Timor Leste

Da Wikitravel
Ásia : Sudeste Asiático : Timor Leste
noframe
Localização
noframe
Bandeira
Tt-flag.png
Informações Básicas
Capital Dili
Governo República parlamentarista
Moeda Dólar americano (USD)
Área 15.007 km2
População 924.642 (2004)
Idioma Português e tétum (oficiais), indonésio e 37 línguas nativas
Religião Católicos romanos 90%
Eletricidade 220V/50Hz
Código telefônico 670
Internet TLD .tp
Fuso horário UTC+9

O Timor Leste [1] (Tétum: Timór Lorosa’e) é um país do Sudeste Asiático.

Índice

Regiões[editar]

Cidades[editar]

  • Dili - Capital
  • Baucau
  • Ermera
  • Maliana

Outros destinos[editar]

Mapa do Timor Leste

Entenda[editar]

O Timor Leste é o mais novo país do mundo, tornando-se independente de Portugal em 25 de novembro de 1975 mas sendo somente reconhecido em 20 de maio de 2002 pela comunidade internacional.

Durante este período o país foi invadido por tropas militares da Indonésia que promoveram um verdadeiro massacre da população timorense.

O atual primeiro-ministro, José Alexandre Xanana Gusmão, foi um dos principais integrantes da FRETILIN - Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente, principal grupo timorense de resistência a invasão do território pela Indonésia.

Chegar[editar]

Vistos - ver Departamento de Migração de Timor-Leste

De avião[editar]

  • Da Indonésia saem vôos diários pela companhia Merpati [2] do Aeroporto Internacional de Denpasar (DPS), na Ilha de Bali. Os bilhetes só se conseguem comprar em Bali ou em Dili. Não se vendem pela internet.
  • Da Austrália existem vôos diários partindo de Darwin (DWR) pela companhia AirNorth [3].
  • De Singapura saem 2 vôos semanais (actualmente às terças e sábados) pela companhia SilkAir (embora a reserva deva ser feita através da empresa Austasia ou junto de alguns operadores da área)

Todos os vôos possuem como destino o Aeroporto Internacional Nicolau Lobato, em Dili (DIL).

De barco[editar]

Não há barcos de passageiros para Timor.

Ocasionalmente alguns paquetes australianos faziam uma paragem em Dili. Isto não tem acontecido desde a crise de 2006.

Circular[editar]

As estradas em Timor estão em muito mau estado, apesar de algumas melhorias feitas nos últimos anos. As estradas são estreitas para dois carros e os condutores não respeitam as regras de segurança. Raramente conduzem na sua faixa de rodagem e fora de Dili conduzem depressa demais para as estradas que têm. O país é muito montanhoso, muitas das estradas têm curvas e contra-curvas apertadas. Na época das chuvas (Novembro a Fevereiro) pode ser perigoso viajar por causa do risco de derrocada e estradas cortadas. Não se recomenda que se viaje sozinho.

De avião[editar]

Não há vôos dentro de Timor.

De barco[editar]

Existe apenas um ferry que liga Dili à ilha de Ataúro e ao enclave Oe-cussi uma vez por semana.

De carro[editar]

Grande oferta de taxis. 1,00 USD por viagem dentro da cidade de Dili, embora para algumas zonas da cidade o preço possa ser mais elevado. Do aeroporto para o centro de Dili podem cobrar até 10,00 USD. O estado e condições de segurança dos taxis são muito maus, no entanto a velocidade média de circulação dos mesmos é de 20Km/h.

Pode alugar carro por cerca de 70USD por dia.

Existem viagens diárias de autocarro para as capitais dos distritos. O estado de conservação dos autocarros e das estradas não é bom. Estes autocarros são pitorescos e costumam ir repletos, transportando inclusive pessoas nos tejadilhos.

De comboio/trem[editar]

O país não possui sistemas férreos em seu território.

Fale[editar]

O Português e o Tetum são os idiomas oficiais do Timor Leste. Entretanto, apenas um número entre 5 e 25% da população é fluente em português.

Tanto o inglês quanto o bahasa indonésio são considerados idiomas de negócios. Além destes, existem vários dialetos falados nas várias regiões da ilha sendo a maioria variantes dos dois idiomas oficiais.

Compre[editar]

  • Tais
  • Olaria
  • Cestos

Em Timor há pouco que comprar e com o elevado número de internacionais aviver em Dili actualmente, a oferta é essencialmente de produtos feitos na Indonésia. Não existe uma grande variedade de artesanato.

Em Dili o melhor local para comprar tais é o "mercado dos tais". No entanto para comprar os melhores e autênticos tais o melhor é passear pelo interior do país.

Coma[editar]

Grande oferta de restaurantes com gastronomia local e dos países da da zona: Australia, Indonesia, Filipinas,Tailândia. O preço de uma refeição oscila entre USD 10,00 e 15,00.

Beba e saia[editar]

Durma[editar]

Arranjar locais aceitávies onde ficar não é fácil. A oferta é grande em Dili, mas devido ao elevado número de internacionais que aí vivem, a procura ainda é maior. Os preços são muito elevados para a qualidade oferecida. Fora de Dili é difícil arranjar hoteis, embora se consigam encontrar alguns locais com as condições mínimas para dormir.

Hotéis recomendados em Dili: Os melhores:

  • Hotel Timor
  • Discovery Hotel
  • Hotel Esplanada

Aceitáveis:

  • City Café Hotel
  • Hotel Turismo
  • Hotel Dili

Outros hoteís em Timor:

  • Pousada de Baucau (Bastante boa)
  • Pousada de Maubisse (Muito básica)
  • Hotel Roberto Carlos em Los Palos (Aceitável)

Aprenda[editar]

Trabalhe[editar]

Segurança[editar]

O Timor Leste não é um lugar que pode ser chamado de 100% seguro devido as várias instabilidades políticas ainda existentes no país que faz necessária a presença de tropas da ONU dentro do território. Entretanto, após o reconhecimento da independência em 2002, as batalhas urbanas foram reduzidas e a segurança se tornou mais visível.

Saúde[editar]

Além do Hospital A Clinica da Embaixada de Portugal está acessível a todos os cidadãos da União Europeia.

Respeite[editar]

Mantenha contato[editar]

  • Departamento de Migração de Timor-Leste [4]
  • Turismo de Timor-Leste website [5]
  • Ministério dos Negócios Estrangeiros [6]

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas

outros sites