bela aldeia fortificada de Castelo Rodrigo, situa-se numa casa tradicional. Todos os quartos tem nome de pássaros (pisco, chapim, etc.). Tem uma piscina e um jardim interior. O hotel também organiza percursos pedrestes, de bicicleta e de burro pelas aldeias históricas.
  • Estalagem Falcão de Mendonça, Rua Álvaro Castelões, 20 - Figueira de Castelo Rodrigo, tel. 271 319 200 [2]. Num antigo palácio do século XIX, recentemente remodelado (2002). Possui piscina, hidromassagem e restaurante.

Consulta

  • Posto de Turismo de Castelo Rodrigo

Palácio de Cristovão de Moura, Tel : 271 311 277

Horário de Funcionamento: de Segunda a Domingo, 9:00 - 18:00

  • Posto de Turismo de Figueira de Castelo Rodrigo

Largo Mateus de Castro, Tel : 271 311 365

Horário de Funcionamento: de Segunda a Domingo, 9:30 - 12:30, 14:00 - 18:00



Ana e Hanna 06h06min de 2 de Novembro de 2010 (EDT)ANA E HANNA

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas