São Tomé e Príncipe

Da Wikitravel
África : África Central : São Tomé e Príncipe
noframe
Localização
noframe
Bandeira
Tp-flag.png
Informações Básicas
Capital São Tomé
Governo República
Moeda dobra (STD)
Área 1.000 km2
População 170.372 (est. Julho 2002)
Idioma Português (oficial)
Religião Cristãos em geral 80%
Eletricidade 220V/50Hz
Código telefônico +239
Internet TLD .st
Fuso horário UTC

São Tomé e Príncipe é um país da África.

Regiões[editar]

Cidades[editar]

Outros destinos[editar]

Ilhéu das Rolas

Este ilhéu encontra-se ao sul da ilha. A exploracao foi dada ao grupo Pestana que construiu um resort. Na ilha ainda habitam (2006) alguns nativos que se dedicam à pesca.

Actividades No resort existe uma piscina, possibilidade de jogar vólei de praia, futebol de praia, ténis de mesa e "snooker". Existe também algumas actividades em grupo coordenadas por animadores, actividades que resultam algo forçadas apesar da boa vontade dos animadores.

Interessante é dar uma volta à ilha pelos trilhos, descobrindo as pequenas praias afastadas do resort. Pode demorar algumas horas, dependendo da velocidade. Levar água e fruta ou algo para abrir cocos. O marco do equador encontra-se neste ilhéu, perto do centro do resort e bem assinalado.

Dormir e refeições

O preço por noite ronda os 150 euros, jantar e pequeno almoço incluido. Os alojamentos tipo "bungalow" tem acabamentos de luxo, se bem que uma rede mosquiteiro, por defeito só nos quartos mais caros. Há que pedir na reserva. Existe ar condicionado em todos os quartos. A energia vem de dois geradores a diesel, uma solução algo irresponsável em termos ecológicos nos dias de hoje. O ar condicionado é dispensável e a maior parte da energia poderia ser renovável.

Para portugueses que normalmente são mais exigentes nas refeições do que o resto dos europeus, aqui não irão ter qualquer problema. As refeições sao excelentes, com muita variedade e combinada com a a´gastronomia local.

Como chegar Apanhar o barco que parte do extremo sul da ilha numa baía, uns dois quilómetros antes de chegar à aldeia de Porto Alegre. Para chegar a esta baía, existem varias opções: no autocarro do resort do ilhéu; de 4x4 alugado; de táxi ou o mais barato partilhando uma carrinha com os locais para quem tem pouca bagagem.

Entenda[editar]

A língua oficial é o português então é bom entender esse idioma.

Chegar[editar]

Brasileiros precisam de visto para visitar o país.

De avião[editar]

Em Lisboa, a TAP possui um vôo direto para São Tomé. A TAAG conecta o país a Luanda, em Angola, e a Sal, em Cabo Verde. A partir do dia 18 de Agosto de 2008, a STP AIRWAYS tem um voo semanal de Lisboa para S. Tomé e volta, às segundas feiras, operado pela euroAtlantic Airways. Há vôos directos também a partir de Libreville. Recentemente foi inauguarado a linha para Nigeria com Air Nigeria.

De barco[editar]

Algumas vezes por semana tem barco São Tomé - Príncipe - São Tomé. Os barcos estão em pessimas condições e acontecem mesmo naufrágios.

Circular[editar]

De avião[editar]

A STP Airways opera vôos entre as duas ilhas.

De barco[editar]

De carro[editar]

Poucas são as estradas principais. E ainda não existe uma estrada circular que permita dar a volta completa à ilha de São Tomé.

Durante a estação das chuvas muitas estradas secundárias e mesmo algumas principais não revestidas são dificilmente praticáveis em condições normais. Viajar pode tornar-se num contratempo importante nesses períodos do ano.

O trânsito nos centros das cidades ou aldeias é relativamente sem risco, mesmo se há alguma inobservância do código da estrada em particular pelos táxis que podem parar a qualquer momento sem sinalizar. Mas porque o trânsito é pouco denso, circular lentamente é pois uma condição de segurança essencial, particularmente à noite com fraca visibilidade devido a fraca iluminação pública.

O condutor deve possuir uma Licença Internacional de Condução. Mas se dispuser de uma carta de condução portuguesa não é necessário.

A rede de postos de abastecimento de combustível cobre muito mal o país; por vezes estão em ruptura de aprovisionamento de gasolina ou gasóleo. Talvez seja útil transportar consigo um jerrycan de reserva. O preço por litro é sempre indicado, e não varia de lugar para lugar e nem mesmo de marca para marca. Uma pequena gorjeta em Dobras ou Euros será sempre recebida com agradecimento pelo empregado.

