Fumaça

Da Wikitravel
Resende : Fumaça
(Redireccionado de Resende/Fumaça)
Este artigo ou secção não está de acordo com nosso manual de estilo e precisa ser editado. Por favor mergulhe fundo, dê-lhe um pouco de sua atenção e ajude-o a melhorar!
Cachoeira de fumaça: inferior da queda

Fumaça é um pequeno distrito da cidade de Resende, no estado do Rio de Janeiro, localizada a cerca de 190km do centro da cidade do Rio de Janeiro e 32km da sede do município. Sua principal atração é a cachoeira que dá o nome à cidade.

Se você curte aventuras e está de viagem ao Rio de Janeiro, vale a pena visitar Fumaça -- não somente por causa do lugarejo, mas também por causa de Penedo com seu agradável ambiente, vista panorâmica do Parque Nacional do Itatiaia e cachoeiras.

Circule[editar]

A cidade é localizada no meio da floresta tropical e quando você finalmente chegar a Cachoeira da Fumaça é improvável que voce veja algum morador por perto. Como muitos moradores sao fazendeiros, nao se assuste em encontrar vacas e outros animais pelo meio da estrada na subida para a cachoeira. A estrada é muito ruim com apenas 12km de asfalto e 20km de terra batida. Os últimos 20km é uma tortura com uma velocidade máxima de 15km/h a menos que voce esteja dirigindo uma pickup. Portanto, nao se assuste se os 20km se transformem em uma viagem de 1h e 30min até chegar a cachoeira. Mas esteja certo que a bela vista compensa o desgaste da viagem. Caso voce queira visitar a parte alta da cachoeira, tome muito cuidade tendo em vista que nao há protecao alguma naquela área. Vá acompanhado (em dois veículos) caso algo de errado ocorra com seu carro, pois será difícil arrumar alguém para ajudá-lo caso o seu carro quebre, voce fique sem gasolina ou algo parecido... A menos, claro, que voce realmente goste de aventurar como eu

Veja[editar]

Cachoeira de Fumaça: vista lateral
O ponto máximo de Fumaça é sua fenomenal cachoeira de águas claras e limpas. Entao, ao visitar a pequena cidade sem visitar a cachoeira é uma completa perda de tempo a menos que voce queira ver animais livres pela estrada e se torturar na estrada de terra batida por mais de uma hora... ;o)
Cachoeira de Fumaça: vista de cima

Para chegar até a cidade e a cachoeira é uma aventura, mas a vista da cachoeira e a mata em volta vale todo o esforço. O lugar é virtualmente virgem e mantém muito de sua beleza natural e original, portanto, cada foto tirada valerá muito a pena.

Quando voce atingir o topo da subida para a cachoeira, há uma passagem estreita que te levará ao topo da cachoeira. Aqui, nao há nenhuma barreira entre voce e a queda d'água, portanto, tenha muito cuidado caso voce queira ir até o topo da cachoeira.. Caso as pedras esteja molhadas, NAO TENTE subir ao topo da cachoeira, pois é bastante perigoso devido ao fato das pedras serem muito escorregadias.
Cachoeira de Fumaça: vista inferior

Evita também os dias chuvosos por causa da condição da estrada que leva a cachoeira. Caso tenha chovido forte, nao é incomum haver "trombas d'água" na cachoeira. Portanto, em caso de chuvas fortes no dia anterior, evite a parte superior da cachoeira.

Faça[editar]

Na cachoeira em si você não pode tomar banho (embora seja possível na parte superior, mas é bastante arriscado); mas no final da queda, onde a água fica bem mais devagar, ela forma uma praia natural com bancos de areia. O risco maior aqui é ser levado pela corrente e ter que nadar para a margem do rio. Contudo, se você não é um bom nadador evite se afastar muito do banco de areia.

Comer[editar]

Você encontrará restaurantes próximo a praça onde é o centro do lugarejo; e se você gosta de aventuras você pode parar em um dos bares da cidade para comer salgadinhos por lá. Alternativamente, você pode levar sua comida para fazer um pic-nic por lá.

Se você decidir por um pic-nic, não deixe seu lixo para trás! Leve todo o seu lixo embora e deposite em local apropriado ao retornar a cidade ou Resende

Beba e saia[editar]

Você pode beber água mineral da própria cachoeira. Há várias fontes naturais de onde você poderá beber água. A água é completamente segura e limpa, mas o excesso pode causar uma pequena diarreia devido ao conteúdo mineral da água.

Caso voce leve bebidas ao local, NAO JOGUE SEU LIXO NA MATA! Preserve o local levando o SEU lixo com você.

Durma[editar]

Não há hotéis ou pousadas próximas a cachoeira.Porém há uma pousada situada no centro do lugarejo e se você planeja passar a noite lá, leve sua barraca de camping.

Caso você resolva acampar, leve repelentes de insetos, pois há bastante mosquitos na área. Assegure-se também de levar todo o seu lixo e evite fazer fogueiras na localidade. Preserve o local e sua beleza natural.

Segurança[editar]

Vá acompanhado de uma outra pessoa e de preferência em carros separados. Tendo em vista que a condição da estrada é muito ruim, se o seu carro quebrar, por exemplo, será difícil encontrar ajuda naquela área. Alternativamente, leve seu celular, pois embora a cobertura seja ruim você provavelmente conseguirá fazer uma ligação de emergência.

Partir[editar]

Há algumas placas sinalizadoras para guiá-lo até a cachoeira ou para sair ou chegar a cidade, mas assegure-se de ter um mapa ou marcar bem o caminho.

Saia da cidade em direção a Resende. De Resende há a opção de ir para São Paulo, Rio de Janeiro ou Penedo (entre outras cidades).

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas