Sul Baiano

Da Wikitravel
Brasil : Nordeste : Bahia : Sul Baiano
Este artigo ou secção não está de acordo com nosso manual de estilo e precisa ser editado. Por favor mergulhe fundo, dê-lhe um pouco de sua atenção e ajude-o a melhorar!

O Baixo Sul da Bahia é uma região antiga, existente desde a época da colonização no Brasil. Possui uma riqueza de cenários, muitos ainda em excelente estado de conservação. Começou a ser ocupado em meados do século XVI e abastecia de alimentos a recém-fundada cidade da Bahia (Salvador). Como testemunha dessa era tem-se o Convento de Cairu, considerado um marco da arquitetura franciscana, erguido entre 1551 e 1642, e o Complexo Defensivo de Morro de São Paulo, construído para evitar o perigo de novas invasões, depois da ocupação holandesa em Salvador (1634-1635).

Recortado por ilhas, estuários e baías profundas, pequenas enseadas e braços de mar que avançam terra adentro, coberto por densa vegetação, rios de águas limpas, cachoeiras, manguezais, restingas, coqueiros, etc., o Baixo Sul da Bahia é uma das regiões de maior diversidade ambiental e paisagística do planeta, onde encontra-se a maior parte dos remanescentes de Mata Atlântica do estado.

A região compreende onze municípios: Valença, Presidente Tancredo Neves, Cairu, Taperoá, Nilo Peçanha, Piraí do Norte, Ibirapitanga, Ituberá, Igrapiúna, Camamu e Maraú, os quais, na sua maioria, têm na agricultura sua grande força econômica.

As condições climáticas regionais permitem grande diversificação da produção agrícola, como cacau, palmito, seringueira (látex), guaraná, cravo-da-índia, piaçava, dendê, mandioca e pimenta-do-reino, entre outros produtos.

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas