Tocantins

Da Wikitravel
Norte : Tocantins

Tocantins é um estado da Região Norte do Brasil

Índice

Mesorregiões[editar]

mesorregiões do Tocantins

Esta é uma lista de mesorregiões do estado do Tocantins, as duas mesorregiões tocantinenses são:

Cidades[editar]

Outros destinos[editar]

Entenda[editar]

Localização de Tocantins no Brasil

Ocupa uma área de 277 620 km², pouco maior que o Equador, Burkina Faso e Nova Zelândia. Sua capital é a cidade planejada de Palmas. Na bandeira nacional e no selo nacional do Brasil, o Tocantins é representado pela estrela Adhara. A economia se baseia no comércio, na agricultura (arroz, milho, feijão, soja, melancia), na pecuária e em criações.

A história do estado é recente. A área que hoje é conhecida como o Estado do Tocantins, era o norte do Estado de Goiás. Somente a luta pelo desmembramento de Goiás que é antiga, remonta ao século XIX. Com a marcha para o oeste e a construção de Goiânia, em 1933, e Brasília, em 1960, o sul de Goiás desenvolveu-se rapidamente. Porém, a região norte de Goiás, hoje Tocantins, era "esquecida", fato este que alavancou os movimentos separatistas.

A discussão se arrastou por décadas de repressão do Governo de Goiás e Governo Federal aos movimentos separatistas. Somente após o fim da Ditadura Militar no Brasil e a promulgação da Constituição da República Federativa do Brasl, em 1988, que o Estado do Tocantins finalmente fora criado.

O novo estado precisava, então, de uma nova capital. Eis então a construção da terceira cidade planejada do Centro-Oeste brasileiro: Palmas. Depois de Goiânia e Brasília, Palmas surgiu com o propósito de desenvolver o Centro-Norte do Brasil.

Chegar[editar]

  • As principais rodovias federais do Tocantins são a BR-153 e a BR-226, que juntas formam o eixo viário da Rodovia Belém-Brasília. As demais são a BR-010, a BR-230 (Rodovia Transamazônica), a BR-235 e a BR-242. Estas últimas rodovias, com a exceção da BR-230, ainda possuem muitos trechos sem pavimentação ou até mesmo incompletos.
A BR-153 (também conhecida como Rodovia Belém-Brasília) é a principal rodovia do estado.
  • Dentre as rodovias estaduais, destacam-se a TO-050, TO-070, TO-255, TO-080, TO-010, TO-445, TO-342, TO-280, TO-040 (trecho entre Almas e a divisa com a Bahia), TO-374, TO-348, TO-336, TO-335, TO-222, além da TO-164.
  • O Tocantins possui três aeroportos servidos por vôos regulares, sendo eles o Aeroporto de Palmas, o Aeroporto de Araguaína e o Aeroporto de Gurupi. Todos os demais aeroportos do estado são servidos apenas por empresas de táxi aéreo.
  • A Ferrovia Norte-Sul (ou EF-151) está em processo de construção, enquanto que a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (ou EF-334) ainda está em fase de planejamento no trecho que passará pelo estado.
  • As principais hidrovias do estado são as hidrovias do Rio Tocantins e do Rio Araguaia.

Compre[editar]

  • Comidas da culinária local
  • Objetos artesanais

Coma[editar]

A culinária tocantinense recebe grande influência das culinárias goiana, mineira, paulista e maranhense. Como os rios Araguaia e Tocantins são dois dos rios mais piscosos do Brasil, não é de se estranhar que as receitas de peixe são destaque na culinária do Tocantins.

Os principais pratos típicos do Tocantins são:

  • Peixe no Leite
  • Peixada
  • Peixe na folha de bananeira
  • Arroz Maria Isabel (risoto com carne de sol)
  • Paella do Tocantins (risoto com calabresa, galinha caipira e pequi)

Beber e sair[editar]

Como é comum no Brasil inteiro, os licores de frutas regionais são destaque entre as bebidas do Tocantins. Não falta variedade para todos os tipos de gostos.

Na capital Palmas, há certa variedade de bares e casas noturnas, o que torna o cenário noturno bastante interessante. ‎

Durma[editar]

Muito comuns no Brasil Central, os hotéis-fazenda são bastante procurados pelos turistas, principalmente os hotéis da região do Parque Estadual do Jalapão e do Parque Nacional do Araguaia.

Na capital Palmas, há alguns hotéis executivos.

Aprenda[editar]

Universidades[editar]

  • Universidade Federal do Tocantins [1] - Possui campi em Palmas, Araguaína, Arraias, Gurupi, Miracema, Porto Nacional e Tocantinópolis. Além dos cursos de graduação e pós-graduação, disponibiliza cursos de curta duração para a comunidade em geral e turistas.

Segurança[editar]

  • 1 - Busque sempre informações sobre o destino com outras pessoas que já visitaram o local. Procure se inteirar sobre as áreas mais seguras da cidade e as que demandam mais atenção;
  • 2 - Se o hotel em que estiver hospedado contar com serviço de cofre no quarto, utilize-o para guardar valores, documentos e joias. Para sair às ruas, leve apenas um documento de identificação (RG, passaporte etc.) e evite portar valores altos em dinheiro;
  • 3 - Evite trocar dinheiro nas ruas. Procure sempre casas de câmbio confiáveis;
  • 4 - Em caso de transporte, como táxis e vans, só utilize os serviços oficiais. Evite pegar táxis e vans clandestinas. O mesmo se aplica a guias. Se necessitar dos serviços de um guia turístico, procure os conveniados à prefeitura;
  • 5 - Não deixe objetos sobre a mesa em bares e restaurantes. A maioria dos casos de furtos de carteiras e celulares acontece neste contexto;
  • 6 - Se viajar em grupo, permaneça com seu grupo. Se viajar sozinho, evite andar por locais desertos.

[2]

Mantenha contato[editar]

Por telefone[editar]

O Código do País é 55.

O Código de Área é 63.

Em 2005, os números de telefone foram convertidos de 7 para 8 dígitos, normalmente adicionando-se o número 3 no início dos telefones. Dessa forma, números antes escritos como 224-0000 tornaram-se 3224-0000. Portanto, se você encontrar um número de 7 dígitos, acrescente o número 3 ao discar. Os telefones públicos são geridos pela Oi, antiga Brasil Telecom. A maioria dos telefones fixos são Oi.

Pelo correio[editar]

Assim como em todo Brasil, o serviço postal é excelente. Todos os municípios goianos possuem uma agência dos Correios.

Pela web[editar]

Todo o estado possui cobertura de internet banda-larga. Algumas cidades possuem pontos com internet sem fio grátis (Wi-fi).

Partir[editar]

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas

outros sites