Piracicaba

Da Wikitravel
São Paulo : Central : Piracicaba
Rio.jpg

Piracicaba é uma cidade de São Paulo. O nome Piracicaba no tupi-guarani significa "onde o peixe pára".

Chegar[editar]

De carro

Para ir de São Paulo a Piracicaba através da Rodovia Bandeirantes,são 158 km, e aproximadamente 2 horas. Já pela Rodovia Anhanguera, são 162 Km, e aproximadamente 2 horas e 20 minutos. Outra alternativa é a Rodovia Presidente Castelo Branco, o percurso tem 170 km e dura em média 2 horas e 30 minutos.

De ônibus

Partindo de São Paulo, a Viação Piracicabana [1]tem ônibus de hora em hora para Piracicaba. Já partindo de Campinas, a Viação AVA (Auto Viação Americana)é que faz o trajeto.

De avião

O Aeroporto de Piracicaba não recebe voos comerciais, mas, a empresa AZUL[2] tem um serviço de ônibus gratuiro entre a cidade e o Aeroporto de Viracopos para seus passageiros. Assim, o passageiro que embarca ou desembarca em Campinas pode utilizar este serviço de ônibus.

Faça[editar]

Pra quem gosta de belas paisagens e de contato com a natureza, Piracicaba é um bom roteiro:

Passeio de barco: pelo Rio Piracicaba, o passeio tem duração de 15 minutos, ou com agendamento prévio, o dia inteiro.

Visita à ESALQ: ESALQ (Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz") é uma das escolas da USP (Universidade de São Paulo). Uma visita ao Campus Piracicaba realmente vale a pena. Repleto de edifícios de variados estilos em meio a um parque planejado e muito bem cuidado. Excelente para uma caminhada.

Passeio de balão: decolando da Escola de Engenharia de Piracicaba, com um preço médio, o passeio termina com piquenique e brinde com espumante em terra firme, geralmente numa fazenda da região. Vale conferir!

Rua do Porto:A Rua do Porto, tradicional rua localizada próxima à região central da cidade de Piracicaba-SP e que já foi conhecida como Rua da Praia, mesmo em meio ao desenvolvimento da cidade, ainda conserva a tradição ribeirinha e a história da fundação e do desenvolvimento de Piracicaba.

Eventos[editar]

Cenas do 22º Espetáculo "Paixão de Cristo"
O espatáculo conta com mais de 500 atores.

Piracicaba é uma cidade com muitas opções culturais. Anualmente, a cidade conta com grandes eventos. Um desses tem projeção internacional. Trata-se do Salão Internacional de Humor de Piracicaba um evento que traz trabalhos dos principais artistas de cartum, charge, caricatura e tiras. Devido a sua importância, transformou a cidade na Capital Mundial do Humor. A cidade conta ainda com festas sazonais como: a Festa das Nações (abril-maio), Festa do Divino, Festa da Polenta de Santa Olímpia (julho), Festa do Milho de Tanquinho (março), entre outras. Além da bela Encenação da "Paixão de Cristo".

Compre[editar]

Pra quem gosta de itens exclusivos, Piracicaba conta com um circuito de feiras livres itinerantes. Nas principais praças e festas, sempre há uma grande variedade de produtos e guloseimas.

Coma[editar]

Ruaporto.jpg

Para os amantes de um bom peixe no tambor, Piracicaba tem os melhores restaurantes da região. À beira do Rio Piracicaba, o calçadão tem boa comida e uma paisagem belíssima. Pra quem curte um barzinho e uma boa conversa, a Avenida Carlos Botelho é a dica. Conhecida como"BO"(pronuncia-se beó), esse charmoso e frequentadissimo ponto da cidade é um circuito de bares para os mais diversos gostos. O Shopping Piracicaba conta com os principais restaurantes de grandes redes brasileiras, ampliando as opções pra quem quer comer bem.

Durma[editar]

Antonio´s Palace Hotel [3]

Hotel Beira Rio [4]

Royal Park Hotel [5]

Hotel Saint Paul [6]

Princeton Hotel [7]

Colina Park Hotel [8]

Hotel Ibis [9]

Hotel Nacional [10]

Partir[editar]

Antes de partir de Piracicaba, não deixe de visitar Águas de São Pedro. Uma pequena cidade vizinha muito charmosa e famosa por suas águas medicinais.

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas