Santa Cruz (departamento, Bolívia)

Da Wikitravel

Santa Cruz é um departamento da Bolívia, que faz divisa com os estados brasileiros de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia.

Cidades[editar]

Outros destinos[editar]

  • Samaipata[1], próxima à capital do departamento, é rocha talhada de origem pré-incaica, com mais de 200m de comprimento por 60m de largura, ainda indecifrada. Na região há ainda várias cavernas pintadas e uma depressão conhecida por El Hueco, cuja função ainda não foi compreendida pelos arqueólogos. O local é tombado Patrimônio Cultural da Humanidade, pela UNESCO.
  • La Chiquitanía, terras onde ocorreram missões jesuíticas, com destaque para a igreja do povoado de San José, feita em pedra.
  • Rio Yapacani, a 120 km de Santa Cruz, é ideal para navegar e desfrutar das praias.
  • Parque Nacional Amboró, próximo às cidades de Warnes, Montero, Portachuelo e Buena Vista, com flora e fauna endêmicas.
  • Parque Noel Kempff Mercado
  • Pantanal

Entenda[editar]

Os grupos étnicos formadores da população são diversos, sendo principais os Guarayos, Chiquitanos, Ayoreos, Izoseños e Tupi– Guaranis. Há também muitos migrantes andinos e brasileiros.

Chegar[editar]

De São Paulo, (Terminal Barra Funda), pela empresa La Preferida

Faça[editar]

  • Ecoturismo, em parques, reservas e rios, adequados à prática de canoagem e pesca esportiva. O lugar também é ponto de partida para safáris na Amazônia.

Coma[editar]

  • Majadito, mistura de arroz e charque, servido com ovo e plátano frito (banana). Pode ser "seco" (parecido com arroz de carreteiro) ou "batido" (mais molhado. Bem mais molhado).
  • Locro, espécie de canja à base de arroz e galinha.
  • Sopa de Mani, sopa de amendoim - salgada, é claro.
  • Cuñape, versão cruceña do pão de queijo.
  • Pacomuto, espetinho de carne. O popular churrasquinho.

Aprenda[editar]

Segurança[editar]

Saúde[editar]

Respeite[editar]

Mantenha contato[editar]

Partir[editar]

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas

outros sites