Nas aldeias é possível que pessoas lhe peçam uma boleia, pois os transportes públicos são insuficientes. Essa é uma maneira simpática de contactar com os habitantes.

Não terá dificuldades em se orientar pois a maioria das vias têm placas de indicação de direcções. Mesmo se dispôr de uma bússola e de um mapa de estradas é útil, as distância são tão curtas que não tem qualquer risco de se perder.

Quando circular de 4x4 tente circular devagar nas aldeias e perto das pessoas que caminham na estrada. O facto de circular com um Jeep já é arrogante o suficiente. Perto do Hotel Agosto Neto, a nova empresa Netu Service Rent-a-Car aluga carros.

Mapa de São Tomé e Príncipe

Uma maneira ainda mais simpática de contactar com os habitantes é viajar no mesmo tipo de transportes públicos. Toyotas Hiace de 9 lugares, transportam por vezes 15 pessoas e bagagem. Uma viagem pode custar entre 2 a 5 dobras.

De comboio/trem[editar]

Não há via férrea no país actualmente.

De bicicleta[editar]

É possivel alugar bicicletas de montanha na cidade de S.Tomé, no mercado em frente à Igreja, vários rapazes oferecem este serviço, duas bicicletas por uma semana custam menos de 100 euros (2006). Da cidade de S.Tomé até Santana pode demorar 45 minutos. De Santana até S.João pode demorar cerca de 3 a 4 horas.

De moto[editar]

É possivel alugar motos na cidade de S.Tomé, no mercado em frente à Igreja, os que rapazes oferecem este serviço tambem têm bicicletas. O preço deverá ser discutido no local. As motos costumam ter entre 125cc3 e 250cc3, japonesas de construção mais simples do que as existentes no mercado europeu. O estado de conservação nao é o melhor devido ao estado em que as estradas se encontram.

Fale[editar]

Português em todo o lado. O francês e o inglês são por vezes compreendidos. Existe um criolo de São Tomé com bastantes termos que o turista lusófono não terá problemas em compreender. No sul da ilha é o criolo que é mais falado. De qualquer forma o português é compreendido.

Compre[editar]

Negociar é a base, salvo nos casos de produtos em que o preço esteja afixado. O método mais habitual é de dividir por dois ou três o primeiro preço que o vendedor vos proponha; seguidamente a resposta é ainda negociável para terminar num preço aceitável pelas duas partes. Fique ciente que o preço depende muito da cara do cliente e da participação que este seja capaz de dar a este hábito cultural de negociar. O ideal é ter sempre notas de pequenos valores para evitar trocos que por vezes se fazem esperar.

O pagamento por cartão de crédito é apenas disponível no hotel Miramar. Sempre transformado em euros ou em dólares americanos] quando esta moeda era moeda mais forte. Nunca ao câmbio fixo oficial que muda com grande frequência.

Coma[editar]

Restaurante o Pirata, na saida de Sao Tomé em direcção a Santana. Restaurante é aberto, directamente em frente a uma extensa mas estreita praia. No mar em frente ao restaurante está um grande navio encalhado, é impossível não o ver. Os pratos sao muito bem confeccionados, doses bem servidas. Tem vinho português de qualidade. Os preços sao elevados para os locais, mas acessíveis para europeus. A decoração é moderna e ao mesmo tempo apropriada para o local, com algumas pinturas de artistas locais. Conclusão, merece uma passagem.

Beba e saia[editar]

Recuse em geral os cubos de gelo, mas peça gelado para ter uma bebida a baixa temperatura. Existe o Restaurante no parque popular, refeiçoes variadas e preços bem aceitaveis. Dona Tété , exelente peixe na brasa!!! Futuramente na marginal irá abrir um novo espaço que irá revolucionar toda a oferta existente...

Durma[editar]

Em S.João existe uma roça que vale a pena ficar durante um dia ou dois. Os quartos apesar de simples sao agradáveis. Um ponto negativo é a falta de agua canalizada na casa de banho (2006). As refeiçoes sao excepcionais tal como o serviço, uma refeição sem bebida custa à volta de 15 dobras. O gerente desta roça é um cozinheiro e apresentador de televisão conhecido em Portugal. Um novo hotel local de 3 estrelas na Cidade capital é o Hotel Agôsto Neto.

Aprenda[editar]

Trabalhe[editar]

Segurança[editar]

Não há praticamente casos de problemas e segurança com turistas.

Saúde[editar]

Praticamente todas as doenças tropicais das regiões equatoriais se encontram activas neste país à espera dos mais fracos ou dos menos prevenidos. Evite ficar doente pois o país tem uma fraca rede hospitalar; tenha pois um bom seguro de repatriação sanitária que aja em caso de problema grave.

Respeite[editar]

Mantenha contato[editar]

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas

outros sites