Tokelau

Da Wikitravel
Polinésia : Tokelau
Nukunonu.jpg
Localização
LocationTokelau.png
Bandeira
Tl-flag.png
Informações Básicas
Capital Cada atol tem seu próprio centro administrativo
Governo Território sob administração da Nova Zelândia
Moeda Dólar da Nova Zelândia (NZD)
Área 10 km2
População 1.431 (est. julho 2002)
Idioma Tokelauano, inglês
Religião Maioria congregacionalista
Eletricidade 240V/50Hz
Código telefônico +690
Internet TLD .tk
Fuso horário UTC +14

Tokelau é um agrupamento de atóis na Polinésia, no meio-caminho entre o Havaí e a Nova Zelândia, que o administra.

Regiões[editar]

Tl-map.png
  • Atafu
  • Nukunonu
  • Fakaofo

Entenda[editar]

Tokelau[1] tem uma grande população de imigrantes da polinésios de grupos de ilhas vizinhas. Tokelau é um pequeno território no meio do pacifico sul com um total de três ilhas: Atafu, Nukunonu e Fakaofo. Cada ilha possui uma lagoa rodeada de corais. A base do desenvolvimento econômico de Tokelau depende do turismo e necessita de bastante ajuda da Nova Zelândia. As maiores vendas que conseguem em Tokelau são o artesanato, cartões postais e Suvenir.

Tokelau estava no lado leste da Linha Internacional de Data, até que se juntou com Samoa e saltou 30 de dezembro de 2011 e saltou à meia-noite do UTC -11 a UTC 14 e 29 dezembro - 31 dezembro.

Clima[editar]

O clima de Tokelau é o Tropical, as ilhas recebem ventos alísios de abril a novembro. A temperatura média é de vinte e oito graus anualmente e recebe chuvas irregulares e pesadas, as chuvas em Tokelau pode ser de até 80 milímetros em um dia a qualquer hora.

Tokelau é na borda norte do cinturão de furacões principal, mas às vezes as tempestades tropicais varrer entre novembro e março.

Chegar[editar]

De avião[editar]

Tokelau não tem aeroportos. É possível aterrisar no meio dos lagos com aeronaves anfíbias.

De barco[editar]

Tokelau não tem nenhum porto; só é possível ancorar ao largo dos atóis. Um navio chega ao território duas vezes por mês, vindo de Apia. Sujeito a mudanças e muitas vezes inoperante. Estrangeiros são os últimos na prioridade de embarque.

Circular[editar]

De carro[editar]

As pessoas em Tokelau andam pelas ilhas em carros ou motos, você pode procurar e anúncios para comprar um carros ou moto. Se você conseguir trazer um Bug em algum barco você pode andar com ele pelas praias.

A pé[editar]

Você pode andar tranquilamente por qualquer arquipélago do País pois é impossível se perder, pois as ilhas tem formato de U, não tem muitas montanhas para subir e as ilhas não são muito largas .A ao longo das ilhas algumas vilas em que você pode visitar.

De barco[editar]

Nukunonu Lagoa com um barco de passeio a direita

Caso chegue em Tokelau com seu barco é bem melhor, você pode ficar rodando pelos lagos e até mergulhar para ver os corais(procure lugares em que se alugue tanques de ar para mergulhar), caso queira se aventurar em mar aberto você pode ir de uma ilha a outra.

Veja[editar]

Gannets marrom
  • Tribos Indígenas. Você pode sair para ver as tribos indígenas do local e apreciar a culinária deles e as danças que eles fazem a noite  editar
  • Lagos, Atafu,Nukunonu,Fakaofo (no centro de cada atol). nade, mergulhe ou só aprecie a beleza dos lagos em Tokelau  editar
  • Pássaros. Em Tokelau exite 29 especie de aves e você pode vê-las nas praias ou nas árvores  editar

Faça[editar]

  • Mergulhe nos lagos, Atafu,Nukunonu,Fakaofo (o centro de cada atol). Nadar, mergulhe ou só aprecie a beleza dos lagos em Tokelau.  editar
  • Andar de barco. Você pode procurar alguém que leve você de um atol a outro ou você pode so circular pelos lagos..  editar
  • Jogar futebol. Uma tribo indígena em Tokelau faz um evento de futebol e caso você pesa para treinar ou jogar um pouquinho com eles, talvez eles deixe..  editar

Fale[editar]

O tokelauano é uma língua polinésia falada pelos habitantes locais, mas eles também podem entender o inglês.

Compre[editar]

Caso queira comprar algo em Tokelau, o dinheiro usado é o dólar da Nova Zelândia.

Coma[editar]

  • Luana Liki Hotel. É o único lugar público em Nukunonu que tem para beber e comer.  editar

Beba e saia[editar]

A idade permitida é de 18 anos, você pode encontrar bebidas em lojas ou no Luana Liki Hotel.

Durma[editar]

  • Fale Fa Resort, Nukunonu.  editar
  • Luana Liki Hotel, Nukunonu. É o único hotel em Tokelau  editar
  • Feliti Lopa, Atafu.  editar

Aprenda[editar]

A educação em Tokelau são para crianças entre 5 e 18 anos e é grátis e livre. Cada atol tem uma escola primaria e uma secundária e o sistema de educação é semelhante ao da Nova Zelândia.

As escolas têm níveis ou classes de funcionamento de Educação Infantil (ECE) até à 11 º ano. No 11 º ano, os alunos são obrigados a fazer um exame nacional. Este exame é utilizado para determinar quais os estudantes continuarão os estudos no Ano 12 sob o regime de bolsas Tokelau. Os estudantes aprovados tem início do ano 12 e 13 com estudos em Samoa.

Trabalhe[editar]

Há uma pagina no site de Tokelau[2] em que mostra as vagas de emprego disponíveis.

Segurança[editar]

Tokelau situa-se na rota de tufões do Pacífico.

Saúde[editar]

Cada atol tem um hospital. Mais de 96% da população tem acesso à água potável e apenas 70% tem acesso a instalações sanitárias adequadas. Os indicadores de saúde são boas e há o acesso universal aos cuidados de saúde.

Respeite[editar]

Mantenha contato[editar]

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas

outros sites