Sul (Goiás)

Da Wikitravel
Goiás : Sul

O Sul é a região mais próspera, extensa e diversificada - tanto economicamente quanto turisticamente - do estado de Goiás. Os grandes pólos de interesse turístico são a região de Caldas Novas, com suas estâncias hidrotermais, e inúmeros ótimos pontos de pesca que se apresentam por toda a sua extensa hidrografia, dominada pelo Rio Paranaíba, afluente do Paraná. Há duas outras cidades a destacar, Jataí e Lagoa Santa, onde há mais fontes termais.

Regiões[editar]

Cidades[editar]

Outros destinos[editar]

Entenda[editar]

Chegar[editar]

De carro[editar]

Todos os grandes corredores rodoviários entre o Distrito Federal e a Região Sudeste passam por aqui, e cidades desenvolvidas como Rio Verde e Catalão são entroncamentos muito bem estruturados, com muitos postos e serviços.

Circule[editar]

Veja[editar]

Faça[editar]

Fale[editar]

Compre[editar]

Coma[editar]

Aqui é terra da pecuária e churrascaria é o que não falta. Nas cidades mais turísticas, especialmente Caldas Novas e Rio Quente, talvez você encontre sushi, mas não conte com isto.

Beber e sair[editar]

Durma[editar]

Aprenda[editar]

Segurança[editar]

A Polícia Militar do Estado de Goiás e a Polícia Civil do Estado de Goiás está presente em todo o estado. A Polícia Federal possui unidades em Goiânia, Jataí, Itumbiara e Luziânia.

  • No Carnaval de Caldas Novas, esbórnia forte, é muito fácil perder a linha, dar vexame. Tente não perder seu foco.

Saúde[editar]

Respeite[editar]

Mantenha contato[editar]

Por telefone[editar]

O Código do País é 55.

Os Códigos de Área são 61, 62 e 64.

Em 2005, os números de telefone foram convertidos de 7 para 8 dígitos, normalmente adicionando-se o número 3 no início dos telefones. Dessa forma, números antes escritos como 224-0000 tornaram-se 3224-0000. Portanto, se você encontrar um número de 7 dígitos, acrescente o número 3 ao discar. Os telefones públicos são geridos pela Oi, antiga Brasil Telecom. A maioria dos telefones fixos são Oi.

Pelo correio[editar]

Assim como em todo Brasil, o serviço postal é excelente. Todos os municípios goianos possuem uma agência dos Correios.

Pela web[editar]

Todo o estado possui cobertura de internet banda-larga. Algumas cidades possuem pontos com internet sem fio grátis (Wi-fi).

Partir[editar]

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas