Wallis e Futuna

Da Wikitravel
Oceania : Polinésia : Wallis e Futuna
Hapapeur - TEKAVIKI 2.jpg
Localização
LocationWallisAndFutuna.png
Bandeira
Wf-flag.png
Informações Básicas
Capital Mata-Utu
Moeda Franco CFP (XPF)
Área 274 km2
População 15.283 (est. 2009)
Idioma Francês, wallisiano (língua polinésia)
Religião Católicos romanos 99%
Código telefônico 681
Internet TLD .wf
Fuso horário UTC+11

Wallis and Futuna é um território ultramarino da França, o qual consiste em dois pequenos agrupamentos de ilhas na Polinésia, próximo a Fiji e a Samoa.

Ilhas[editar]

Wf-map.png

Wallis e Futuna compreende dois arquipélagos:

  • Ilhas Horn - também conhecidas como Ilhas Futuna, e como Îles Horne, apenas a Ilha Futuna é habitada. Alofi Island é o menor dos dois. Segundo a lenda, foi tão densamente habitada como Futuna até o século 19, quando as pessoas de Futuna abatidos comeu a população em um único ataque.
  • Ilhas Wallis - também conhecido como Uvea, como é Wallis Island, apenas a Ilha Uvea, onde fica a capital, é habitada. Wallis Island é cercada por 15 ilhas menores, os quais são desabitadas.

Cidades[editar]

Outros destinos[editar]

Entenda[editar]

Embora descoberto pelos holandeses e os ingleses nos séculos 17 e 18, foi o francês que declarou um protectorado sobre as ilhas em 1842. Em 1959, os habitantes das ilhas votaram para se tornar um território ultramarino francês. Há ainda três reinos cerimoniais no território: Alo, Sigave, Wallis.

As ilhas são de origem vulcânica, com colinas baixas, e recifes. O ponto mais alto é o Mont Singavi, com 765 m. O clima é tropical: quente, estação chuvosa (novembro a abril); estação seca (maio a outubro); chove 2.500-3.000 mm por ano (80% de umidade); temperatura média de 26,6 ºC.

Durante a década de 2000, as ilhas testemunhou um grande êxodo de sua população em idade de trabalho jovem, como muitos deixaram por melhor trabalho e oportunidades de estudo em sua maioria, na Nova Caledônia e na França.

Chegar[editar]

De avião[editar]

Uvea e Futuna possuem aeroportos. O Hihifo Airport ( IATA : WLS , ICAO : NLWW ) está localizado na zona norte da ilha chamada Hihifo. O acesso ao aeroporto é pela estrada RT2. A única companhia aérea a servir as ilhas é Aircalin[1], e como tal, viajar de e para é razoavelmente caro. Aircalin opera três vôos por semana entre Nouméa e Uvea. Os vôos no sábado e segunda-feira à tarde passam por Nadi (se você estiver viajando da Austrália ou da Nova Zelândia, é altamente recomendável que você voe para Fiji primeiro como ele é significativamente mais barato do que voar com Aircalin de Nouméa) e o voo de manhã na quarta-feira de manhã chega diretamente de Nouméa. Os vôos que saem de Wallis são nos mesmos dias que o avião para por pouco mais de uma hora antes de voltar para Nova Caledônia.

Aircalin oferece vôos entre Wallis e Futuna várias vezes por semana. É aconselhável reservar com antecedência, os assentos são limitados a não mais do que 18 no voo curto de 50 minutos.

De barco[editar]

O porto de Mata-Utu está em Uvea. Leava (Sigave) está em Futuna. Nenhuma empresa comercial de barco existe, portanto, viajar para, de e entre as duas ilhas é exclusivamente por avião.

Circular[editar]

De avião[editar]

Para ir de uma ilha a outra somente de avião

De barco[editar]

De carro[editar]

Placa da Rt. 1 em Mata'utu

Uvea tem 120 km de estrada, 16 km dos quais são pavimentados. Futuna tem 20 km de estradas não pavimentadas. Todas as principais aldeias Futuna pode ser acessado em estradas pavimentadas, mas ásperas.

Não há transporte público na ilha, nem existem táxis. Se andando na beira da estrada, é altamente provável que os habitantes locais irá parar e perguntar se eles podem levá-lo ao seu destino. Não se assuste se você é dito para pular na traseira da pick-up como este tipo de viagem é uma visão comum.

Alugar um carro é disponível por 8.000 CFP (€ 67) por dia a partir do pátio de estacionamento localizado cerca de 1 km ao sul do aeroporto ao longo do RT2.

Fale[editar]

O collectivité reconhece três línguas oficiais: francês, wallisiano (Uvean) e futunês. Cerca de três quartos da população em Wallis é bilíngue. Todos os documentos oficiais serão escritos primeiro em francês e depois na língua da ilha onde ele está.

Inglês não é muito falada entre a população Wallisiana. A maioria da população francesa terá pelo menos Inglês básico de conversação. No entanto, é altamente recomendável chegar com um conhecimento prático da língua francesa.

Compre[editar]

Serviços bancários são limitados, sem banco localizado em Futuna. Além disso, o banco BWF em Wallis não vai mudar diretamente notas de US $100 dólares. Os viajantes são aconselhados a fazer suas trocas de moeda em Noumea, Nova Caledônia ou Nadi, Fiji antes da chegada.

Coma[editar]

Beba e saia[editar]

Durma[editar]

Aprenda[editar]

Trabalhe[editar]

Segurança[editar]

Saúde[editar]

Respeite[editar]

Mantenha contato[editar]

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas

outros sites