Vila de Rei

De Wikitravel
Este artigo ou secção não está de acordo com nosso manual de estilo e precisa ser editado. Por favor mergulhe fundo, dê-lhe um pouco de sua atenção e ajude-o a melhorar!

Vila de Rei é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Castelo Branco, região Centro e sub-região do Pinhal Interior Sul, com cerca de 2 600 habitantes.

É sede de um município com 191,26 km² de área e 3 452 habitantes (2011), subdividido em 3 freguesias. O município é limitado a norte pelo município da Sertã, a leste por Mação, a sul pelo Sardoal e por Abrantes e a oeste por Ferreira do Zêzere.

A cerca de de 2 km do centro da Vila, no território do concelho, encontra-se o Centro Geodésico de Portugal, na Serra da Melriça. No alto desta serra, encontra-se construído um marco com cerca de 20 metros de altura, denominado de "Picoto", marcando assim o Centro a nível de coordenadas geodésicas.

Vila de Rei recebeu foral de Dom Dinis em 1285.

Chegar[editar]

Vila de Rei situa-se a cerca de 170Km de Lisboa e 250Km do Porto.

Automovel[editar]

Autocarro[editar]

Vila de Rei é servida diariamente por dois autocarros a partir de Lisboa. A saber, da Rede-Expressos e da Rodóviaria da Beira Interior. O Primeiro parte de Sete-Rios o segundo do Parque das Nações.

Circule[editar]

O centro da Vila é relativamente pequeno e deve aproveitar para percorrê-lo a pé. A partir de Vila de Rei há também alguns percursos pedestres, naturais, marcados que pode facilmente alcançar a pé. Caso pretenda conhecer o concelho aconselha-se o uso de veículo próprio ou táxi. Uma boa alternativa é utilização de bicicleta, mas prepare-se para algumas subidas.

Veja[editar]

Turismo geográfico[editar]

  • O centro geodésico de Portugal continental encontra-se em Vila de Rei. Este ponto, assinalado por um marco geodésico, encontra-se no cume da serra da Milriça e tem o nome de Picoto da

Milriça. Uma visita a este local impoem-se não só pelo simbolismo do local como pela vista que se alcança podendo vislumbrar-se em dias limpos Serra da Estrela.*

Espaços de cultura, usos, costumes e tradições[editar]

  • Museu Municipal de Vila do Rei - histórico e etnográfico. Indispensável. De visita gratuita, este pequeno espaço, muito bem organizado, mostra o modo de vida das pessoas de outrora em Vila de Rei.
  • Museu da Geodesia - Quando visitar o picoto da Milriça (centro geodésico) aproveite para entrar e conhecer um pouco a geodesia em Portugal. A entrada é gratuita e pode, à saída, solicitar um certificado de visita ao centro de Portugal.
  • Museu das Aldeias - Relva - Trata-se de um Museu de origem popular. Muito interessante pelos artefactos que mostra e pelo espaço onde está instalado.
  • Pequeno Museu da Aventura e Viagem - Trutas - Pertencente ao proprietário do alojamento "O Abrigo" gente que aprecia viajar, coleccionaram e mostram uma série de objectos, livros e mapas que juntaram ao longo das suas viagens. Tem uma ênfase especial na América do Sul. Faça uma visita ao Museu, é gratuito. Ligue antes de fazer a visita para combinar a hora. Vai certamente gostar da visita, e caso aprecie, de uma boa conversa sobre viagens com os proprietários.
  • Biblioteca Municipal de Vila de Rei
  • Espaço de Cultura e Lazer da Fundada - Biblioteca / Espaço de acesso à Internet

Eventos culturais[editar]

A Câmara Municipal de Vila de Rei organiza anualmente a Feira de Enchidos, Queijo e Mel.

Esta feira realiza-se normalmente entre o último fim-de-semana do mês Julho e o primeiro de Agosto. Além de dar a conhecer as especialidades gastronómicas da região e apresentar também o artesanato local, é organizada uma feira do livro.

Curiosidades[editar]

Pela altura da construção da barragem de Castelo de Bode, Vila de Rei perdeu uma grande área das suas terras mais férteis, ao longo do rio Zêzere, para a Albufeira. Como forma de compensação construi-se o centro de saúde (entretanto modernizado) e a estação eléctrica, bem como alguns outros edifícios em Vila de Rei. Observe cuidadosamente e encontrará os traços da arquitectura que se fazia no tempo do estado novo nestes edificios.

Faça[editar]

  • Penedo Furado - O Penedo furado é uma zona de beleza única e incomparável. Neste espaço encontra um conjunto de Piscinas naturais, cascatas, trilhos.
    • Pedestrianismo (trilhos de pequena rota)
    • Piscinas Naturais
    • Cascatas
    • Miradouros

  • Água Formosa - Aldeia de xisto, pertencente à rede "Aldeias de Xisto". Perca algum tempo a apreciar a aldeia. Desça até ao ribeiro que a atravessa e pergunte aos locais pela fonte natural. Um pequeno recanto de grande beleza onde vê a água a nascer e se pode refrescar no Verão.
    • Pedestrianismo (pequena rota)
    • Miradouros
  • Quedas de água dos Poios - Este local, muito belo, é sem duvida um ponto de visita indispensável. Pergunte a um local como chegar. Apesar de ser facilmente acessível não é fácil encontra-lo se não conhecer a região. Este local é muito usado pelos amantes Canyoning. Se for mais afoito atreva-se a subir um pouco o curso do rio (atenção, não é fácil) e deixe-se deliciar pela beleza natural.
    • Cascatas

O Concelho é banhado pela Albufeira de Castelo de Bode, pelo que pode, genéricamente, passear por todo ele e usufruir das suas margens e de uma beleza natural muito própria. Há muitos pontos recônditos, para aqueles que gostam de usufruir da natureza em toda a sua plenitude. Há, aqui e ali, nas margens da Albufeira, pequenas aldeias que se destacam pela sua beleza e onde encontra praias fluviais e pontos de apoio / restauração.

