Piracicaba/Rua do Porto

Da Wikitravel
Piracicaba : Rua do Porto
Este artigo ou secção não está de acordo com nosso manual de estilo e precisa ser editado. Por favor mergulhe fundo, dê-lhe um pouco de sua atenção e ajude-o a melhorar!

Tradição[editar]

A Rua do Porto, tradicional rua localizada próxima à região central da cidade de Piracicaba-SP e que já foi conhecida como Rua da Praia, mesmo em meio ao desenvolvimento da cidade, ainda conserva a tradição ribeirinha e a história da fundação e do desenvolvimento de Piracicaba. É a região habitada mais antiga da margem esquerda do Rio Piracicaba e tem como principais habitantes, pescadores e construtores de barcos.

Na Rua do Porto, é comum ver seresteiros, curureiros e amantes da música caipira tocando clássicos da viola e que representam a região, como a conhecidíssima Rio de Lágrimas - canção composta por Tião Carreiro, Piraci e Lourival dos Santos e reproduzida por artistas como Almir Sater e Chitãozinho e Xororó.

Atrativos[editar]

Esta rua é famosa por ter uma vista diferenciada do Rio Piracicaba, por proporcionar um passeio de barco pelas águas desse rio, por abrigar um grande parque de lazer onde atletas e amadores dividem diariamente aquele espaço para a prática de corrida e caminhada e por ser passagem obrigatória para quem quer conhecer alguns atrativos turísticos da cidade, como o Engenho Central, o Museu da Água, a Casa do Povoador, a Casa do Artesão e o Casarão do Turismo.

Gastronomia[editar]

Além dos atrativos turísticos já citados que integram o local, outro grande diferencial da Rua do Porto é que ela reúne diversos bares e restaurantes que têm algo em comum, além das mesas e cadeiras às margens do Rio Piracicaba: a gastronomia à base de peixes. Vários estabelecimentos comerciais disputam a preferência dos centenas de turistas que passam por lá nos finais de semana e nos feriados.

Posta de filhote, piapara no tambor, espeto de pintado e cuscuz de peixe levam a fama dos restaurantes da Rua do Porto. Mas há opções também para quem não gosta de peixes. Muitos restaurantes servem saladas diversas, picanha na pedra, frango, leitoa, filé a parmegiana, dentre outros pratos e porções, sempre muito bem acompanhados de uma cerveja gelada.

Esses restaurantes estão distribuídos pelas avenidas: Alidor Pecorari, Beira Rio, Cruzeiro do Sul, além da própria Rua do Porto.

Onde comer e beber[editar]

  • Arapuca Restaurante
  • Remador Restaurante
  • Canto´s Restaurante e Petiscaria
  • Dezoito´s Restaurante
  • Petisco & Cia
  • Restaurante Roda dos Ventos 1
  • Restaurante Capitão Gancho
  • Porto Seguro Restaurante e Petiscaria
  • Porto da Praia Restaurante e Bar
  • Restaurante Dourados
  • Tambor Peixiscaria
  • Balalaika Restaurante
  • Carneiro & Cia.
  • Restaurante Cais da Rua do Porto 2
  • Chevette
  • Mão de Vaca Chopperia 3
  • Restaurante Portal do Engenho
  • Navegantes Restaurante 4

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas