Tavira

Da Wikitravel
Ponte sobre o rio Gilão em Tavira.

Tavira é uma cidade portuguesa do Algarve. Atravessada pelo rio Gilão é uma das mais monumentais cidades de Portugal, com as suas 37 igrejas.

Entenda[editar]

História[editar]

A cidade foi fundada no ano de 1890 a.C. com o nome de Talábriga. Durante a ocupação árabe, converteu-se, juntamente com Faro e Silves, numa das mais importantes cidades do Algarve.

Conquistada pelo exército cristão em 1242, foi doada a Ordem de Santiago dois anos depois. Concedeu-se o Foral à vila em 1266 por Afonso III. Em 1520 por ordem do rei D. Manuel foi elevada a cidade.

Durante o século XVII é considerada uma das principais cidades do Algarve, embora os sinais de decadência comecem a aparecer. A actividade do seu porto reduziu e a cidade perdeu importância como ponto estratégico e económico.

Actualmente a cidade prospera graças ao impulso económico que o sector turístico recebeu desde os anos 60 em todo o Algarve.

Clima[editar]

Tavira tem um clima suave, com Verões quentes e Invernos húmidos, havendo mais chuva nos meses de Novembro e Dezembro.

Chegar[editar]

Circule[editar]

Veja[editar]

Igreja de Santa Maria do Castelo.
  • Castelo de Tavira - De origem muçulmana e reconstruído após a Reconquista, do castelo resta apenas alguns troços de muralha. De cima das muralhas tem-se as melhores vistas da cidade.
  • Igreja da Misericórdia (Rua da Galeria) - Considerada o melhor exemplar de arqiuitectura renascentista no Algarve, tem um interior de três naves, separadas por arcos assentes em colunas. O retábulo é de talha dourada do século XVIII.
  • Igreja de Santa Maria do Castelo (Alto de Santa Maria) - Situa-se no interior do castelo. Construída após a Reconquista e reconstruída após o terramoto de 1775, da primitiva igreja gótica resta apenas o pórtico e a janela geminada.
  • Ponte sobre o rio Gilão (Avenida 5 de Outubro) - É a mais conhecida ponte de Tavira. Data de cerca do século XVI ou XVII.
  • Praça da República - A zona mais central da cidade, onde se encontram os Paços do Concelho.

Faça[editar]

  • Praia do Barril - Praia perto de Tavira, junto à aldeia de Pedras de El-Rei. Pode ser acedida atrvés de um pequeno comboio que em poucos minuto o leva ao areal. Na praia podem-se ver caranguejos Boca Cava-Terra e Perna-Longas.

Compre[editar]

Coma[editar]

  • A Ver Tavira (Lugar da Calçada, Galeria 13 Tavira; tel.: (+351) 281 381 363) - Com belas vistas sobre o rio Gilão e sobre a cidade, servem tapas, petiscos e menus de degustação.

Beber e sair[editar]

Durma[editar]

Na Cidade[editar]

Nos arredores[editar]

  • Vilacampina, Sítio da Campina, Luz de Tavira, (+351) 281 961 242 (, fax: (+351) 281 961 249), [3].  editar
  • Cabanas Park Resort, Cabanas de Tavira – Sitio do Canadá (Cabanas de Tavira), (+351) 281 320 000 (, fax: +351 281 320 001), [4]. Todos os apartamentos têm TV e cozinha equipada, bem como amplas varandas. O Restaurante Cabanas Park, coloca à sua disposição, uma variedade de iguarias do mar e da serra.  editar

Partir[editar]

Perto da cidade, a Reserva Natural do Sapal de Castro Marim é uma vasta zona húmida com cerca de 2000 ha. É formada por salinas, vastos sapais salgados e esteiros. A área protegida abrange também zonas secas agrícolas e as encostas da serra. Com boas condições de nidificação, o sapal é uma paragem anual para milhares de aves. Também os peixes, moluscos e crustáceos existem com abundância.

Do castelo na vila de Castro Marim, têm-se magníficas paisagens do sapal e do Guadiana. Para além do castelo, o forte de São Sebastião e as igrejas de Santo António, São Sebastião e de Nossa Senhora dos Mártires são também monumentos importantes da vila.

Com a sua baixa pombalina, Vila Real de Santo António é também muito visitada, devida ao seu centro histórico e à sua marina.

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas