Contribua para um artigo e ajude o wikitravel a crescer! Aprenda como.

Cachoeira

Da Wikitravel
Nordeste : Bahia : Cachoeira
Revisão das 01h13min de 14 de novembro de 2011 por 187.78.194.182 (discussão)

(dif) ← Revisão anterior | Ver revisão atual (dif) | Revisão posterior→ (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Cachoeira[1] é uma cidade da Bahia

Chegar[editar]

Cachoeira fica localizada a 116km da capital baiana, Salvador. O acesso se dá através da BR-324(duplicada) e BR-420. Pode se chegar através de diversos horários da Viação Santana que opera desde Salvador, ou da Viação Viasa saindo de Feira de Santana.

Circule[editar]

A pé é a melhor opção.

Veja[editar]

  • Centro Histórico - Cachoeira já foi capital da Bahia, e possui o maior patrimônio histórico do estado depois de Salvador. Entre as construções se destacam a Casa de Câmara e Cadeia, de 1698, onde sediou o governo baiano e a Santa Casa, de 1734, onde existe uma capela anexa. Vale a pena caminhar pelas ruas de Cachoeira e se sentir transportando à época colonial.
  • Igrejas - Ordem Terceira do Carmo, de 1695, com imagens de Macau, azulejos portugueses, cemitério interno e altar revestido em ouro, é uma ótima opção para começar o sacro passeio; A Matriz de Nossa Senhora do Rosário, de 1693, e seus azulejos lusitanos, a Igreja de N.S. da Conceição do Monte, do séc.18 e a de N.S da Ajuda, de 1595, completam o leque de opções.

Faça[editar]

  • Festa de Nossa Senhora da Boa Morte - Uma oportunidade incrível de se ter contato com a cultura baiana, uma festa que mistura procissões, samba-de-roda e culinária local. Todo mês de agosto. A data costumava ter uma relação com a sexta-feira mais próxima ao dia 15, mas desde 2007 a Irmandade da Boa Morte decidiu adotar o calendário estritamente religioso e a festa teve suas principais atividades nos dias 13, 14 e 15. É bom informar-se antes sobre as datas e as atividades, e com a informação correta em mãos compartilhar neste site.
  • Festa de Nossa Senhora da Ajuda - A festas constitue-se na lavagem das escadarias da Igreja, a festa acontece em novembro, é bastante animada e conta músicos locais, que formam uma bandas conhecidas como charangas, animando toda a galera.
  • Atravessar a histórica Ponte Dom Pedro II, que liga Cachoeira até São Félix e admirar dela o Rio Paraguaçu que divide as duas cidades.

Compre[editar]

  • Charutos - Os charutos baianos, fabricados manualmente no Recôncavo, são comparados aos cubanos em qualidade. Não deixe de ir a São Félix (cidade vizinha na outra margem do rio), lá você poderá conhecer como são fabricados e até comprá-los, num ambiente extremamente acolhedor. Centro Cultural Dannemann - Av. Salvador Pinto, 29 - São Felix. Tel. (75)3425-1220.
  • Camisetas e obras de arte em geral - No centro da cidade, um ambiente muito agradável com várias obras de artes plásticas em geral, pinturas e camisetas, do poeta Damário Dacruz. Fica na Praça da Aclamação, nº8 - Centro. 75-3425.1604. "Pouso da Palavra" - café literário e galeria de arte.

Coma[editar]

A culinária do recôncavo baiano, além dos tradicionais da culinária baiana, o principal prato é a maniçoba, uma feijoada, onde no lugar do feijão, coloca-se folha de mandioca. Também eles comem muitos peixes por lá.

Beber e sair[editar]

  • Beira Rio - Rua Manuel Paulo Filho, 19 - Centro. Tel. (75)3425-5050.

Durma[editar]

A cidade é pequena e antes de decidir sobre seu local de estada, compensa procurar um pouco, principalmente se for mais de uma pessoa ou tiver uma mochila fácil de carregar.

  • Cachoeira Apart Hotel - Instalações novas, com ar condicionado split, frigobar, banheiro. Localizada no Centro Histórico. Rua Prisco Paraíso, 03 - Centro. Tel. (75)3425-2526.
  • Hotel Fazenda Villa Rial - Em plena Mata Atlântica, a 12km do centro da cidade, essa fazenda onde são produzidos laticínios, possui uma área de lazer completa e uma beleza natural incrível. Tel. : (71)3602-4600 [2]
  • Pousada Casarão - Rua Dr. Inocêncio Boaventura. Tel. (75)3425-1227.
  • Pousada do Convento do Carmo - No Centro Histórico, um convento do século XVII deu lugar a essa charmosa pousada. O hotel dispõe de piscina e sala de convenções. Praça da Aclamação, s/nº. Tel.: (75)3425-1716 e Fax. : (71)3425-1646.
  • Pousada e Galeria de Artes LABARCA - Rua Inocêncio Boaventura, nº 37 – Centro - (75) 3425-1070. [3]
  • Pousada Mirante do Rio - Situada às margens do Rio Paraguaçú, na Cidade de Cachoeira-Bahia (Brasil), a apenas 2,5 km do centro. Amplos chalés, equipados com ventilador de teto, ar condicionado, frigobar e TV, proporcionam conforto suficiente para contemplação da natureza farta, em harmonia com a tranquilidade do local. Rua Alto do Tanque, 235. Bairro Tororó. Tel.: (75)8161-8182. http://www.pousadamirantedorio.com.br

[4]

Partir[editar]

A rodoviária de Cachoeira (tel. 3425-1214) se localiza na Praça da Aclamação, diversos ônibus diários a ligam a Salvador, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus e outras cidades.

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas

outros sites