Contribua para um artigo e ajude o wikitravel a crescer! Aprenda como.

Diferenças entre edições de "Alexandria"

Da Wikitravel
Egipto : Baixo Egipto : Alexandria
Ir para: navegação, pesquisa
(Chegar)
Linha 20: Linha 20:
  
 
==Chegar==
 
==Chegar==
[[Imagem:Map1-alex.jpg|thumb|400px|Mapa do centro de Alexandria.]]
+
[[Imagem:Map1-alex.jpg|thumb|600px|Mapa do centro de Alexandria.]]
 
=== De avião ===
 
=== De avião ===
  

Revisão de 11h39min de 23 de fevereiro de 2009

Alexandria.
Alexandria (الإسكندرية al-Iskanderiyya) é a segunda maior cidade doEgipto e o seu maior porto. É um mera sombra do seu glorioso passado, mas mesmo assim merecedora de uma visita devido às suas atracções culturais e históricas.

Índice

Entenda

História

Poucas cidades no mundo tem tanta história como Alexandria. A cidade foi fundada pelo conquistador grego Alexandre, o Grande (Iskander al-Akbar) em 334 a.C. e tornou-se famosa devido ao Farol de Alexandria (uma das 7 maravilhas do mundo antigo) e à Biblioteca de Alexandria (a maior biblioteca do mundo antigo). Alexandria foi uma das maiores cidades do mundo helénico, comparada apenas com Roma, e, embora tenha mudado de mãos dos gregos para os romanos, dos romanos para os bizantinos e dos bizantinos para os persas, permaneceu a capital do Egipto por um milénio.

Alexandria deixou de ser a capital do Egipto quando os árabes conquistaram o país, construindo uma nova capital a sul do Cairo.

Alexandria sobreviveu, no entanto como porto comercial, embora estivesse numa posição estratégica, o que quer dizer que todos os exércitos no seu caminho para o Egipto passavam pela cidade. Npoleão apoderou-se da cidade em 1798, mas os ingleses conquistaram-a no Cerco de Alexandria em 1801. Os egípcios sobre o comando de Mohammed Ali tomaram controlo da cidade e reconstruíram-a, mas a Rebelião Orabi em 1881 e o massacre de europeus que viviam na cidade levou ao ataque da cidade pelos ingleses com o Bombardeamento de Alexandria, que demorou 3 dias e destruiu grandes partes da cidade.

Alexandria recuperou do bombardeamento, e o seu estilo de vida cosmopolitano e decadente antes e durante a II Guerra Mundial deram origem ao seu maior poeta, Constantine P. Cavafy, e inspirou Laurence Durrell a escrever o Alexandria Quartet e E. M. Forster a escrever uma série de trabalhos, incluindo Alexandria: A History and Guide, descrevido por alguns como um dos melhores guias de viagem alguma vez escritos.

No entanto, na década de 1950, Gamal Abdel Nasser nacionalizou vastas partes da economia do país e proibiu estrangeiros de terem ou dirigirem uma empresa. Este acto abalou Alexandria, levando a que milhares de estrangeiros a sair do país, incluindo quase toda a Alexandria, outrora uma forte comunidade grega.

Actualmente Alexandria é o principal porto do Egipto, com uma população de 5 000 000 de pessoas, embora os turistas ainda afluam à cidade no Verão, por causa das suas praias.

Clima

Alexandria tem um clima mediterrânico, com verões quentes e húmidos e invernos chuvosos. De dia no Verão pode ser muito húmido, com temperaturas que chegam aos 31°C, mas as noites são geralmente mais frescas. No Inverno pode ficar frio, chegando as temperaturas a descer até 12°C, com chuvas frequentes e por vezes granizo. A humidade é alta durante todo o ano. A melhor altura para visitar Alexandria seria durante a Primavera (Março-Junho) e o outone (Setembro-Novembro), visto que está apinhada de turistas egípcios durante o Verão, que vem para escapar do calor tórrido do Cairo.

Chegar

Mapa do centro de Alexandria.

De avião

Alexandria tem dois aeroportos:

  • O Aeroporto El Nouzha é o principal aeroporto da cidade, que tem uma selecção limitada de voos domésticos, e serviços extensos para cidades no Médio Oriente. A única conecção com a Europa é desde Atenas, através da Olympic Airlines [1]. O aeroporto fica 8km a sudeste da cidade. Um taxi até à cidade demorará 20 minutos e não deverá costar mais que 15 LE.
  • O Aeroporto Borg El Arab é o segundo aeroporto da cidade, servido pela Lufthansa (Frankfurt), pela Emirates (Dubai) e (brevemente) pela Turkish Airlines (Istambul). É menos conveniente, visto que fica a 25 km a sudoeste da cidade e um táxi até à cidade demoraria 1 hora e custaria 50 LE ou menos.

A maior parte dos visitantes, no entanto, chegam à cidade via Cairo, a capital do país, que tem melhores serviços áereos. A Super-Jet e a Western Delta operam autocarros directos desde o aeroporto até ao terminal de autocarros de Sidi-Gabr a cada 30-60 minutos entre as 4:00h e as 19:30h (25-31 LE).

De barco

Não há nenhum serviço de ferrys para Alexandria, embora navios-cruzeiro parem ocasionalmente.

De comboio/trem

Desde o Cairo, há comboios frequentes desde a Estação de Ramses até Alexandria, provavelmente a melhor maneira de chegar à cidade. Há pelo menos um comboio por hora, desde as 6:00h às 22:00h, mas tente escolher um expresso ou então o Turbo, que demora 2h10m a chegar ao seu destino. Bilhetes de 1ª/2ª classe LE 46/29 (só ida).

Para a viagem de volta comboios partem da Estação de Misr e de Sidi Gaber.

De autocarro/ônibus

Várias companhias de autocarro oferecem serviços para Alexandria, a um preço baixo: 20-35 LE. Os autocarros tem ar condicionado. As companhias incluem Golden Arrow, West Delta[2], Super Jet, Pullman e El Gouna. Os horários variam de uma companhia para outra, mas há viagens entre o Cairo e Alexandria quase todas as horas desde manhã cedo até à meia-noite.

A duração da viagem entre o Cairo e a cidade (e vice-versa) variam dependendo do ponto onde entra e do ponto onde sai. A maior parte dos autocarros partem da Estação de autocarros de Almaza em Heliópolis e param em Midan Tahrir e Giza antes de chegarem a Alexandria. Se começar a viagem em Alexandria espere uma viagem de 4-5 horas em vez das normais 2-3 horas.

Há um número de pontos de entrada/saída de autocarros em Alexandria. Geralmente param na Estação de Maw'if (excepto a El Gouna, que usa a Estação de Sidi Gaber), que fica um pouco longe da cidade, e uma viagem de taxi até ao centro da cidade deve custar cerca de 10-15 LE.

De carro

Existem duas opções quando se viaja do Cairo a Alexandria de carro. Seja qual for a que usar, a viagem dura por volta de três horas, dependendo da velocidade e dos engarrafamentos.

  • A Estrada da Agricultura tem um limite de velocidade de 90 km/h. Esta é a estrada principal, por isso pode estar um pouco cheia. Também oferece acesso a Damnhour e Tanta.
  • A Estrada do Desero tem um limite de velocidade de 100 km/h. Fiel ao seu nome, esta estrada atravessa o deserto e está menos cheia e é mais rápida. Há cafés por toda a estrada.

As precauções necessárias nas estradas do Egipto aplicam-se. Veja Egipto -> Chegar -> De Carro.

Circular

De comboio/trem

De autocarro/ônibus

De barco

De carro

Veja

Faça

Eventos

Atividades

Aprenda

Trabalhe

Compre

Coma

Econômico

Médio

Esbanje

Beba e saia

Durma

Econômico

Médio

Esbanje

Mantenha contato

Segurança

Saúde

Cotidiano

Partir

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas

outros sites