Porto Seguro

Da Wikitravel
América do Sul : Brasil : Nordeste : Bahia : Porto Seguro
Passarelaporto.jpg

Entenda[editar]

Foi em Porto Seguro, ou na região, que esta parte das "Americas" foi invadida por portugueses, de cuja colônia se formou o Brasil. É habitada até hoje por povos indígenas da tribo dos pataxós e possui praias encantadoras.Toda uma geografia privilegiada faz de Porto Seguro um verdadeiro museu natural a céu aberto, tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), desde 1973, como Patrimônio Histórico Nacional e reconhecido pela Unesco, no ano 2000, como Patrimônio Natural da Humanidade.

Chegar[editar]

De avião[editar]

Pelo Aeroporto Internacional de Porto Seguro, que fica a 1,5 km do centro da cidade, sempre com disponibilidade de táxis, ônibus são mais difíceis.

O aeroporto recebe Companhias aéreas brasileiras(Gol, Tam, Trip, Azul, Passaredo e Webjet) e Companhias internacionais(Air Italy, Andes Líneas Aéreas, Livingston, Blue Panorama e Aerolíneas Argentinas)

De Carro[editar]

Através de Eunápolis a oeste fica a BR-367 que leva a cidade. E descendo a sul a partir de Santa Cruz Cabrália basta pegar a Avenida Beira Mar, que te leva a cidade.

De De autocarro/ônibus[editar]

A rodoviária de Porto Seguro, que fica a 1 km do centro da cidade. De Salvador leva aproximadamente 12 horas de viagem.

Circule[editar]

Vá ao centro histórico de Porto Seguro, mas não fique apenas com a bela vista. Existem três museus nessa área muito interessantes que não são muito visitados pelos turistas. Vale a pena!

Veja[editar]

  • O artesanato pataxó em Coroa Vermelha.
  • Visite o Outeiro da Glória, tem uma vista magnífica.
  • O recife de fora só é recomendado para quem não enjoa em embarcações, você fica velejando por cerca de uma hora até chegar lá e mais uma hora para voltar.
  • Vá de balsa até Arraial D'Ajuda.
  • Conheça a Praia de Taperapuã, que é a mais bonita da região.
  • Se puder, vá à Praia do Espelho, distante 30 km ao sul do povoado de Trancoso. Dá para ir de carro alugado, mas há pacotes com as agências de turismo para lá.
  • Visite a Passarela do Álcool, à noite.

Faça[editar]

Faça passeios para:

Na avenida 22 de abril existem algumas agências de turismo que oferecem esses passeios, é importante fazer pesquisa de preços. Se souber dirigir, existe a Localiza em Porto, você pode alugar um carro e, em dois dias, você conhece esses lugares, lembrando que Arraial d'Ajuda, Trancoso e Caraíva são para um lado e Coroa Vermelha e Santa Cruz de Cabrália para o lado oposto.

Compre[editar]

Muitos lugares vendem artesanato, dentre eles a Passarela do Álcool, o centro histórico, coroa vermelha, Cabrália. Bastante artesanato da Tribo Pataxó.

Coma[editar]

Um dos melhores restaurantes do centro de Porto Seguro é o Portinha, que fica próximo a estação das balsas que levam até Arraial d'Ajuda.

O restaurante Expresso do Oriente também é uma boa pedida e fica localizado na Av. dos Navegantes.

As barracas de praia como a Axé Moi, Tôa Tôa também oferecem serviço de restaurante e, na passarela do álcool, são muitos os restaurantes com comida típica. No entanto, esteja atento ao escolher o restaurante na Passarela do Álcool, inspecione o interior e se possível a cozinha antes de escolher e esteja certo de que o que você pediu é o que foi entregue. Não hesite em recusar o prato e sair caso se sinta lesado.

Para um lanchinho rápido, há um Mc Donalds na Av 22 de abril, ao lado do Banco do Brasil. Esse Mc Donalds foi o número 500 do Brasil e tem uma arquitetura bem bonita. É todo de madeira, dentro tem uma ponte com lago e peixinhos.

Nessa mesma avenida do outro lado praticamente aonde se encontra o Mc Donalds tem um restaurante Subway.

Quem está em Porto Seguro não pode deixar de experimentar o Acarajé da baiana que fica na Avenida dos Navegantes, ao lado do supermercado Cambuí e a cabana Kaiambá no final da orla norte, sentido Coroa Vermelha, que serve um excelente caranguejo os melhores da região.

Beber e sair[editar]

Boa dica, para quem gosta de beber é a Passarela do Álcool que conta com uma diversidade de barzinhos e, vez por outra a prefeitura promove shows no local. Outra dica são as barracas famosas, elas se alternam nos dias da semana e fazem festas todas as noites, começando as 23h e terminando quando o dia amanhecer. Caso queira sair de Porto Seguro, Arraial d'Ajuda tem a Brodway, uma rua de pedras cheia de lojas de industrianato.

Durma[editar]

Porto Seguro é a cidade brasileira com mais leitos. É uma pousada ao lado da outra, não tem erro. Existe uma cooperativa de guias que normalmente seguem os carros que chegam lá para indicar hotéis. Não acho uma boa seguir a dica deles, o hotel acaba cobrando mais do turista que chega com o guia, porque ele recebe um percentual que chega a ser de até 30% do valor de cada diária! Sugiro aos turistas que despachem os guias e procurem por pousadas sozinhos e peçam desconto nas diárias! Se chegarem sem os guias, certamente conseguirão um bom desconto! As pousadas localizadas na orla são mais caras e mais luxuosas, em sua maioria, mas não é uma boa opção para quem está sem carro. Os ônibus são escassos o que torna o trajeto para o centro bastante lento e cansativo. É melhor se hospedar no centro e ir a praia de manhã de ônibus (a praia do centro é muiiito ruim) do que ter de ir jantar no centro, de ônibus. Quem tá de carro é tranquilo, do centro até Taperapuã são 7 km.

Partir[editar]

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas

outros sites