Quebec (província)

Da Wikitravel
(Redireccionado de Quebeque)
noframe
Bandeira
Quebec flag.png
Informações Básicas
Capital Québec
Governo Província do Canadá
Moeda Dólar canadense (CAD)
Área 1.542.056 km2
População 7.546.131
Idioma Francês (oficial)
Religião Católicos romanos 90,0%
Eletricidade 120V/60Hz
Código telefônico +1 (Canadá) +418, 438, 450, 514, 819 (Quebec)
Internet TLD .ca
Fuso horário UTC -5

Quebec [1] é a maior província do Canadá em área e a segunda mais populosa, atrás apenas de Ontário. O Quebec e a província de Nouveau Brunswick tem como idioma oficial o francês (note que Nouveau Brunswick tem também o inglês como idioma oficial), fazendo as duas províncias a maior região francófona do mundo em área.

O Quebec se distingue de outros destinos da América do Norte como uma das únicas regiões a não ter o inglês como idioma principal, mantendo sua cultura francófona. Sua cultura, história, beleza nacional e o calor de seus habitantes a tornam um excelente destino para turismo tanto nacional quanto internacional.

Regiões[editar]

Mapa do Quebec

O Quebec se divide em 17 regiões administrativas e elas se subdividem para formar um total de 22 regiões turísticas:

  • Abitibi-Témiscamingue: fronteira com Ontário, com vastas florestas e uma forte indústria madeireira e de minérios.
  • Bas-Saint-Laurent: região marcada pelo rio São Lourenço e por parques nacionais. Há também ilhas naturais para serem exploradas, principalmente pelos amantes de pássaros.
  • Capitale-Nationale (Québec, Charlevoix): é o coração da província e a capital provincial. Aqui fica a capital homônima (Quebec). Região muito bonita pela natureza e arquitetura, incluindo uma bela cachoeira.
  • Centre-du-Québec: entre Quebec e Montreal, esta região contém inúmeros museus, jardins, festivais e uma gastronomia especial.
  • Chaudière-Appalaches: ao sul das montanhas do Apalaches e atravessada pelo rio Chaudière, uma das regiões mais antigas de Quebec.
  • Côte-Nord (Duplessis, Manicouagan): com um litoral imenso e o deságue do rio São Lourenço, esta região é apreciada pelos amantes da natureza e da pesca.
  • Estrie ou Cantons-de-l'Est: na fronteira dos Estados-Unidos, esta região possui várias vinícolas e parques nacionais..
  • Gaspésie-Îles-de-la-Madeleine (Gaspésie, Îles-de-la-Madeleine): região em que os franceses chegaram e com parques nacionais. É também aqui que está um dos parques arqueológicos mais famosos da América, chamados de Miguasha.
  • Lanaudière: região com montanhas e muita beleza natural. Durante o inverno, há uma movimentada estação de esqui, chamada de Mont-Tremblant.
  • Laurentides: região isolada para amantes da natureza.
  • Mauricie: região industrial e também para prática de caça e pesca.
  • Montérégie, Montréal et Laval: é a maior aglomeração populacional da província, com a capital econômica Montreal e a cidade de Laval. Reúne metade da população de Quebec e a segunda maior região do Canadá, atrás apenas de Toronto.
  • Nord-du-Québec (Baie-James, Eeyou Istchee, Nunavik): a imensa região ao norte da província com geleiras enormes e exploração mineral.
  • Outaouais: região de florestas e para atividades ao ar livre, como canoagem e caminhada.
  • Saguenay-Lac-Saint-Jean: região com fiordes e também para observação de baleias no verão.

Cidades[editar]

Outros destinos[editar]

Em Montreal não deixaria de ir as Laurencians Mountais. São mais ou menos quarenta e cinco minutos de ônibus de tour. Mas você também pode fazer por sua conta. Existem inúmeras cidades a conhecer nas Laurencians Mountais aconselharia a pegar na Centre Infoutouriste ( Rue Peel 1255 ,metro verde estação Peel) os mapas e cadernos de programações da epoca em que se encontra em Montreal. O frio e a neve a partir de outubro impedem algumas programações. Também não deixaria de ir a Ottawa, capital do Canada e que fica a 191 quilometros de Montreal, umas duas horas e meia, cujo ônibus pode ser pego na Station centrale d'autobus ( Boulevard de Maisonneuve 505 ou na Estação de metro Berri Uqam - ligação entre as linhas verde,laranja, amarela - e onde ja esta a propria Station centrale d'autobus.

Entenda[editar]

Chegar[editar]

Circule[editar]

Fale[editar]

Compre[editar]

Coma[editar]

A gastronomia de Quebec é rica em sabores graças à mistura de culturas e influências diversas. Influenciada principalmente pela gastronomia francesa, os prazeres da culinárias quebequense estão também influenciados pelo povo ameríndio e pelos inúmeros imigrantes que habitam lá. O xarope de ácer e o poutine são as especialidades de Quebec.

Beber e sair[editar]

Durma[editar]

Aprenda[editar]

Segurança[editar]

Saúde[editar]

Respeite[editar]

A questão da linguagem tem um grande peso na noção de educação e civilidade para os canadenses franceses. Não aborde estranhos na rua sem antes dizer um excusez-moi por incomodar e sempre inicie os contatos com bonjour nas lojas, hotéis e assim por diante. Para os anglófonos, seguir o cumprimento com um "parlez-vous anglais?" pode operar maravilhas na hora de desfazer o famoso mito de que os canadenses franceses se recusam a falar inglês. As palavras mágicas s'il vous plaît (por favor) e merci beaucoup (muito obrigado) também fazem grande diferença entre eles.

Mantenha contato[editar]

Partir[editar]

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas

outros sites