São Cristóvão

Da Wikitravel
Brasil : Nordeste : Sergipe : São Cristóvão

São Cristóvão é uma cidade de Sergipe.

Entenda[editar]

São Cristóvão é cidade histórica tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional devido a riqueza de seu acervo arquitetônico, cultural e religioso. Recentemente foi considerada patrimônio da humanidade pela Unesco. Foi fundada em 1590 (1º de janeiro) sendo a quarta cidade brasileira mais antiga. Até 1855 foi Capital de Sergipe.

A atual localização, às margens de um afluente do Rio Vaza Barris (Paraopama), data de 1607, e a maioria dos seus monumentos é posterior a destruição que sofreu pela invasão holandesa em 1637. Foi reconstruida a partir de 1645 e datam desta época seus principais patrimônios arquitetônicos.

Podemos citar como seus principais monumentos históricos:

  • Igreja e Convento de São Francisco (1693) que abriga o terceiro mais importante Museu de Arte Sacra brasileiro;
  • Santa Casa da Misericórdia (sec. XVII);
  • antigo Palácio Provincial (XIX) que abriga o Museu Histórico;
  • Igreja Matriz de Nossa Senhora da Vitória (1608);
  • Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos;
  • Conjunto do Carmo: convento e igrejas.
  • Cristo Redentor (1924): construido sobre as bases da antiga capela de São Gonçalo do século XVI.

Chegar[editar]

A cidade fica localizada a cerca de 23 Km do centro de Aracaju, aproximadamente 18 Km do Aerorporto Santa Maria.

De avião[editar]

Há voos diários, por várias companhias aéreas, para Aracaju (Aeroporto Santa Maria), cidade da qual São Cristovão é limitrofe.

De barco[editar]

Na rodoviária de Aracaju há onibus para São Cristovão ou pode-se utilizar um taxi.

De carro[editar]

Seguindo pela BR 101 vindo da Bahia, sentido Norte, entrar na rodovia SE04 (Rodovia João Bebe Água)logo após a cidade de Itaporanga. Partindo de Aracaju, seguir em direção à Universidade Federal de Sergipe, cujo campus principal fica na cidade de São Cristovão, junto à mesma acessar a SE04. Ou seguir a BR101 sentido Sul e antes de Itaporanga entrar na SE04.

Circular[editar]

Como as atrações estão todas próximas ao Centro é um lugar maravilhoso para andar - flanar fotografando os monumentos.

Veja[editar]

Faça[editar]

Eventos[editar]

Há várias festas religiosas ao longo do Ano.

Atividades[editar]

Não deixe de visitar os museus, o de Arte Sacra possui um dos acervos mais ricos do país.

Aprenda[editar]

Trabalhe[editar]

Compre[editar]

Visite o Centro de Artesanato, há coisas interessante e bem locais.

Coma[editar]

  • Sobrado, Praça da Matriz, 40. Tel. 79 3261-1310

Não deixe de comer as queijadinhas de São Cristovãos, você as encontraa a venda no Mercado em Aracaju, mas saboreá-las no seu lugar de origem tem outro gostinho.

Possui pouquíssimas opções que não vão além de lanchonetes, volte para Aracaju para comer.

Durma[editar]

A cidade não oferece opções de hospedagem, com exceção de alguns motéis na rodovia João Bebe Água (Motéis são praticamente proibidos dentro da cidade de Aracaju). Hospede-se em Aracaju.

Mantenha contato[editar]

Segurança[editar]

Saúde[editar]

Cotidiano[editar]

Partir[editar]

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas

outros sites