São Francisco do Sul

Da Wikitravel
América : América do Sul : Brasil : Sul : Santa Catarina : Norte : São Francisco do Sul

São Francisco do Sul é uma cidade do Norte de Santa Catarina.

Entenda[editar]

Praia da Enseada

São Francisco do Sul, uma das cidades mais antigas do país, teve, como marco de fundação, a chegada dos franceses em 1504. O efetivo povoamento da região de São Francisco do Sul iniciou-se em 1658 - o povoado foi elevado à categoria de Vila em 1660 e, em 1665, à categoria de Paróquia.[1] Possui um centro histórico construído sob influência açoriana e praias para todos os gostos, desde a calma da Enseada à agitada Praia Grande (apropriada para o surf).

Chegar[editar]

De avião[editar]

As principais companhias aéreas brasileiras (Gol, TAM e Azul) voam para os aeroportos mais próximos: Afonso Pena (CWB), aproximadamente 180 km ao norte) e Navegantes (NVT), 96 km ao sul. O aeroporto de Joinville se localiza 60 km oeste e atende a vôos regionais e de/para São Paulo. A cidade também possui um aeródromo para pequenas aeronaves (pista de 1000 metros).

De barco[editar]

As coordenadas para os navegantes são as seguintes: • Latitude: 26º 14' 36" S • Longitude: 48º 38' 17" W

De comboio/trem[editar]

A Auto Viação Catarinense liga São Francisco do Sul (e Enseada) a Balneário Camboriú, Barra Velha, Curitiba, Itajaí, Joinville, Piçarras e São Nicolau. A Viação Verdes Mares faz o trajeto de Joinville a São Francisco do Sul e a Enseada.

De carro[editar]

Por Curitiba, você deverá sair pela BR-376, mais à frente, pegar a BR-101 em direção a Joinville - há dois pedágios entre Curitiba e Sâo Francisco do Sul.

Circular[editar]

Circule a pé pelas praias, pois assim pode aproveitar melhor a orla e ouvir o barulho do mar... entre praias próximas, pode-se ir caminhando (como as do norte, por exemplo), entre outras (Enseada ao Centro Histórico...), pegue ônibus urbano para o trajeto ou circule de carro.

Passeie pela Praia da Enseada, onde há ótimos lugares para banho e quadras para a prática de esportes (na época de veraneio, há também ali aulas de windsurf e saída para os passeios de barco). Vá em direção nordeste, você passará pelo BarraShopping, pela rodoviária, e chegará à ponta onde há o Terminal da Transpetro. À direita, há uma trilha que sobe o morro, até o mirante da Praia Grande. Em frente, outra trilha que dá acesso à "Praia da Petrobrás". Depois, retorne um pouco até o final da praia, entre um pouco na direção sul e siga até a "Prainha" [conhecida também como Praia da Saudade] - ali, em mar aberto, há mais ondas e, também, vistas mais bonitas. A infra-estrutura da Prainha é boa, contando com comércio, salva-vidas e chuveiros na orla.

Ainda na região nordeste, se você está passeando de carro, atente para o seguinte: na Enseada, Av. Atlântica, só vem da Praia da Petrobrás para a SC-301 - a Av. Santa Catarina, paralela, só vai da SC-301 (logo depois da ponte, à direita) para a ponta da Praia da Petrobrás. Paralelas a essas avenidas, as outras ruas possuem, em geral, nome de cidades brasileiras - perpendiculares a elas, as ruas possuem nomes de estados brasileiros. Em Itaguaçu, os nomes das ruas são de capitais do mundo, como Dublin, Roma e Moscou.

Veja[editar]

Centro Histórico
  • Centro Histórico, [2]. De influência açoriana, possui ruas estreitas e casas antigas, também um trapiche de onde pode se observar melhor a Baía da Babitonga e as várias ilhas que fazem parte dela. Nesse centro também se localiza o Museu Histórico da Cidade e o Museu Nacional do Mar.  editar
  • Museu Nacional do Mar, Rua Manoel Lourenço de Andrade, +55 (47) 3444-1868 ou +55 (47) 3444-2612 (), [3]. Terça à Sexta das 9:00 às 18:00 e Sábado e Domingo das 10:00 às 18:00. Foi criado em 1991 com o objetivo de valorizar a riqueza e a diversidade do patrimônio naval brasileiro. Localiza-se no Centro Histórico de São Francisco do Sul. Toda 2ª Segunda-feira do mês, o museu proporciona o Sarau Literário, onde artistas locais e visitantes se reúnem para cantar, tocar e recitar poesias.  editar
Porto de São Francisco do Sul
  • Porto de São Francisco do Sul, R. Eng. Leite Ribeiro, 782, (47) 3471-1270, [4]. Segunda a sexta das 07:30–11:00, 13:30–17:30 e sábado e domingo é fechado. Localizado a 215km da capital do estado, Florianópolis, sustenta boa parte da economia da cidade. É o 5º maior porto brasileiro em exportação de contêiner, possui um calado de acesso de 11 metros e quatro berços de atracação com profundidade entre 8 e 11 metros.  editar
  • Cariocas. Os apreciadores de história não podem deixar de visitar essas "bicas d'água" que abasteciam a antiga Vila de São Francisco. Antigamente, eram 5, agora, restam apenas 3: a da Rua Benjamim Constant, a da Rua Marcílio Dias e a da Rua Coronel Oliveira, que até hoje mantém sua construção original. As Água cristalinas ainda jorram pelas bicas e são consumidas tanto pela população local como pelos turistas.  editar
  • Sambaquis. Em certas partes da ilha (Enseada, Praia Grande, Linguado, Ribeira, Vila da Glória e Distrito do Saí) há resquícios da antiga ocupação indígena. Morros formados com conchas, guardam restos mortais e instrumentos utilizados pelos povoadores.  editar

