Rio de Janeiro/Barra da Tijuca

Da Wikitravel

A Barra da Tijuca é um bairro do Rio de Janeiro.

Chegar[editar]

De metrô[editar]

Existe uma linha de ônibus de integração expressa para a Barra da Tijuca.

General Osório (Ipanema)-Alvorada. Duração do perçurso: aprox. 1 hora de viagem / Intervalos: 6 minutos Ida

  • Estação General Osório (Praça General Osório, em Ipanema)
  • Estação Posto 9 (Praia de Ipanema)
  • Estação Afrânio de Melo Franco (Praia do Leblon)
  • Estação Posto 12 (Praia do Leblon)
  • Estação Av. Niemeyer (Comunidade do Vidigal)
  • Estação Fashion Mall (São Conrado)
  • Estação Praia do Pepino (São Conrado)
  • Estação Jardim Oceânico (Igreja São Francisco de Paula, na Barra)
  • Estação Condado de Cascais (Barra)
  • Estação Downtown (Barra)
  • Estação Ponte Lucio Costa (Barra)
  • Estação Gilson Amado (Condomínio Riviera, na Barra)
  • Estação Parque das Rosas (Barra)
  • Estação Barra Shopping
  • Estação Lourenço Jorge (Barra)
  • Terminal Rodoviário Alvorada

Volta

  • Terminal Rodoviário Alvorada
  • Estação Barra Shopping
  • Estação Parque das Rosas (Barra)
  • Estação Ponte Lucio Costa (Barra)
  • Estação Downtown (Barra)
  • Estação Condado de Cascais (Barra)
  • Estação Praia do Pepino (São Conrado)
  • Estação Fashion Mall (São Conrado)
  • Estação Posto 12 (Praia do Leblon)
  • Estação Posto 9 (Praia de Ipanema)

De ônibus[editar]

Confira as linhas de ônibus de algumas empresas no site da Secretaria Municipal de Transportes Rodoviários.

De carro[editar]

Acessos a Barra da Tijuca:

  • Auto-Estrada Lagoa-Barra
  • Estrada do Joá ( Joá )
  • Estrada do Itanhangá ( Itanhangá )
  • Estrada das Furnas ( Alto da Boa Vista )

De táxi[editar]

Já os que preferem táxi, devem observar o seguinte: o Rio de Janeiro possui diversas cooperativas de táxi, o que é bom e ruim ao mesmo tempo, pois turistas desavisados acabam pegando táxi de cooperativas "alternativas" e acabam pagando literalmente caro por isso, já que sua tarifa é diferenciada. Portanto, fique sempre atento, prefira táxis amarelas com faixa azul e que sejam ligados à alguma cooperativa oficializada. Evite os táxis de outras cores, pois eles cobram sempre mais caro.

Valor das bandeiras (Destino: Barra) (aproximado):

  • Aeroporto Internacional: R$ 40,00 (R$ 47,00 Bandeira 2)
  • Aeroporto Santos Dumont: R$ 37,00 (R$ 43,00 Bandeira 2)

Veja[editar]

Faça[editar]

A Barra da Tijuca tem muitas opções de lazer, que agrada a todos. Aqui vai uma lista do que se pode (e deve) fazer:

  • Ir à praia: a Praia da Barra possui mais de 10 km de extensão, sendo assim a maior praia da cidade. Parte da orla é margeada por prédios e condomínios de luxo; outra parte é margeada pela Reserva.

Os primeiros km fazem parte da famosa Praia do Pepê, que costuma ser muito frequentada por celebridades. O Pepê também possui uma área reservada para a prática de Windsurf, esporte que vem ganhando adeptos na região. Já os outros km são frequentados por famílias, que dividem a faixa de areia com os vendedores ambulantes.

A Praia da Reserva é um reduto de quem quer sossego, pelo fato do seu acesso ser dificultado pela vegetação presente no meio de tantas edificações do bairro.

Em toda a sua orla, existem muitas atividades que vão além de um simples bronzeado na areia. Constantemente, são oferecidas aulas de Surf, Bodyboard, Windsurf e Stand-up Paddle (novidade no país). Também pode-se tomar uma água de coco bem gelada dos inúmeros quiosques espalhados pela região. No Pepê, pode-se desfrutar de sanduíches lights e saborosos no quiosque que leva o mesmo nome. E para os amantes de esportes com bola, existem quadras de areia espalhadas pela praia, onde se pode jogar Volei, Futvolei e Frescobol (muito praticado pelos cariocas).

Aproveite também para caminhar ou andar de bicicleta pela ciclovia. Na parte da Reserva, a ciclovia passa por dentro da vegetação, por isso é normal cruzar com algum animal por lá.

Outra coisa que também se pode fazer na praia é visitar o Quebra-mar. Lá, pode-se ver toda a extensão da praia e a vista é linda.

  • Passear nos shoppings: Mais abaixo, encontram-se algumas dicas sobre os shoppings do bairro. Como eles possuem várias opções de lazer, é recomendado que se faça um passeio pelo menos em algum dos quatro maiores shoppings da região: Barra Shopping, Downtown, Via Parque e Rio Design.

  • Subir a Pedra da Gávea/Pedra Bonita: Esse é um tipo de passeio que requer muita paciência e preparo físico. São horas e horas de trilha até o topo de uma das pedras. Em compensação, a vista que se tem lá de cima é exuberante, pois de lá pode-se ver todo o Rio de Janeiro do alto.

Existem grupos especializados neste tipo de passeio, então não é recomendado arriscá-lo sozinho.

  • Fazer um passeio de barco: Existem dois tipos de passeios: o passeio pelo Canal de Marapendi, que é pouco conhecido, mas é acessível através de um serviço existente no shopping Barra Point. Como é muito bonito e romântico, é uma boa pedida para quem quer curtir um momento a dois.

O outro passeio vai até as ilhas, que se encontram no começo da praia da Barra, também é oferecido por um serviço especializado. Nestas ilhas, alguns praticam mergulho, já outros se arriscam a subir nas pedras. A vista que se tem do bairro, de lá, é bem diferente, mas não deixa de ser bonita.

  • Curtir os bares e boates: A vida noturna na Barra é bastante agitada, por isso consulte as dicas abaixo para saber mais sobre.

Compre[editar]

A Barra da Tijuca é um dos bairros do Rio de Janeiro que possui o maior número de shoppings: são mais de 10. Dentre eles, podemos destacar o Barra Shopping (juntamente com o New York City Center), o Downtown e o Via Parque. Juntos, eles possuem mais de 500 lojas, 100 restaurantes e 40 salas de cinema.

O Barra Shopping foi construído na década de 80 e se tornou um dos maiores shoppings da América Latina. Por isso, até hoje ele é considerado um ponto de referência no bairro e na cidade. Além de lojas e restaurantes, ele possui um ginásio de boliche (Barra Bowling) e um pequeno parque de diversões (Hotzone). No final dos anos 90, foi construído em anexo o New York city Center (NYCC), shopping voltado para o entretenimento, com restaurantes, bares, cinemas e uma enorme Estátua da Liberdade, em alusão à cidade americana que possui a mesma como cartão postal. Futuramente, em 2012 será inaugurado o Village Mall, shopping que atenderá as classes sociais mais elitizadas e que terá lojas inéditas no país, além de salas de teatro, restaurantes e cinema.

O Shopping Downtown, além de ter lojas, cinemas e restaurantes, também possui outros estabelecimentos, tais como academia, consultórios médicos e escritórios. Por ser um shopping ao ar livre e aparentemente tranquilo, é o favorito da maioria dos moradores do bairro.

O Via Parque é um outro grande shopping, construído na década de 90 e que possui dois andares de lojas, cinemas e restaurantes. Além disso, nele está localizado o Citibank Hall, a maior casa de shows do Rio de Janeiro. Por lá, já passaram vários cantores(as) e bandas famosas, tanto nacionais quanto internacionais.

Um shopping que está em evidência e ganhando fama aos poucos é o Rio Design Barra, que deixou de ser um shopping somente voltado para o lar e se tornou um estabelecimento com salas de cinema, bons restaurantes e grifes famosas. É uma boa opção para quem gosta de tranquilidade.

Alguns outros shoppings da região:

Barra Point: é um shopping pequeno, tranquilo e que conta com a opção de passeios de balsa no Canal de Marapendi por um preço muito em conta.

Barra Garden: outro shopping pequeno e que possui um ambiente muito familiar. Possui uma pista de patinação no gelo, ótima pedida para os filhos que buscam diversão e para os pais que querem fugir do calor.

Barra Square: shopping famoso por abrigar o Teatro dos Grandes Atores, que está sempre recebendo as peças mais famosas do país.

Casa Shopping: shopping voltado para o lar. Possui lojas de decoração, de móveis e de artesanato. Também possui restaurantes chiques.

Cittá America: construído ao lado do Downtown, é um shopping mais voltado para os estabelecimentos não-comerciais, como grandes empresas (ex: Vale), academias, escritórios e consultórios, além de possuir um Cartório de Notas e uma sede do DETRAN. Infelizmente, o Cittá não caiu nas graças dos moradores da região, se tornando assim um shopping vazio e com muitos estabelecimentos fechados. Por outro lado, o Hard Rock Rio de Janeiro (bar/boate/restaurante) e o Top Fashion Bazar (evento que dá mais de 70% de desconto em roupas e acessórios) costumam atrair o público periodicamente.

Coma[editar]

A Barra da Tijuca abriga diversos restaurantes de diversos tipos. Como é impossível listar todos, aqui vai um pequeno resumo dos principais:

  • Churrasco: Porcão, Tourão, Barra Grill, Rio Brasa, Picanha e Cia, Baby Beef.

  • Massas: Fiammeta, La Mole, Parmê, Spoleto.

  • Pizzas: Braz, Domino's, Pizza Hut, Faenza, Guanabara, Steak Grill (lá tem um rodízio de pizzas maravilhoso).

  • Chinês: China in Box.

  • Japonês: Benkei, Manekineko, Koni, MiniMoki

  • Sanduíches: Bibi Sucos, Subway, Burger King, Casa do Alemão, Cervantes

  • Australiana: Outback, Johnny Peppers, Joe & Leo's, Applebees

  • Crepe: Chez Michou

  • Outros restaurantes: Rascal, Gula-Gula, No Mangue, Casa do Galeto, Toca do Siri etc

Beber e sair[editar]

Durma[editar]

  • Pousada Barra do Sol, Av. Grande Canal, 301 - Barra da Tijuca, (21) 2492-1190, [2].  editar

Mantenha contato[editar]

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas