Santos

Da Wikitravel

Santos é uma cidade litorânea do Estado de São Paulo, a 72 km da capital e com mais de 400.000 habitantes. Seu porto, o maior da América Latina, lhe confere um ar cosmopolita. É a cidade que dá origem à Baixada Santista. Tem ótimas praias e é um grande ponto turístico do país. Tem estrutura para grandes eventos com um Centro de Convenções em perfeito estado, muitos hotéis e ótimos restaurantes.

Entenda[editar]

Santos é uma das primeiras cidades do Brasil e tem muita história. Antes da chegada dos portugueses à Ilha de São Vicente, era habitada por índios tupis e em 1546 Brás Cubas funda a Vila do Porto de Santos; entretanto, apenas em 1839 Santos se torna cidade. Em 1889 foi atingida pela peste negra por causa da falta de saneamento básico e então a partir daquele ano até 1914 realizou-se um grande plano de saneamento básico: os Canais de Santos, cortando toda a cidade, foram projetados por Saturnino de Brito e hoje são referência e fazem parte do turismo da cidade. Hoje em dia, Santos é uma das mais importantes cidades brasileiras, moderna e urbanizada, tem um bom padrão de vida para os níveis do país, apesar do seu visível empobrecimento nas últimas décadas.

Chegar[editar]

De avião[editar]

Mapa Rodoviário da Baixada Santista e Litoral Sul de São Paulo

Não há aeroportos na cidade. Existem projetos de transformar a Base Aérea, localizada em Vicente de Carvalho, município de Guarujá, no Aeroporto Civil Metropolitano.

O aeroporto mais próximo em operação é o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, o qual dista cerca de 70 km do centro de Santos.

De navio[editar]

  • Terminal Marítimo de Passageiros do Concais, avenida Cândido Gafreé, s/n.º - Armazém 25 Interno do Porto de Santos, tel. 13 3226-5600. Recebe cruzeiros nacionais e internacionais, com capacidade para 22 mil passageiros por dia (temporada 2006/2007). O site da Concais traz também datas e horários de chegadas e saídas dos navios de passageiros, dentre outras informações.
  • A cidade tem linhas regulares de barco entre o Centro e o distrito de Vicente de Carvalho e entre a Ponta da Praia e o Guarujá.

De comboio/trem[editar]

As duas linhas de trem de passageiros que conectavam a Capital e o interior paulista à cidade foram suprimidas, sendo atualmente utilizadas apenas para o transporte de cargas. Os projetos de reintrodução de uma linha de trem com finalidade turística na Serra do Mar, entre a capital e o litoral, não alcançaria o município, mas se estenderia a Praia Grande e Peruíbe, no Litoral Sul.

A partir de São Paulo, as viagens de ônibus têm início no Terminal Rodoviário do Jabaquara, num trajeto de uma hora, aproximadamente. Considerando as três companhias que fazem o percurso, as saídas são praticamente ininterruptas. (R$ 15)

  • Cometa, tel. 11 5012-0210
  • Rápido Brasil, tel. 11 5011-4201
  • Ultra, tel. 11 5012-1126

De carro[editar]

  • As opções para descer a serra de carro a partir de São Paulo são duas: a Rodovia Anchieta (usada também por ônibus e caminhões, inclusive bi-trens) e a Rodovia dos Imigrantes (exclusiva para veículos de passeio, na descida). São consideradas as melhores estradas da América Latina, com excelente nível de conservação e também as com pedágios mais caros do país (R$ 20,10), pagos apenas para a descida (motos não pagam) [1]. Aliás muito caro esse pedágio!
  • A partir do interior de São Paulo, também há duas opções: o Rodoanel Mário Covas (para as regiões norte e oeste do estado) e Complexo Viário Jacu-Pêssego (para o Vale do Paraíba e Rio de Janeiro).
  • Vindo do Guarujá, o caminho mais curto é via Ferry-Boat, sistema de balsas que realizam a travessia de automóveis e pedestres de uma margem a outra do Porto de Santos (do bairro Santa Rosa, no Guarujá, até a Ponta da Praia, em Santos, e vice-versa). A tarifa, paga apenas por quem atravessa no sentido Guarujá-Santos, é de R$ 7,10.
  • A Rodovia Cônego Domênico Rangoni (ex-Piaçagüera) liga o Guarujá, Bertioga e Litoral Norte à Rodovia Anchieta, que chega bem perto do centro da cidade.

Circular[editar]

Os ônibus municipais da cidade são referencia no Brasil. São modernos, confortáveis, espaçosos, estrutura para deficientes. O preço das passagens é de R$3,00.

De barco[editar]

Não é possível locomover-se pela cidade de Santos de barco, pois não há nenhum rio que corte a cidade e os canais não são navegaveis, porém há passeios de escunas e barcos para serem alugados onde pode-se circular pela Baía de Santos ou pelo Canal do Porto.

De carro[editar]

Andar de carro na cidade de Santos é uma ótima escolha, apesar do tráfego intenso, nas principais avenidas, principamente entre às 5 e 7 horas da tarde, devido ao aumento do volume de carros, na maioria de pessoas que saem do trabalho. As avenidas da praia oferecem maravilhosas vistas para o mar.

De bicicleta[editar]

Andar de bicicleta é, sem dúvida, uma ótima opção, já que Santos é uma cidade plana e repleta de ciclovias. A cidade dispõe de sistema de bicicletas público com estações em diversos pontos, em toda orla e alguns bairros. O sistema exige um cadastro (http://www.bikesantos.com/) com cartão de crédito (R$ 10,00 dado como garantia de uso). Viagens de até 30 minutos e com intervalos de 15 minutos são gratuitas.

Veja[editar]

  • Porto, o maior porto do país anda mantém o cheiro, o tráfego e algum glamour.
  • Estádio da Vila Belmiro, o Estádio do Santos Futebol Clube: pode-se visitar o Memorial das Conquistas e a Sala de Troféus do time, além de entrar no gramado e nos vestiários. Anda bem-conservado.
  • Jardim da Praia, um dos mais lindos do país, foi planejado no começo do século passado e é um jardim de orla com mais de 6 km de extensão.
  • Orquidário, foi um dos projetos do mesmo paisagista dos jardins da praia e abriga uma grande variedade de flora e fauna do país.
  • Museu de Pesca: tem um esqueleto de baleia enorme e aquários e fica em frente à praia.
  • Aquário Municipal, recentemente reformado, é lindo, com muitas espécies de peixes e outros animais marinhos, até mesmo pingüins! Vale a pena, para qualquer idade.
  • Prédios da orla e suas absurdas inclinações. A melhor visão desses edifícios que parecem querer cair um sobre o outro é a partir da areia da praia.
  • Santuário Santo Antônio do Valongo, fundado em 1640. Centro, junto à estaçao Valongo.
  • Centro de Cultura Patrícia Galvão, Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias.
  • Fortaleza da Barra, acesso por barco a partir da Ponte Edgard Perdigão, na avenida Saldanha da Gama, na Ponta da Praia. Travessia: R$ 1,50. Diariamente, das 9h às 17h, com agendamento para grupos pelo tel. 13 3205-5555, ramal 617.
  • Museu do Mar, rua República do Equador, 81, tel. 13 3261-4808. Diariamente das 9h às 18h.
  • Pantheon dos Andradas, Praça Barão do Rio Branco, s/nº, Centro, tel. 13 3221-8595. Mausoléu dedicado ao santista José Bonifácio, o Patriarca da Independência. Entrada franca.