Praias[editar]

  • Praia da Enseada - Com 3 km de extensão, é a mais movimentada do período de veraneio e a que oferece melhor infra-estrutura em termos de serviços e hospedagem. A praia tem forma de ferradura, faixa larga de areia fina e clara e um mirante a sua direita. Por ser, justamente, uma praia de enseada, o mar é bastante calmo, com as ondas quebrando só na beirada. Barcos saem para a Ilha da Paz, onde existe um barco encalhado que virou atração. Na praia é possível alugar pedalinhos e caiaques. Os passeios de escuna e de banana-boat também fazem sucesso.
Prainha
  • Praia da Saudade / Prainha - Também conhecida como Prainha, este é o grande ponto de surfe da Ilha, servindo de sede para os campeonatos da região. É nela que estão concentrados os bares mais badalados da alta temporada. Com formato de ferradura, é ladeada por dois costões. Em um deles está o mais importante sambaqui de São Francisco do Sul.
  • Praia do Ervino - Canto direito da Praia Grande, próximo ao Canal do Linguado. Área residencial com muitas casas de veraneio mas pouca infra-estrutura de serviços. Da praia pode-se ver algumas Ilhas. Boa para o surfe e para a pesca de arremesso, pois, é uma praia em mar aberto.
  • Praia Grande - A mais extensa praia de São Francisco do Sul é palco anual do maior campeonato de pesca de arremesso do sul do Brasil. Possui cerca de 25 quilômetros de extensão e é praticamente deserta, com formação de dunas ocasionais. O mar grosso, voltado para o oceano, espanta os banhistas e atrai surfistas, que se concentram no canto esquerdo da praia.
  • Praia do Molhe - No final da Enseada há praia formada entre os molhes do Terminal Marítimo da Petrobrás e o Morro da Enseada é bastante reservada. Para chegar a ela é necessário passar por um pequeno caminho que ladeia o Terminal. Pequena, com algumas rochas na areia, um costão recoberto de mata nativa e ondas fortes, é bastante procurada por praticantes de esportes náuticos, surfistas e pescadores de arremesso.
  • Ubatuba - A Praia de Ubatuba,distante l2 km do Centro Histórico Municipal, tem seu acesso através da SC 301, e encontra-se situada entre as praias de Itaguaçu e Enseada. Com suas águas límpidas e cristalinas livres de qualquer tipo de poluição, a Praia de Ubatuba, é muito procurada pelos veranistas em geral. A prática do volleyball de areia, é uma constante em seu dia á dia sendo que em todas as temporadas ocorrem torneios do mesmo, sendo igualmente procurada pelos adeptos do Surf. Outro aspecto importante desta praia, é a sua expressiva e bela arquitetura, que aliada as belezas da praia, tornam mágico aquele cantinho da Ilha Encantada de São Francisco.
  • Praia de Itaguaçu - A Praia de Itaguaçu situada entre o Morro João Dias e o Balneário de Ubatuba, distante 13 km do Centro Histórico da Ilha de São Francisco, é uma das praias mais bonitas e prestigiadas pelos veranistas da região. As águas claras e agitadas do Oceano Atlântico transformam a Praia de Itaguaçu em um belo point para os praticantes de surf, sendo também muito adequada á pesca de arremesso, atividade muito comum naquela região, além de que, em algumas semanas do inverno, transforma-se no lar de diversos pescadores durante a época da pesca da tainha. Próximo ao costão do Morro João Dias, afloram á superfície grandes veios da muito procurada areia monazítica, substância esta constituída de diversos minerais, inclusive o elemento tório, cujo a baixa emissão radioativa natural é aconselhada como forma de medicina alternativa ao tratamento de algumas enfermidades.
Praia do Forte
  • Praia do Forte - Localizada a 17 quilômetros do centro, é muito procurada durante o verão. Uma mureta no início da praia separa a área aberta a banhistas da área reservada aos militares, que têm no pé do Morro João Dias, junto ao Forte Marechal Luz. No canto direito, o mar possui ondas calmas e a areia escura possui características monazíticas muito procurada para a cura do reumatismo. Indo para a esquerda da praia, o mar deixa de ser calmo e dá lugar as ondas e a região conhecida como Sumidouro que é particularmente procurada por surfistas.
  • Balneário de Capri - Barra com canal que abriga as embarcações do Iate Clube. Águas calmas e cristalinas, seus principais visitantes são os praticantes de esportes náuticos.
  • Praia do Calixto - Última praia do Balneário de Paulas, abriga uma importante comunidade pesqueira. É responsável pelo fornecimento de frutos do mar aos vários restaurantes e bares da região. Praia de águas calmas, sem ondas e urbanizada.
  • Praia do Salão - Esta é a praia do Balneário de Paulas efetivamente utilizada por banhistas. Possui uma pequena faixa de areia e águas calmas e rasas.
  • Praia da Figueira - Continuação da Praia dos Ingleses, possui uma marina com grande movimento de embarcações. As atividades náuticas são a principal atração deste pequeno balneário. A faixa de areia é estreita e há poucas ondas.
  • Praia dos Ingleses - Esta é a praia mais próxima ao centro da cidade. Pequena, com águas calmas e extremamente rica em peixes e mariscos, é voltada para a baía da Babitonga e está localizada ao lado do Porto de São Francisco do Sul. Ali está localizado também o antigo estaleiro da empresa Hoepcke. Forma em conjunto com as praias da Figueira, do Salão e do Calixto o badalado Balneário de Paulas.

