Contribua para um artigo e ajude o wikitravel a crescer! Aprenda como.

Diferenças entre edições de "Amazonas"

Da Wikitravel
Norte : Amazonas
Ir para: navegação, pesquisa
(Entenda)
(Fale)
Linha 39: Linha 39:
  
 
== Fale ==
 
== Fale ==
 +
Idioma oficial:Português, igual a todo o pais.
  
 
== Compre ==
 
== Compre ==

Revisão de 00h27min de 17 de novembro de 2012

Amazonas é um estado da Região Norte do Brasil.

Índice

Mesorregiões

mesorregiões do Amazonas

Esta é uma lista de mesorregiões do estado do Amazonas, as quatro mesorregiões amazonenses são:

Cidades

Outros destinos

O Festival Folclórico de Parintins é um exemplo de turismo cultural. É um dos principais atrativos turísticos da região norte brasileira.

A capital do estado,Manaus é o maior destino de turistas da Amazônia, oferecendo uma ampla rede hoteleira, assim como restaurantes variados. Conta também com diversos hotéis de selva em sua região metropolitana. Um dos principais pontos turísticos da cidade é o Teatro Amazonas, inaugurado em 31 de dezembro de 1896, sendo o principal Patrimônio Artístico Cultural do estado do Amazonas e a obra mais significativa da época áurea da borracha.

Entenda

Amazonas in Brazil.svg

O Estado do Amazonas é o maior em área territorial do País, com 1.559.161,682 quilômetros quadrados, o equivalente ao território de cinco países, somados: França, Espanha, Suécia e Grécia. O Estado detém um dos mais baixos índices de densidade demográfica do país, com 2,23 habitantes por quilômetro quadrado, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A população do Estado, de acordo com o Censo 2010, tem 3.483,985 habitantes, dos quais 2.755.490 vivem na área urbana e 728.495 na área rural. A capital Manaus, um dos 62 municípios do Amazonas, é cidade mais populosa da Região Norte, com 1.802.525 habitantes. O Amazonas detém, ainda, 98% de sua cobertura florestal preservada, além de um dos maiores mananciais de água doce. Sofrendo influência de vários fatores com precipitação, vegetação e altitude, a água forma na região a maior rede hidrográfica do planeta. A maioria dos rios amazonenses é navegável durante todo o ano. O rio Amazonas é internacionalmente conhecido como o maior do mundo, possuindo um curso calculado em 6.300 quilômetros. Seu arco atlântico tem a extensão de 400 quilômetros. Nasce presumivelmente na lagoa Santana (Andes Ocidentais), onde sua bacia de recepção é um rio de geleira.

Chegar

  • Em grande parte do estado, só se chega de avião ou barco. Os barcos mais populares são os recreios, grandes embarcações de madeira (algumas possuem casco de ferro, o que torna o barco mais seguro), onde as pessoas vão em redes. Em alguns são também vendidas passagens em cabines.
  • Alguns destinos podem ser feitos por "a jatos", lanchas cabinadas grandes que fazem os trajetos cerca de 4 vezes mais rápido que os recreios. As passagens costumam ser também bem mais caras.
  • Na época da seca (Julho a Dezembro, aproximadamente) algumas localidades não são alcançadas por barcos grandes, como os recreios. Em algumas comunidades só é possível chegar de rabeta, uma pequena canoa com motor de popa.
  • Para ir para locais próximos das cidades a forma mais fácil e procurar o porto da cidade e combinar com algum catraieiro local o preço e a viagem de volta.

Circule

  • Antes de trafegar pelas rodovias do estado, ligue para a Polícia Rodoviária Federal para saber das condições de conservação, tel. 92 3615-4850

Fale

Idioma oficial:Português, igual a todo o pais.

Compre

Coma

Beber e sair

Durma

  • Existem no estado, inúmeros hotéis de selva, nos quais os hóspedes podem caminhar pela mata, observar pássaros e passear de barco.

Aprenda

Segurança

Saúde

Respeite

Mantenha contato

Partir


Este artigo está delineado e precisa de mais conteúdo. Ele já segue um modelo adequado mas não contém informações suficientes. Mergulhe fundo e ajude-o a crescer!


Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas

outros sites