São Paulo/Mooca, Tatuapé e Anália Franco

Da Wikitravel
Sudeste : São Paulo (estado) : Grande São Paulo : São Paulo : Mooca, Tatuapé e Anália Franco

Mooca, Tatuapé e Anália Franco são bairros de São Paulo.

Índice

Entenda[editar]

Estes bairros estão localizados numa das regiões mais tradicionais da cidade, que caracterizam mais o povo e a história paulistana. É uma região de passado industrial e forte colonização italiana, notada inclusive pela pronúncia dos nativos - que é a pronuncia paulistana estereotipada. Certamente é uma das regiões mais familiares e "aconchegantes" de São Paulo e também a de perfil social mais democrático, onde existem desde as tradicionais vilas proletárias até alguns dos condomínios mais luxuosos da cidade. É conhecida na cidade por ser uma área habitada principalmente por "novos ricos" (ou "emergentes"), embora a maioria dos habitantes sejam na verdade de classe média.

Chegar[editar]

  • Estações Brás, Bresser-Mooca, Belém, Tatuapé e Carrâo da linha 3 - Vermelha
  • Estações Alto do Ipiranga, Sacomã, Tamanduateí e Vila Prudente da linha 2 - Verde
  • Estações Brás, Mooca, Ipiranga e Tamanduateí da linha 10 - Turquesa
  • Estações Brás e Tatuapé das linhas 11 - Coral e 12 - Safira
  • Ônibus que circulem pelas avenidas Radial Leste, da Mooca, Paes de Barros e Celso Garcia

Veja[editar]

Construções históricas[editar]

  • Hospedaria dos Imigrantes
  • Vila Maria Zélia
  • Casa do Tatuapé
  • Lar Anália Franco
  • Cotonifício Crespi (atualmente supermercado Extra)
  • Igreja de San Gennaro

Parques[editar]

  • Parque do Piqueri
  • Parque da Mooca
  • Parque Esportivo dos Trabalhadores (PET) - Uma área verde de 286 mil m², é o maior complexo esportivo da cidade de São Paulo, dispondo de vários equipamentos para a prática de esportes, incluindo dois campos de futebol e várias quadras poliesportivas, além da maior piscina de toda a América Latina, com capacidade de 5,5 milhões de litros d'água. Localizado na Rua Canuto Abreu, s/nº - Vila Regente Feijó, tel. 11 2671-8788.

Faça[editar]

Veja[editar]

  • Feira da Kantuta - Rua Pedro Vicente, altura do nº 600. Essa feira no bairro chamado Pari reúne a comunidade de bolivianos em SP, vendendo produtos típicos e pratos com receitas tradicionais da Bolívia. Destaque para as salteñas, deliciosas empanadas de carne ou frango, adocicadas e picantes.

Compre[editar]

  • Shopping Anália Franco, Avenida Regente Feijó, 1739, tel. 11 4003-4133. [1]
  • Shopping Capital, Avenida Paes de Barros, 2761
  • Shopping Metrô Tatuapé, Rua Melo Freire (Radial Leste), esquina com Rua Tuiuti, tel. 11 2092-9444.
  • Shopping Boulevard Tatuapé, Rua Catiguá, esquina com Rua Tuiuti, tel. 11 2092-9444.
  • Rua Itapura

Coma[editar]

  • Bracia Parrilla, Rua Azevedo Soares, 1008, [2]. Churrascaria, com carnes preparadas por parrilleros uruguaios e argentinos. Almoço, happy-hour e jantar.
  • Sol do Oriente, Rua Azevedo Soares, 679 - Alto do Tatuapé. Restaurante de comida vegetariana, mas também com opções para não-vegetarianos. Self-service.
  • Castelões, rua Jairo Góis, 126 , Brás, tel. 11 3229-0542. Pizzaria tradicional.
  • Pizzaria São Pedro, Rua Javari, 333, Mooca tel. 11 6291-8771. Eleita Por diversas vezes a melhor pizza de SP.
  • Cantina do Giggio, R. do Gasômetro, 254 Brás - (11) 3228-2045 tel. 11 6291-8771. Tradicional cantina italiana. Ambiente agradável e musica ao vivo no jantar.
  • Restaurante Don Carlini, R. Dona Ana Neri, 265 Mooca - (11) 3208-2024 tel. 11 2626-9547. Tradicional restaurante italiano e fábrica de massas artesanais. Sobrado construído na década de 50, ainda preserva suas características originais. Todas as Sextas Feiras promove o show Mooca Mia, que homenageia o bairro e conta um pouco da história da imigração italiana em São Paulo. [3]

Beber e sair[editar]

  • Black Steel Bar, Rua Coelho Lisboa, 398, tel. 11 2293-4960.
  • Magnolia Tatuapé, Rua Coelho Lisboa, 534, tel. 11 6191-3384.
  • Ricos bar tatuape Rua Coelho Lisboa n

Durma[editar]

  • Meliá Tryp Tatuapé - Rua Serra da Juréia, 351 - Alto do Tatuapé, Tel. 55 11 6942-4900, [4]. Recursos: TV a cabo, acesso à Internet, cofre, restaurante (internacional), piscina, sauna, sala de leitura, salão de ginástica.
  • Blue Tree Towers Anália Franco - Rua Eleonora Cintra, 960 - Anália Franco, Tel. 11 6672-7000, [5].

Mantenha contato[editar]

Partir[editar]

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas