Pisa

Da Wikitravel

Pisa é uma cidade da Itália

Chegar[editar]

Avião[editar]

Se estiver pela Alemanha e muitos pontos da Europa, TUIfly oferece vôos por 1 centavo direto pra lá. As principais compañias aéreas européias (Air France, KLM, Alitáia etc) tem vôos diários para lá.

Trem[editar]

Pisa Centrale é a estação de trem da cidade, com várias opções de trens regulares para as principais cidades italianas.

Circule[editar]

Veja[editar]

  • Torre de Pisa, na Piazza dei Miracoli. Da estação Pisa Centrale, siga em frente uns 15 minutos a pé, atravesse a ponte sobre o rio que se encontra a famosa torre.
  • Ponte Mezzo
  • Piazza Garibaldi

Museus: Palácio Real O Museu do Palácio Real, antiga residência projetada por Buontalenti para o Grão-Duca, contém importantes coleções de arte pertencentes à família Medici, Savoia e Lorena e de colecionadores particulares. Nas suas salas podemos admirar as esculturas notáveis, retratos maneiristas, e miniaturas em marfim da coleção Ceci. Entre as pinturas, obras de Rafael, Bronzino, Rosso Fiorentino e Antônio Canova. O Museu possui um rico acervo de armaduras que datam do séc XV e XVI utilizados para a Batalha da Ponte e muitas tapeçarias flamengas e dos Médici de Florença pertencente ao guarda-roupa real.

Parque Natural de San Rossore Ao norte do Rio Arno, o Parque Natural de San Rossore faz parte de uma vasta Reserva Natural que se estende ao norte da Toscana. Foi em Gombo, que em 1822 foi encontrado o corpo de Shelley que se afogara no mar. Esse passeio permite-lhe visitar as áreas de maior valor e uma observação mais cuidadosa dos vários bosques. Ele também oferece a possibilidade de avistamento de cervos, javalis, raposas, esquilos, coelhos, etc. Algumas vias estão totalmente ou parcialmente adaptados para deficientes motores. Os locais da Tenuta: pinhal, dunas, bosques de folha, zonas agrícolas e rios.

Museu Nacional de San Matteo O Convento medieval de San Matteo, que apresenta uma bela fachada gótica, situa-se próximo ao Rio Arno. O Museu oferece uma oportunidade única de apreciar um vasto panorama de arte pisana e florentina desde o século XII até o século XVII. A maioria das obras mais primitivas representa a virgem com o menino Jesus. Entre este conjunto de obras, contam-se o Político de Simone Martini e um estátua do século XIV, a Madonna del Latte de Nino Pisano, membro de uma talentosa família pisana de escultores. Várias peças renascentistas merecem uma atenção como o São Paulo de Masaccio, a Virgem com o menino Jesus de Gentile da Fabriano e o Busto-Relicário de San Rossore de Donatello.

Certosa di Calci Fundado em 1366, este Mosteiro foi reconstrído no século XVII, seu interno é cheio de salas afrescadas por grandes pintores. A igreja é profusamente decorada, totalmente barroca. Parte do mosteiro abriga hoje o Museu de História natural da Universidade de Pisa, que expõe modelos anatômicos de cera do século XVI.

Museu dell´Opera del Duomo - Museu da Catedral de Pisa Instalado onde era inicialmente a sala do Capítulo da Catedral no séc XIII, o Museu foi inaugurado em 1986. Tudo quanto é exposto pertencia ao Duomo, ao Batistério e ás Igrejas locais. Alguns objetos como os painéis com intrincados arabescos de mármore e os belos capitéis coríntio revelam influências românicas e islâmicas nos arquitetos pisanos do séculos XII e XIII. Destaque para o importante Ipogrifo fundido em bronze por artífices islâmicos e que aventureiros pisanos tomaram dos Sarracenos como prêmio de guerra. O Museu também possui estátuas dos séculos XIII, esculturas de Giovanni e Nicola Pisano. Há pinturas do século XV ao século XVIII, além de uma coleção arqueológica romana e etrusca.

Museu da Sinopie Este fascinante Museu expõe esboços do ciclo de afrescos que cobriam as paredes do Camposanto (cemitério). Os afrescos se desgastaram quando o cemitério foi bombardeado em 1944. Durante o processo de restauração desses afrescos, eles foram retirados das paredes e logo embaixo da “camada de afresco” foi descoberto os esborços originais dos artistas, que nem sempre correspondem ao desenho final. É um Museu único no mundo, exatamente pelo fato de ser especializado em esborços de afrescos do séc XIV até o séc XVI. Palazzo Blu O Museu privado de pinturas e esculturas se encontra num Palácio histórico muito importante a Pisa. A coleção permanente inclui obras de artistas como Cecco di Pietro, Taddeo de Bartolo, Artemisia e Orazio Gentileschi, Aurélio Lomi, Cigoli e Tempesti, bem como uma extensa coleção de arte do século XX e uma coleção de gravuras e litografias do grande artista de Pisa Viviani O Museu ainda possui uma grande área para exposições temporárias.

Basíllica de San Piero a Grado É uma importantíssima Igreja do século X construída no local onde se acredita que São Pedro pôs pela primeira vez os pés no solo italiano, em 44 d.c.. Segundo os Atos dos Apostolos, São Pedro desembarcou numa série de degraus no Rio Arno. Os arqueólogos descobriram os alicerces de um edifício do antigo porto romano sob a igreja atual, a qual se ergue no ponto onde o Rio Arno outrora desaguava no mar. A igreja atual data do papado de João XVIII (1004-9) e os capitéis da nave provêm de edifícios da antiga Roma. No alto da parede existem afrescos de Deodato Orlandi pintados por volta de 1300.

Museu de Artes Gráficas O Museu de Artes Gráficas, localizado no magnífico Palazzo Lanfranchi, contém uma coleção muito grande de trabalhos gráficos modernos e contemporâneos. O passeio permite que você descubra as várias técnicas gráficas (gravura, xilogravura, litografia e muitos mais) e apreciar as nuances incríveis e fascinantes. O museu está em constante mudança rosto graças às suas exposições temporárias são sempre diferentes e cheia de interesse.

Jardim Botânico O Jardim Botânico, o mais antigo do mundo (1543), abriga uma coleção de plantas mediterrânicas e exóticas, plantas medicinais e de interesse histórico, plantas e árvores ameaçadas de extinção. Oo Museu Botânico, ao lado do jardim, contém cerca de 300 mil amostras de plantas secas. De particular interesse é um conjunto de modelos de cera.

Museu dos Instrumentos de Cálculo Uma fascinante viagem através da história da ciência e para o cálculo ao longo de pelo menos 500 anos que nos leva de bússolas para computadores modernos. Entre os de maior prestígio: o compasso de Galileo e a máquina de A. Pacinotti.

Faça[editar]

Se quiser (e gostar), tire uma foto a "empurrar" a Torre de Pisa, tal como a maior parte dos turistas. Além de engraçado, dá uma óptima recordação!

Compre[editar]

Em Pisa, visto que o seu ícone é a Torre Inclinada, pequenas miniaturas da torre são sempre populares e, normalmente, baratas. Também existem numerosas T-shirts da Torre, muitas delas com personagens famosas de séries de animação, normalmente a "empurrar" a dita cuja Torre, tal como muitos turistas fazem nas suas fotos. Como em qualquer outro local turístico existem numerosos postais dos vários monumentos da cidade. Claro que, a Torre não é tudo e existem várias recordações bonitas dos outros monumentos, como, por exemplo, o Duomo (Catedral).

Coma[editar]

Beber e sair[editar]

Durma[editar]

A cidade é pequena, dá para conhecer Pisa num dia e ir dormir em Firenze (Florença), mas se desejar ficar mais tempo na cidade, existem vários albergues e pequenos hotéis nos quais pode dormir.

  • Eden Park Resort Pisa, Via dell'Argine, 6b, 56017 Colignola, 050 870 252 (), [1]. El Eden Park Resort es un nuevo hotel situado en la campaña Toscana, cerca de las orillas del río Arno, a sólo 4 km de la torre inclinada de Pisa; con 30 confortables apartamentos rodeados de kilómetros de montañas, valles y pintorescos pueblos históricos. €50+.  editar
  • Hotel Granduca, [2]. Fica um pouco mais afastado em San Giulian, .
  • La Pace, mais no centro de Pisa.

Existem vários outros hoteis na cidade.

Partir[editar]

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas

outros sites