  • Fernandaires - Albufeira de Castelo de Bode, Aldeia, Praia Fluvial
  • Zaboeira - Albufeira de Castelo de Bode, Aldeia, Praia Fluvial
  • Marginal à Albufeira de Castelo de Bode: Entre Fernadaires e Zaboeira há uma estrada que serpenteia as serras e permite acompanhar o percurso da albufeira entre estes dois pontos. Destacam-se vários miradouros neste percurso e uma enorme beleza natural.

Coma[editar]

O nosso país tem uma gastronomia muito rica e variada. Como não podia deixar de ser, a região centro e em particular Vila de Rei tem também as suas especialidades. A não perder numa visita a Vila de Rei:

Sopas[editar]

  • Sopa de peixe do rio
  • Qualquer outra sopa "rica". Esta região, historicamente pobre, baseava muito sua alimentação nos produtos hortícolas, em particular a couve. A sopa era muitas vezes a forma de sustento primária pelo que há alguma variedade de sopas espessas e consistentes, ricas em variedade de legumes.

Pratos[editar]

  • Maranho
  • Bucho recheado
  • Peixe do rio (Barbo, Achigan, Bordal) frito ou assado.
  • Cabrito no forno
  • Chanfana
  • Arroz de forno (com frango do campo)

Acompanhamentos[editar]

  • Grelos salteados
  • Batata assada e bem regada com azeite
  • Papas de (carolo) de milho - Estas papas têm longa tradição na região centro, embora também, com pouca divulgação na restauração local e muitas vezes mais associadas a outras regiões e países. Estas papas podem ser acompanhado por torresmos, carne de suíno ou sardinhas assadas.
  • Salada de Almeirão (Ainda pouco valorizado e divulgado dificilmente encontrará esta especialidade num restaurante). O Almeirão é um vegetal muito resistente às agruras do tempo. Tem igualmente um paladar agre na sua génese. Os naturais da região, gente que aprendeu a viver com o pouco que conseguiam tirar da terra, aprenderam a usa-lo com mestria fazendo uma salada miudinha (cortada tipo caldo verde) bem regada com azeite e opcionalmente misturada com batata esmagada.

Sobremesas[editar]

  • Tigelada
  • Arroz doce
  • Filhós

Queijos[editar]

  • Queijo fresco de cabra
  • Queijo seco (cura ou meia cura)

Mel[editar]

  • A região, rica em plantas silvestres, produz um mel de grande qualiadde. Facilmente encontrará produtores locais disponíveis para vender o seu mel.

Restaurantes a não perder[editar]

  • Albergaria D. Diniz - Indiscutivelmente um dos melhores locais para se comer em Vila de Rei. O preço não é dos mais acessíveis, mas não dará por perdido o tempo e o investimento. Toda a confecção de pratos regionais é de grande qualidade.
  • Cobra, O - O restaurante "O Cobra" é um dos mais antigos em Vila de Rei. Recentemente remodelado oferece hoje o melhor de um restaurante moderno, mantendo ainda alguns traços do espaço original. Uma das especialidades, muito próprias deste restaurante, e que o celebrizaram, é o "Bacalhau à Cobra".
  • Paraíso do Zêzere - Situado numa pequena aldeia, a Zaboeira, é sem dúvida um local que vai querer visitar. Os preços não são excessivos e as doses são muito simpáticas. Pode encontrar aqui toda a gastronomia regional e muito em particular o peixe do rio. Destaca-se neste âmbito a sopa de peixe. Este restaurante, à beira da albufeira, tem uma vista privilegiada. Caso seja Verão aproveite para usufruir da zona balnear e da piscina, na albufeira, que a C.M. instalou.

Beber e sair[editar]

  • Vilarregense Bar - O Vilaregense bar é um espaço muito agradável recentemente remodelado. Encontra-se no centro histórico de Vila de Rei. É sobretudo frequentado por jovens da região que começam a aparecer a partir das 23h. Caso prefira alguma tranquilidade, uma bebida e algo para trincar sugere-se que o visite antes desta hora. Caso queira conhecer jovens locais e pretenda maior animação as 23h são a hora ideal para aparecer. Regra geral este bar encontra-se apenas aberto aos fins de semana e vésperas de feriado. Em Agosto está aberto todo o mês.

Durma[editar]

  • Abrigo - Alojamento em espaço rural Numa pitoresca aldeia de Vila de Rei, Trutas, encontra este simpático espaço de alojamento. Pode ainda encontrar nesta aldeia as tradições e os ritmos de outrora. Este sitio encontra-se a cerca de 5 min. da Albufeira de Castelo de Bode. Os proprietários, um casal simpático que resolveu fixar-se em Vila de Rei, são profundos conhecedores da região e têm sempre boas dicas para passeios e visitas. O Abrigo, por se encontrar a cerca de 15 min (automovel). de Água Formosa, faz parte da rede de alojamentos das Aldeias de Xisto
  • Albergaria D. Diniz - Um espaço simpático, com cerca de 15 quartos, em Vila de Rei. Possui um espaço de restauração de grande qualidade onde pode descobrir os sabores da região.