Sintra

Da Wikitravel
Palácio da Pena

Sintra é uma cidade de Portugal.

Chegar[editar]

  • De carro, pela autoestrada A16
  • De comboio/trem, a partir de Lisboa, estação Rossio. Passagem ida e volta 3,50€ mais 0,50€ pelo bilhete, que pode ser o mesmo usado por 24h em Lisboa, desde que não haja créditos. Partidas a cada 15 min., viagem com duração de 30 min. Não se esqueça de validar o bilhete antes de entrar nos carros.
  • O passeio de um dia, a partir de Lisboa, é suficiente para se fazer tudo de mais importante.

Circule[editar]

Da estação, chega-se a pé ao centro histórico, numa caminhada de 10 min. Há também uma linha de ônibus, mas demora muito para passar um.

Há uma linha de autocarro/ônibus que faz o circuito turístico da cidade. Vale a pena, pois os morros são de matar! Linha do circuito turístico do Pena, ida e volta, por 4,60€.

Os mais ousados podem fazer o circuito de charrete.

Veja[editar]

Ruínas do Castelo Mouro
  • O Centro Histórico é apenas o começo do passeio. Ali há muitas lojas de artesanato, velharias (como chamam as antiguidades), doces, restaurantes etc. Veja o prédio da prefeitura, o casario, a praça principal e as ruelas e escadinhas no entorno.
Palácio da Quinta da Regaleira
  • Palácio da Pena, o principal ponto turístico da cidade e uma das sete maravilhas de Portugal. Foi construído por D. Fernando a partir de 1836, com uma grande mistura de estilos, prevalecendo o neomanuelino, com detalhes góticos, renascentistas e da cultura islâmica. Vá de ônibus, linha turística, 4,60€. A entrada no Castelo custa 9€, mas ainda é preciso subir muito morro a partir da bilheteria. Há uma outra linha de ônibus lá dentro, por 2€ ida e volta.
  • Castelo dos Mouros. Fica próximo do Pena. A mesma linha turística acima dá direito à parada nessa fortificação medieval. Entrada, outros 5€.
  • Quinta da Regaleira. Um dos lugares mais intrigantes de Portugal. Trata-se de um palácio com um jardim imenso, onde a imaginação do seu construtor, o arquiteto italiano Luigi Manini criou ambientes enigmáticos que chamam a atenção pela beleza e peculiaridade. Há lagos, cavernas, fontes, portas secretas, além dos famosos poços "Iniciático" e "imperfeito". Ótimo para meditar e transcender. Entrada 7€.
  • Parque de Monserrate, 4 km. do Centro, passando pela Regaleira. 5€.
  • Convento dos Capuchos. 5€

Atenção: Há um bilhete combinado para 4 parques (Pena, Mouros, Capuchos e Monserrate), por 17€. Detalhes no site [1].

Faça[editar]

  • Passeio no eléctrico/bonde de Sintra, entre a Vila e a Praia das Maçãs. São 13 km em 45 min. De sexta a domingo, com 9 saídas diárias. Volta a funcionar a partir de maio/2011. 1€. Atenção: isso não é o comboio turístico, um bondinho sobre pneus cheio de turistas que parte do Centro Histórico.

Compre[editar]

  • Queijadas da Sapa, a queijada mais tradicional da região, funcionando desde 1756. Nome sugestivo. Fica na rua que liga a estação ao Centro Histórico.
  • Piriquita, loja de doces no centro. Prove o travesseiro, uma exclusividade da casa.
  • Quinquilharias, nas lojinhas do centro histórico.

Coma[editar]

Na praça do centro histórico e arredores há vários restaurantes turísticos. Há muitas doceiras também.

Beber e sair[editar]

Durma[editar]

Partir[editar]

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas

outros sites