Faça[editar]

  • Visite o alto do Monte Serrat, de onde se tem uma ótima vista da região central da cidade, do porto, do estuário e das praias. Pode-se subir a pé ou de funicular [2] (diariamente, das 8h às 20h, R$ 15,50 ida-e-volta).
  • Faça um passeio no bonde turístico: um percurso do século 19, por diversos pontos históricos do centro da cidade, por R$5,00.
  • Tome um café na Casa do Café, estabelecida num prédio centenário no Porto de Santos, ou ainda na Bolsa do Café, situada na rua XV de Novembro, onde também está instalado o Museu do Café.
  • Apesar de localizada na cidade vizinha de São Vicente, a Ilha Porchat proporciona uma excelente vista da baía de Santos.
  • Passeio de escuna, com saídas da Ponte Edgard Perdigão, na Avenida Saldanha da Gama, na Ponta da Praia, perto dos clubes de regatas da cidade.
  • Ecoturismo: são diversos passeios possíveis, como visita à Estância Diana, trilha ao Mirante do Caetê, e os Caminhos de Jurubatuba, na área continental da cidade. Informações pelo telefone 0800-177-3887.
  • Mergulho na Laje de Santos, situada a 45 km da costa, no Parque Estadual Marinho, oferece excelente visibilidade. Acesso por barcos particulares.

Eventos[editar]

26 de Janeiro - Dia da fundação da cidade

Atividades[editar]

Aprenda[editar]

Santos é reconhecida pelo grande número de universidades e universitários. Atualmente há apenas uma universidade pública na cidade, a UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), porém a rede privada é de boa qualidade.

Trabalhe[editar]

A cidade concentra a maior parte dos empregos no porto (e seus serviços atrelados), comércio e turismo. Atual sede da PETROBRAS para exploração do pré-sal, recebe diversos investimentos nessa cadeia produtiva.

Compre[editar]

  • Santos tem quatro grandes shoppings, bairros comerciais e centros de compras:
    • O Parque Balneário, o primeiro grande shopping da cidade, tem um hotel tradicional, o Parque Balneário, além de um ótimo restaurante, o Gonzabar;
    • O Miramar fica no bairro mais rico de Santos, o Gonzaga, com grandes lojas, entretenimento e dois hotéis (Mendes Plaza Hotel e Panorama Hotel);
    • O Shopping Praiamar conta com onze salas de cinema;
    • Patio Iporanga possui algumas lanchonetes, salas de cinema e diversas lojas. Por ser o mais novo centro de compras, é o mais moderno.
    • No Gonzaga há lojas muitas de rua, das mais caras até as mais baratas;
    • Na parte comercial do Centro da Cidade, encontram-se lojas populares.

Coma[editar]

Econômico[editar]

  • Café Carioca, Praça Visconde de Mauá, 1, Centro, tel. 13 3219-6318. O melhor pastel da cidade, a partir de R$ 2,50.

Médio[editar]

  • Mar Del Plata, av. Saldanha da Gama, 137, tel. 13 3261-4253. Frutos do mar.
  • Bar Biruta, R. Pindorama, 28, Bar E Lanches.

Esbanje[editar]

  • Vista ao Mar, Av. Bartolomeu de Gusmão, 68, Embaré, tel. 13 3236-9469. Paella Valenciana.
  • Churrascaria Tertulha, Av. Bartolomeu de Gusmão, 187, Ponta da Praia 13 3261-1641

Beba e saia[editar]

  • Café Teatro Rolidei, Av. Pinheiro Machado, 48 - 3º Piso - Vila Mathias. Um lugar incrível que integra atores e frequentadores. Sexta e Sábados, às 22h. Idade Mínima: Livre. Entrada: R$10,00 Informações: 13 8111-6373 / 13 8112-2160 - Morgana [3]
  • Chop Santista , av. Vicente de Carvalho, 54, tel. 13 3284-5428
  • Casa Santa Marta - Gastronomia , Av. Washington Luís, 500 - Gonzaga. Todos os dias das 6h às 0h. Lanches, Bufet Café da Manhã, Chá da Tarde, Sopas e Antepastos. Compras de gêneros alimentícios nacionais e importados. Tel. 13 3286-1500 [4]

