Sergipe

Da Wikitravel
Nordeste : Sergipe

Sergipe[1] é o menor estado brasileiro e um dos estados da região Nordeste do Brasil

Regiões[editar]

  • Grande Aracaju
  • Alto Sertão
  • Baixo São Francisco
  • Centro Sul
  • Agreste Central
  • Leste
  • Médio Sertão
  • Sul

Cidades[editar]

Chegar[editar]

Aracaju é a porta de entrada para Sergipe. Devido à sua pequena extensão territorial, quem chega ao estado pode se hospedar em Aracaju e, num mesmo dia, partindo da capital, conhecer as atrações do interior.

De avião[editar]

Existem voos diretos de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife e Maceió. O aeroporto fica a 5 minutos da orla da Atalaia.

De carro[editar]

  • De Salvador (325 km ao sul) você vem pela ótima Linha Verde, cujo trecho sergipano foi recentemente asfaltado; você só precisa pegar a famigerada BR 101 em Estância, 65 km antes de Aracaju.
  • De Maceió (280 km ao norte), você vai enfrentar a BR 101 o tempo todo -- a não ser que venha pela estrada estadual litorânea, que em Sergipe começa em Santana do São Francisco e vai até o Posto da Polícia Rodoviária Federal em São Francisco, pegue a balsa para Neópolis em Penedo, e só então entre para a BR 101.

De ônibus[editar]

As empresas com saídas das principais capitais do país para Aracaju:

  • São Geraldo [2], tel. 0800-704-3496
  • Itapemirim [3], tel. 0800-723-2121
  • Guanabara [4], tel. 85 4005-1992
  • Bomfim [5], tel. Aracaju - (79) 3211-2210 | Salvador - (71) 3351-5660 Fale Conosco: 0300 789 8844

Festas[editar]

  • Pré-Caju
  • São João

Outros destinos[editar]

Pirambu - Localizada a 75 km da capital, no Litoral Norte, Pirambu alia a diversidade da natureza dos ecossistemas costeiros à beleza das praias. É nesse município que se encontra o Projeto Tamar, criado nos anos 80 com o objetivo de preservar as tartarugas marinhas.

Foz do Rio São Francisco - Ainda seguindo para o litoral norte, um belo passeio até a foz do São Francisco, encanta os visitantes. Saindo de catamarã do município de Brejo Grande, a 137 km de Aracaju, o turista se encantará com a paisagem no entorno das águas do São Francisco que impressiona pela extensão de quase 2800 km. Conhecer o local onde ele deságua é uma vigem marcante. Durante o passeio é possível avistar o farol do Cabeço, antigo povoado submerso pelas águas do mar, uma Área de Proteção Ambiental, APA – Litoral Norte. Essa iniciativa se deve à riqueza e, ao mesmo tempo, à fragilidade ambiental, principalmente em função da intervenção humana, o que exige alto grau de consciência ecológica e social por parte do turismo e do poder público local.

Serra de Itabaiana e Parque dos Falcões - Ao dirigir-se para o Sertão é possível visitar o Parque Nacional da Serra de Itabaiana, no município de Itabaiana, a 56 km da capital, que reúne ecossistemas de Mata Atlântica e de Caatinga, além de rica reserva hídrica com cachoeiras que favorecem o ecoturismo. Ainda em Itabaiana fica também o Parque dos Falcões, único local autorizado para a criação de aves de rapina. Seu fundador, José Percilho, possui um relação de amor e carinho com as aves que cria e recupera: falcões, gaviões, carcarás, corujas e etc. Trilhas, banhos de cachoeira, contato com animais selvagens, são algumas das experiências que o município de Itabaiana pode proporcionar aos seus visitantes.

Rota do Sertão - Partindo em direção ao noroeste, a aproximadamente 126 km da capital, adentramos o sertão sergipano. O caminho propõe muitas descobertas, uma delas está no município de Nossa Senhora da Glória, considerada a Capital do Sertão sergipano. Quem passa por aqui não pode deixar de visitar o museu a céu aberto no Sítio Sóarte, onde as obras do artesão Véio encantam pela criatividade e humor, e o Memorial do Sertão que fica situado na cidade.

Roteiro do Cangaço - No município de Poço Redondo, penúltima cidade sergipana, a 184 km de Aracaju, nas margens da estrada está o pequeno Centro de Artesanato, onde é possível além de apreciar e adquirir peças do artesanato sergipano, conhecer a produção em madeira do grande artesão da região, o Mestre Tonho. Nessa cidade, também fica localizada a Grota de Angicos, onde em 1938, o lendário Lampião e sua companheira Maria Bonita e mais nove cangaceiros, foram capturados e morreram numa emboscada. Para chegar até o local, é necessário seguir pela trilha de Angicos, que permite ao visitante manter um contato com os ecossistemas da caatinga. A outra opção para chegar ao local, é pegar o catamarã que parte de Canindé de São Francisco seguindo pelo rio São Francisco, até chegar à grota. Quem tiver disposição poderá subir até o Mirante Secular e apreciar a bela paisagem lá de cima. O Mirante foi construído no século XIX como espécie de farol para orientar os barcos a vapor que se arriscavam no Rio São Francisco.

Cânion de Xingó - Localizada a 216,5 km de Aracaju, em Canindé de São Francisco, o visitante conhecerá de perto o complexo da monumental Usina Hidrelétrica de Xingó, o imperdível Museu de Arqueologia do Xingó – MAX, e para os amantes do turismo ecológico, vale um passeio à Fazenda Mundo Novo, o Parque Temático da Caatinga. A trilha que leva ao Vale dos Mestres e possibilita o conhecimento da flora local como faxeiro, xique-xique, mandacaru, bromélias além da visita a sítios arqueológicos. O passeio de catamarã ou escuna pelo Cânion de Xingó, fecha com chave de ouro a rota turística, tornando-se um passeio inesquecível. O trajeto é feito nas águas represadas da Usina Hidrelétrica de Xingó, e o contraste entre os imensos paredões de pedra e as belas águas espelhadas do Rio São Francisco impressionam o visitante. O Cânion do Xingó é considerado o quinto maior cânion navegável do mundo. No final do passeio o turista ainda pode dar um gostoso mergulho num dos lugares mais bonitos do Estado, conhecido como Paraíso do Talhado. Além do mergulho é possível fazer um breve passeio de canoa até a Gruta do Talhado.

São Cristóvão - A cidade fica localizada a 25 km de Aracaju foi fundada em 1590 e é considerada a quarta cidade mais antiga do Brasil. Com acesso fácil e rápido saindo da capital, pode-se visitar aquela que foi a primeira capital da então Província de Sergipe Del Rei. Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan – preserva um conjunto arquitetônico colonial que encanta pela harmonia e é um verdadeiro mergulho no passado.

Laranjeiras - Situada a 20 km ao norte de Aracaju, está a cidade de Laranjeiras, reconhecida também como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, pelo Iphan. Surgiu com a ocupação do Vale do Cotinguiba, região marcada pelo grande número de engenhos e o plantio da cana-de-açúcar, e desde sua origem contou com a presença dos padres jesuítas que construíram, em 1701, a Igreja e a Casa do Retiro, sua primeira residência. Na época, tornou-se um importante centro comercial onde foi criada a primeira alfândega de Sergipe e um porto fluvial de intensa movimentação. A cidade atingiu seu maior esplendor no século XIX. A riqueza gerada com a indústria açucareira permitiu o surgimento de uma importante arquitetura de igrejas e sobrados o que lhe confere o título de Museu a Céu Aberto. Gabinetes de leitura, clubes de teatro, colégios e jornais atestaram a intensa vida cultural da próspera Laranjeiras, lhe concedeu o título de Atenas Sergipana.

Praia da Caueira - A 29 km em diireção ao sul do estado, encontra-se o município de Itaporanga D’Ajuda. A praia mais famosa por lá é a Caueira, com seus coqueiros, lagoas e dunas de cerca de 20 metros de altura, a região dispõe de casa de veraneio e pousadas à beira mar.

Praias do Abaís e Saco - Um pouco mais distante, a 68 km, fica a cidade de Estância, que já foi conhecida como a Cidade Jardins. O município oferece ótimas oportunidades ao turismo ecológico com rios e quedas d’água, manguezais, lagoas e suas belíssimas praias. A Praia do Saco é considerada uma das mais bonitas de Sergipe e um dos locais mais badalados do litoral. É uma enseada de 5 km de extensão, que possui dunas suntuosas e grande vegetação de coqueiros. O mar é verde e calmo. Tem também a Praia de Abaís, com 20 km de extensão de águas mornas, areia branca. A infra-estrutura turística é bem consolidada, e possui pousadas, hotéis, campings e restaurantes.

Fale[editar]

Os operadores do turismo em Sergipe não são fluentes em outras línguas, mas se esforçam para se comunicar em inglês e espanhol. Os sergipanos são simpáticos e acolhedores, sempre dispostos a bem orientar quando abordados nas ruas, porém, em sua imensa maioria, desconhecem línguas estrangeiras. É aconselhável o uso de guias de conversação em português.

Compre[editar]

Beber e sair[editar]

Durma[editar]

Este artigo ou secção não está de acordo com nosso manual de estilo e precisa ser editado. Por favor mergulhe fundo, dê-lhe um pouco de sua atenção e ajude-o a melhorar!

Hotel Pousada do Sol - R Engenheiro Francisco Manoel da Costa, 43, Atalaia, Aracaju

Jatobá Hotel - Av Santos Dumont, 478, Atalaia, Aracaju

Hotel Pousada Panorâmica - R Napoleão Dórea, 59, Atalaia, Aracaju

Hotel Íbis - Av Adélia Franco, 2719, Grageru, Aracaju

Hotel Algas Marinhas - Av Santos Dumont, 690, Atalaia, Aracaju

Pousada Terra do Sol - Av Poeta Mário Jorge Menezes Vieira, 1722, Atalaia, Aracaju

Hotel Jangadeiro - R Santa Luzia, 269, Centro, Aracaju

Hotel Parque dos Coqueiros - R Francisco Rabelo Leite Neto, 1075, Atalaia, Aracaju

Del Canto Hotel - R Alferes José Pedro de Brito, 67, Farolândia, Aracaju

Celi Hotel Aracaju - Av Oceânica, 500, Atalaia, Aracaju

Real Classic Hotel - Av Oceânica, Atalaia, Aracaju

Nascimento Praia Hotel - Pç Santos Dumont, 1813, Atalaia, Aracaju

Hotel D'Burgues - R Delmiro Gouveia, Coroa Meio, Aracaju

Solemio Hotel - R Poeta Mário Jorge Menezes Vieira, 1890, Atalaia, Aracaju

Simas Praia Hotel - Av Santos Dumont 285, Atalaia, Aracaju

Anjara Praia Hotel - Av Desembargador João Bosco de A Lima, 1210, Atalaia, Aracaju

Quality Hotel Aracaju - R Delmiro Gouveia, 100, Coroa Meio, Aracaju

Aruana Eco Resort - Rod Presidente José Sarney, 1000, Mosqueiro, Aracaju

Hotel Praia & Mar - Av Santos Dumont, 433, Atalaia, Aracaju

Mercure Hotel Del Mar - Av Santos Dumont, 1500, Atalaia, Aracaju

Sandrin Praia Hotel - R Jornalista Paulo Costa, 15, Atalaia, Aracaju

Hotel da Costa - Av Santos Dumont, 1807, Atalaia, Aracaju

Radisson Hotel Aracaju - R Doutor Bezerra de Menezes, 40, Coroa Meio, Aracaju

Aquários Praia Hotel - Av Santos Dumont, 1378, Atalaia, Aracaju

Starfish Resort Ilha de Santa Luzia - Sítio Tingui, 1, Centro, Barra dos Coqueiros

Xingó Parque Hotel - Rod. SE 206, S/N, Serra do Chapéu de Couro, Canindé do São Francisco

Aprenda[editar]

Segurança[editar]

Saúde[editar]

Respeite[editar]

Mantenha contato[editar]

Partir[editar]

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas

outros sites