Faça[editar]

Passeie pelas praias, caminhe, observe, relaxe. Viaje sem compromisso, pois é um ótimo lugar para descansar. Faça um passeio virtual pela bela cidade de São Francisco do Sul[5]

Eventos[editar]

Atividades[editar]

  • Passeio de Escuna Maraike, [6]. Saindo 4 vezes ao dia, é possível fazer um passeio de Escuna pela Baía da Babitonga, passando pelas ilhas. Possui bar. Parada em uma das ilhas para banho de mar.  editar

Aprenda[editar]

Trabalhe[editar]

Compre[editar]

Na beira da praia da Enseada, há quiosques com artesanato e lojas que vendem lembranças do lugar a preços bastante acessíveis.

No centro histórico você vai encontrar lojas de segmentos variados e marcas nacionais conceituadas como O Boticario[7].

Coma[editar]

Econômico[editar]

  • Restaurante Container Point, R Almirante Guilhem 240 - Centro, (47) 3444-2236. Buffet por quilo ou livre, com saladas, carne, massa, frutos do mar. R$ 13,90 buffet livre ou R$ 21,00 por kilo (em Jan. 2012).  editar

Médio[editar]

  • Restaurante Maruju's, Av. Atlântica, 1902, (47) 3449-5145. Carnes e frutos do Mar com pratos para 1 ou 2 pessoas bem servidos.  editar

Esbanje[editar]

Beba e saia[editar]

Durma[editar]

Econômico[editar]

  • Pousada Farol da Ilha, R. Maceió, 1156 - Ubatuba, (47) 3449-1802 (), [8].  editar
  • Pousada e Camping Golfinhos, Av Santa Catarina - Enseada, (47) 3449-0918. Possui local para barracas, quartos e kitinetes para locação. Churrasqueiras, lavanderia, refeitório comunitário, sombreiros abundantes na área de camping e Internet via conexão wi-fi. Ambiente familiar. Restaurante e lanchonete ao lado.  editar
  • Tony Camping, Rua Campos Novos, 375, (047) 34423288 ou (047) 9992-4950, [9]. 300m do mar, com churrasqueiras, lanchonete, internet via conexão wi-fi, ambiente familiar.  editar

Médio[editar]

  • Gaivotas Praia Hotel, Praia da Enseada, (47) 3449-2024 (), [10].  editar
  • Hotel Fragata, Av. Atlântica, 047. 3449-1040 (), [11]. O Hotel tem 37 unidades de acomodação entre suítes e apartamentos para casal e conjugados (2 quartos) - todos com banheiro privativo, TV via Embratel, ar-condicionado, frigobar , telefone e sacada. Sala de jogos passivos, sala de vídeo e convenções, acesso à Internet wireless, sala de café da manhã, estacionamento e garagem rotativa. Oferece serviço de locação de cadeira, guarda-sol e toalha de praia e o privilégio de frente ao mar.  editar
  • Hotel Turismar, Avenida Atlântica, 1923, (47) 3449 0060, [12]. O hotel tem 27 apartamentos, todos equipados com ar cond., frigobar, tv, telefone, internet sem fio, single, duplos ou triplos. Diárias com café da manhã completo Garagem coberta, piscina, mirante, e amplo pátio para estacionamento.  editar

Esbanje[editar]

Mantenha contato[editar]

O código de área (DDD) de São Francisco do Sul é o 47.

Telefones Úteis:[editar]

  • Polícia Militar: 190
  • Delegacia: (47) 3444-2190
  • Bombeiros: 193
  • Pronto-socorro: (47) 3444-4357
  • Rodoviária: (47) 3444-2280
  • Secretaria de Turismo: (47) 3444-5257

Segurança[editar]

Saúde[editar]

Cotidiano[editar]

Partir[editar]

Ligações Externas[editar]

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas