Sucre

Da Wikitravel

Sucre é uma cidade do departamento de Chuquisaca e a capital administrativa oficial da Bolívia. Conhecida como "La Ciudad Blanca", é considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Vista da Iglesia San Francisco.

Chegar[editar]

  • De trem, de Potosí, no Buscarril, com apenas 26 assentos de primeira (compra antecipada necessária). O trem chega à localidade de El Tejar, a 3 km da cidade. Às 4ªs, 5ªs e sábados, partindo às 8h de Potosí e chegando em Sucre às 14h. 171 km. Bs. 25.
  • De ônibus, de Potosí, diariamente, várias saídas, 3 horas de viagem, tarifa Bs. 20 + Bs. 2 de taxa de embarque; de La Paz, diariamente, 14 horas de viagem, tarifa US$15; de Cochabamba, diariamente, 12 horas de viagem, tarifa US$10.

Circule[editar]

Veja[editar]

Declaração da Independência da Bolívia, assinada em 1825.
  • Mirador de la Recoleta.  editar As ruas Calvo, Grau e Dalence chegam até o mirante da Recoleta. Lá em cima, você pode tomar um café e aproveitar a vista da cidade sentado em uma das cadeiras disponibilizadas pelo Café Mirador. Há também uma feira de artesanatos. E, já que você andou até aqui, aproveite para visitar o Museo de Arte Indigena.
  • Museo de Arte Indigena, Cl. San Alberto 413, [1]. Segunda-sexta 8:00-12:00 e 14:30-18:00; sábado 9:30-12:00. Bs. 25.  editar Esse museu apresenta aspectos das culturas jalq'a e tarabuco, principalmente sua arte têxtil, sua música e suas danças festivas. O museu faz parte do projeto ASUR (Fundación Antropólogos del Surandino), que busca resgatar a arte têxtil entre os indígenas dessas culturas. As peças retratam figuras da natureza bem como algumas criaturas monstruosas. Além da exposição de peças fabricadas a partir desse projeto, o museu também conta com um acervo de peças milenares e até mesmo alguns crânios de eras pré-incaicas, artificialmente deformados. Dentro da lojinha, além das peças à venda, é possível presenciar alguém operando um tear manual.
  • Casa de la Libertad, Aniceto Arce (Central Plaza), +591 4 6454200. 15 Bs, +10 Bs para tirar fotos.  editar Museu dedicado à história da independência do país. Localizado em um antigo convento, abriga a capela em que foi declarada a Independência da Bolívia em 25 de Maio de 1825. Algumas das principais atrações são a Bandeira de Belgrano (a primeira bandeira de independência da América, e que mais tarde inspirou a bandeira da Argentina), a roupa manchada de sangue utilizada pelo Marechal Sucre durante um motim em 1828 e uma escultura de 4 toneladas do rosto de Simon Bolívar.

Faça[editar]

Escorregador do Parque Bolívar.
  • Parque Bolívar - Calle Pilinco - O Parque Bolívar possui réplicas do Arco do Triunfo e da Torre Eiffel. Enquanto casais namoram nos bancos da praça, você pode jogar metegol (pebolim), comer uma tucumana (pastel doce recheado com frango) ou subir a Torre Eiffel (saiba que ela balança bastante). Ao lado do parque, há uma área dedicada às crianças cuja temática são os dinossauros que deixaram suas pegadas fossilizadas na região de Sucre. O parque está sempre cheio de crianças mas, independentemente da sua idade, você pode descer no escorregador que fica nas costas de um dos dinossauros do parque.

Coma[editar]

  • Salteñaria El Patio - Calle San Alberto, 18 - Experimente as deliciosas salteñas El Patio. Há duas opções de recheio: frango e carne. Os bolivianos costumam comê-las entre o café-da-manhã e o almoço. A Salteñaria El Patio fecha ao meio dia. Você pode comprar para viagem ou então comer no pátio interno, que é bastante agradável em dias de sol.
  • Chorizo Las 7 Lunares - dentro do Mercado Central (cruzamento da Junin com a San Alberto) - A 7 Lunares vende seu tradicional chorizo (pão com linguiça e salada) há mais de cem anos. Na rua Aniceto Arce, do lado de fora do Mercado Central, há outra loja que se também chama 7 Lunares. Mas a loja tradicional fica do lado de dentro do mercado, embaixo de uma das escadarias.

Beber e sair[editar]

Compre[editar]

Durma[editar]

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas

outros sites