Vitória (Espírito Santo)

Da Wikitravel

Vitória [1] é a capital do Espírito Santo. Possuindo o terceiro melhor IDH entre as capitais do Sudeste do Brasil, a Ilha do Mel, como é conhecida, é uma cidade exemplo em qualidade de vida.

Entenda[editar]

História[editar]

Fundada em 1551, é a terceira capital mais antiga do Brasil, depois de Salvador e de Recife. Por um longo tempo, foi apenas uma "cidade-porto", sofrendo varios ataques franceses, britânicos e holandeses. Este nome é atribuido à cidade pela vitória sobre os índios da região, quando, procurando refúgio, os portugueses fugiram para a ilha, e depois alcançaram a vitória, renomeando a vila, até então conhecida como "Vila Nova", para "Vila Nova da Vitória". A cidade possui vários apelidos, como Ilha do Mel, Cidade Sol e outros.

Geografia[editar]

Está localizada na região Sudeste do Brasil, a mais desenvolvida no país. A localização é estratégica, perto dos grandes centros urbanos, e está, em média, a uma hora vôo de cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Circundada pela Baía de Vitória, a ilha principal possui mangues, praias, formações de granito e várias outras ilhas menores ao seu redor. O município de Vitória é formado de um arquipélago com 34 ilhas e uma área continental. Sua área total é de 104.260.787km², incluindo a ilha principal, a área continental, as ilhas costeiras e as ilhas oceânicas de Trindade e Martim Vaz. Antes havia mais de 50 ilhas, mas agora muitas delas foram incorporadas,por meio de aterros, à ilha principal. O ponto mais alto da cidade é o Maciço da Fonte Grande, uma formação de granito com 308,8m, e lá há a Pedra dos (Dois) Olhos, com 296 metros. O clima é tropical úmido, com média máxima de 30,4ºC, ou 87°F e mínima de 24°C, ou 75°F, com maior volume de chuvas nos meses entre outubro e janeiro.

Chegar[editar]

De avião[editar]

Para quem deseja ir até a cidade de avião, a cidade oferece o Aeroporto Internacional de Vitória - Eurico de Aguiar Salles, localizado na Av. Prof. Fernando Ferrari, 3800 - Telefone: (27) 3235-6300

As principais companhias aéreas são:

  • Gol- Informações: (27) 3235-6465 / 3235-6426
  • Azul- Informações: (27) 3235-6491 / 3235-6492
  • Gol Log- Informações: (27) 3327-3435 / 3327-6397
  • TAM- Informações: (27) 3327-6949 / 3327-6948 / 3324-1044 / 3325-1222
  • TAM Cargas- Informações: (27) 3327-6491 / 3145-1400

Trip Linhas Aéreas: (27) 3235-6465 / 3235-6426

O aeroporto de Vitória (VIX no código IATA) está localizado próximo a pontos de interesse, perto da praia de Camburi. Há vários hotéis perto do aeroporto, muitos a 10 minutos de táxi, que é alimentado por linhas de ônibus para quase todos os locais de Vitória. Há vôos diários para quase todos os locais do país. Hoje em dia, o aeroporto está em fase de ampliação para se tornar internacional para passageiros, e não apenas para cargas como é atualmente.

De ônibus[editar]

Para ter acesso ao Terminal Rodoviário de Vitória você adquire uma passagem rodoviária e aproveita para visitar a cidade ou sair dela.

A rodoviária de Vitória fica no centro da cidade e possui linhas para as mais variadas cidades do país. Durante o dia vários ônibus saem e chegam de cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Belo Horizonte, Brasília e outros grandes centros brasileiros. Leva aproximadamente 20 minutos de táxi para chegar à maioria dos hotéis e 30 a 40 minutos de ônibus. Viagens de ônibus entre capitais brasileiras costumam ser longas, devido ao tamanho do país. A capital mais próxima de Vitória é o Rio de Janeiro, que fica a pouco mais de 500km de distância. Pode-se chegar em Vitória vindo do Rio de Janeiro de ônibus em 8 horas em média, e de São Paulo em 14 horas. Além disso, a maioria das viagens é feita à noite, tornando a viagem não tão cansativa e economizando tempo.

As empresas que oferecem serviços são diversas e oferecem horários variados 24 horas por dia. Maiores informações sobre preços, facilidades, duração, trajeto, escala, o viajante pode entrar em contato com as próprias companhias. Terminal Rodoviário de Vitória: Av. Alexandre Buarque, 350. Telefone: 55 27 3222-3366.

De trem[editar]

A estação de trem Pedro Nolasco é localizada na cidade de Cariacica (Grande Vitória) e está conectada à cidade de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais. Este trem é operado pela Vale e é uma das poucas ferrovias a manter o transporte contínuo de passageiros. Cerca de 2800 usuários utilizam o serviço diariamente. [2] Tel. 0800-285-7000

De carro[editar]

Duas estradas principais conectam Vitória ao resto do país:

  • BR-101, que percorre o país no sentido norte-sul, liga Vitória ao Rio de Janeiro, ao sul, e a Salvador, ao norte.
  • BR-262, no sentido leste-oeste, liga Vitória a Belo Horizonte.

Circule[editar]

De ônibus[editar]

De táxi[editar]

  • Táxi Dodô, com atendimento em todo Espírito Santo. Desconto de ate 20% em viagens para clientes cadastrados http://www.taxidodo.com.br Super pontual, veículos novos, motoristas com conhecimento turístico. Tel 27 3399-7002

Veja[editar]

  • Não deixe de visitar o Convento da Penha, que está localizado no município vizinho de Vila Velha. Do Convento, avistam-se a cidade de Vitória e a de Vila Velha. Partindo de Vitória por táxi, peça ao motorista para que faça o caminho até o Convento pela Terceira Ponte. De carro, ao atravessar a Terceira Ponte no sentido Vitória-Vila Velha basta virar a primeira a direita e continuar seguindo as placas em direção ao Convento. Passar pela avenida Nossa Senhora da Penha, mais conhecida como Reta da Penha, sentido Centro e pela Terceira Ponte lhe trará belas vistas do Convento.
  • Palácio Anchieta[3], Praça João Clímaco, s/nº - Cidade Alta - Centro. Tel. 27 3636-1035.
Praia de Camburí

Praias[editar]

  • Camburi
  • Castanheiras
  • Curva da Jurema
  • Ilha do Boi
Vista do lago do Parque Municipal da Fazendinha

Parques[editar]

  • Parque Municipal da Fazendinha - Parque com a idéia de ser um espaço rural e bucólico. Possui vários animais domésticos como ovelhas, cabras, vacas, pôneis, coelhos, porquinhos-da-índia, e aves domésticas. Há também um playground e um lago com peixes, tartarugas e jabutis. É possível realizar passeios de charrete e de pônei. O acesso principal ao parque fica na rua Eugênio Pacheco de Queiroz, em Jardim Camburí. O horário de funcionamento é de terça a domingo das 06 às 18 horas. E os telefones para contato são (27) 3347-0920, administração, e (27) 3237-2405, agendamento de visitas.
  • Parque Municipal da Pedra da Cebola
  • Parque Municipal Horto de Maruípe
  • Parque Moscoso

Eventos[editar]

Janeiro[editar]

  • Carnaval

Fevereiro[editar]

Maio[editar]

  • Feira de Turismo do Espírito Santo - Expotur ES

Junho[editar]

  • Bienal Capixaba do Livro

Julho[editar]

  • Festa de São Pedro

Agosto[editar]

  • Feira Internacional de Cultura e Artesanato do Espírito Santo

Setembro[editar]

  • Festa de Aniversário da Cidade
  • Festival Roda de Boteco
  • Feira de Logística, Transporte e Comércio Exterior - Expoportos

Outubro[editar]

  • Tim Festival
  • Festival Nacional de Teatro

Novembro[editar]

  • Vitória Jazz Festival
  • Vitória Cine Vídeo

Dezembro[editar]

  • Reveillón

Faça[editar]

Compre[editar]

  • Panela de barro - Panela feita de barro usada para cozinhar a moqueca, a torta e o pirão. O valor depende do tamanho da panela.

Coma[editar]

  • Moqueca Capixaba
  • Torta Capixaba
  • Caranguejada

Beber e sair[editar]

Em Vitória existem vários lugares para beber e sair para curtir a vida. Uma delas é o Triângulo das Bermudas localizado na Praia do Canto; outro ótimo lugar são os quiosques à beira da Praia de Camburi, seja de dia ou de noite, é sempre uma ótima opção. Outro local atraente para a vida noturna é a Rua da Lama, localizada no bairro de Jardim da Penha, próximo também à Universidade Federal do Espírito Santo.

Um lugar com ótimas cervejas (importadas e nacionais), boa música (jazz, MPB, chorinho)e ótima comida (alemã e brasileira) é o Wunderbar Kaffee, que fica na Av. Rio Branco, 1305 - Lj 4 - Praia do Canto, tel. (27) 3227-4331. Ganhador do prêmio de Melhor Carta de Cervejas do Espírito Santo pela revista Veja Comer & Beber ed. 2011.

Durma[editar]

  • Hotel Ibis Praia do Canto, Rua João da Cruz, 385 - Praia do Canto, tel. 27 2104 - 4850 / 27 2104 - 4890 [4] [5]. Diárias: Semana: R$ 149,00; Fim de Semana: R$ 119,00; Café da Manhã: R$ 15,00 (Por pessoa)

Partir[editar]

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas

outros sites