Durma[editar]

Econômico[editar]

Médio[editar]

  • Plaza Hotel, av. Floriano Peixoto, 42, tel. 13 3208-6400 [5]
  • Atlântico Inn, rua Jorge Tibiriçá, 4, tel. 13 3289-4700 [6]
  • IBIS , Av. Vicente de Carvalho, 50, tel. 13 2127-1660 [7]
  • Mercure , Av Washington Luiz, 565, tel. 133036-1013 [8]
  • Panorama, rua Euclides da Cunha, 15, tel. 13 3208-6400
  • Atlântico Hotel, av. Presidente Wilson, 1, tel. 13 3289-4500
  • Avenida Palace, av. Presidente Wilson, 10, tel. 13 3289-3555
  • Ritz, av. Marechal Deodoro, 24, tel. 13 3284-1171
  • Fenícia, av. Presidente Wilson, 184, tel. 13 3237-1955

Esbanje[editar]

  • Parque Balneário, av. Ana Costa, 555, tel. 13 3289-5700

Mantenha contato[editar]

  • O DDD de Santos é (13).

Segurança[editar]

  • A cidade conta com boa segurança, principalmente na alta temporada, na qual o efetivo da Polícia Militar é reforçado. Há ainda certo efetivo de Guardas Municipais, que fazem proteção ao patrimônio e cidadãos nos principais próprios públicos, sejam postos de saúde, escolas, teatros e pontos turísticos.
    • Polícia Militar - 190
    • Guarda Municipal - (13) 3219-2305
    • CET - Companhia de Engenharia de trafego emergências de trânsito - 0800-7719194

Saúde[editar]

Com boa infra-estrutura de saúde, a cidade é destaque no cuidado a diversas doenças como a AIDs. A maior parte dos bairros dispõem de unidades de saúde, conhecidas como policlínicas, mas há também diversos pronto-socorros públicos e privados.

  • Pronto Socorro Central (Público), Av. Cláudio Luiz da Costa n.º 280 – Jabaquara - Tel. 13 3228-1880
  • Pronto Socorro da Zona Noroeste (Público), Rua Agamenon Magalhães s/n.º– Jardim Castelo - Tel. 13 3209-8000
  • Pronto Socorro da Zona Leste (Público), Praça Visconde de Ouro Preto s/n.º – Macuco - Tel. 13 3273-5736 e 3273-9843
  • Hospital Ana Costa (Privado), Rua Pedro Américo, n° 60 - Campo Grande - Tel. 13 3228-9000
  • Hospital Ana Costa (Privado), Av. Bernadino de Campos, n° 47 - Vila Belmiro - Tel. 13 2102-3434
  • Santa Casa de Misericórdia de Santos (Privado), Av. Cláudio Luiz da Costa n.º 50 – Jabaquara - Tel. 13 3234-9890

Cotidiano[editar]

Seus principais jornais são A Tribuna, o tablóide Expresso Popular e o Diário do Litoral, com edições diárias.

É muito comum no cotidiano do morador local informar como ponto de referencia os canais da cidade, porém não usam seus nomes, mas números, então não se perca:

  • Canal 1 - Av Sen. Pinheiro Machado
  • Canal 2 - Av Dr. Bernadino de Campos
  • Entre os canais 2 e 3 - Av. Ana Costa
  • Canal 3 - Av Washington Luiz
  • Entre os canais 3 e 4 - Av. Cons. Nébias
  • Canal 4 - Av. Siqueira Campos
  • Canal 5 - Av. Oswaldo Cóchrane
  • Canal 6 - Av. Cel. Joaquim Montenegro
  • Canal 7 - Av. Gen. San Martin/Av. Antonio Guenaga

Partir[editar]

Rotas por Santos
São VicenteCubatão  S noframe N  BertiogaUbatuba

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas

outros sites