Parque Natural da Ria Formosa

De Wikitravel
Europa : Península Ibérica : Portugal : Sul : Algarve : Parque Natural da Ria Formosa

O Parque Natural da Ria Formosa é uma área protegida de Portugal.

Entenda[editar]

No concelho de Faro, sujeito a fortes tendências de crescimento económico e demográfico, joga-se muito do futuro da Ria. É aqui que o sapal, onde se concentra grande parque da riqueza natural deste ecossistema, ocupa maior área. A Ria, tal como a conhecemos, subsistirá nesta região mais tempo do que em qualquer outro local. Se soubermos protegê-la.

História[editar]

Vista sobre a Ria Formosa

Paisagem[editar]

O Parque Natural da Ria Formosa é um sistema lagunar único e em permanente mutação, devido ao contínuo movimento de ventos, correntes e marés.

Um presente da natureza com cerca de 18 mil hectares, que faz a transição entre a terra e o mar ao longo de 60 km do sotavento litoral algarvio, entre a península do Ancão e a praia da Manta Rota, a Leste.

Flora e fauna[editar]

A Ria Formosa apresenta dois biótopos fundamentais: a duna e o sapal. O primeiro, pouco exuberante, protege e possibilita o segundo, mais rico. Ambos são fortemente condicionados pela presença do mar.

A riqueza e calma do sapal, protegido pelo cordão dunar, fazem da Ria Formosa – estrategicamente posicionada entre a Europa e a África – o santuário ideal para numerosas espécies de aves migratórias. Oriundas do Norte da Europa, encontram neste ponto do local para invernar ou para repousar na viagem até África tropical.

Entre as espécies mais importantes encontram-se as que se fixam nas zonas do caniçal e do sapal (limícolas). Nestas, a galinha-sultana (Porphyrio porphyrio) merece particular atenção, dado que se trata de uma das mais raras da Europa. O Caimão – como é vulgarmente conhecida – tem na Ria Formosa um dos poucos locais de reprodução confirmados em Portugal. Outras limícolas interessantes são a Tarambola-cinzenta (Pluvialis squatarola), o fuselo (Limosa lapponica), o Pilrito-de-peito-preto (Calidris alpina) e o Maçarico-real (Numenius arquata).

Mais fáceis de observar do que as limícolas são a Cegonha-branca (Ciconia ciconia) e a Garça-branca (Egretta garzetta). Anatídeos como a Marrequinha-comum (Anas crecca), o Pato-trombeteiro (Anas clypeata), Piadeira (Anas penelope) e o Zarro-comum (Aythya ferina), também se encontram em abundância.

As dunas e as salinas da Ria Formosa abrigam ainda outra espécie ameaçada na Europa. Falamos da Andorinha-do-mar-anã (Sterna albifrons), uma espécie em declínio, cuja população nidificante na Ria representa 40% dos efetivos nacionais. Podem ainda observar-se algumas espécies de passeriformes como a Alvéola-amarela (Motacilla flava) e a Cotovia-de-poupa (Galerida cristata).

Estas áreas abrigam também algumas espécies de répteis como a cobra-de-pernas-tridáctila (Chalcides chalcides) e a lagartixa-do-mato (Psamodromus algirus). O mais interessante, devido ao seu estatuto de ameaçado, é o Camaleão.

Toda a exuberância da avifauna está ligada à abundância de alimento, vegetal e animal. A Ria representa um importante zona de reprodução para numerosas espécies de moluscos, crustáceos e peixes. São frequentes a Conquilha, a Navalha, o Sargo, a Dourada, o Robalo e a Enguia - só para destacar as espécies de maior valor económico.

Clima[editar]

A serra algarvia e o oceano juntam-se para produzir um clima mediterrânico: no Verão, a brisa marítima refresca; no Inverno, a serra barra os ventos frios do norte.

A temperatura média anual situa-se nos 17.2ªC, sendo Julho a Agosto os meses mais quentes (com médias de 23.3 e 23.4ºC, respectivamente), enquanto Janeiro e Fevereiro ficam no outro extremo, apresentando médias de 11.9 e 12.6ºC. Nos extremos, podem atingir-se 39.8º C em Julho e descer-se aos 1.4ºC negativos no mês de Dezembro.

A precipitação mostra-se pouco significativa - 522.8 mm de média total anual, sendo Dezembro o mês mais pluvioso (94.1mm). Esta sazonalidade da precipitação seca parte das ilhas de água durante a maior parte do ano, assumindo características torrenciais nos meses mais pluviosos.

Chegar[editar]

O Algarve é facilmente acessível a partir de qualquer ponto da Europa continental. Uma boa rede de novas estradas e auto-estradas torna fácil a condução através das atractivas áreas do Sul de Portugal. Tirando nos principais períodos de férias (ou fins de semana prolongados), os congestionamentos não constituem um problema.

Pela A22, também conhecida como Via do Infante, Espanha fica perto de Lagos. Dela saem estradas que vão para praias, vilas costeiras e aldeias no interior.

Viajar de avião é, certamente, a maneira mais rápida e confortável para chegar ao solarengo Algarve. O aeroporto de Faro fica apenas a cerca de 3 horas da maioria dos destinos europeus.

Viajar de comboio também é uma boa opção, uma vez que Portugal faz parte da rede europeia de comboios, sendo facilmente acessível a partir da maioria das capitais europeias.

Taxas e Permissões[editar]

Circule[editar]

A única forma de circular no Parque Natural da Ria Formosa é através de barco, caiaque ou semelhante transporte marítimo que permita navegar entre os seus inúmeros canais. No entanto também é possível explorar os ambientes terrestres da Ria Formosa a pé ou de bicicleta.

Galinha Sultana

Veja[editar]

  • Aves migratórias
  • Viveiros de Ostras
  • Ilha deserta
  • Ilha do Farol
  • Cidade Velha de Faro
  • Palácio de Estoi
  • Capela dos ossos

Faça[editar]

Em Faro e Olhão existem inúmeras possibilidades de ficar a conhecer a Ria Formosa, seja através de um passeio de barco, uma tour guiada ou outras atividades entre as quais se incluem passeios de bicicleta, pedestres e em caiaque:

Compre[editar]

  • Forum Algarve
  • Baixa de Faro

Coma[editar]

  • Raia Alhada
  • Lulas Recheadas à Algarvia
  • Carapaus Fritos com Arroz de Tomate
  • Choquinhos Fritos
  • Bifes de Atum de Cebolada
  • Salada de Polvo
  • Dourada Grelhada
  • Carne de Porco com Amêijoas
  • Xarém com Conquilhas
  • Arroz de Lingueirão

Beba[editar]

  • Aguardente de medronho
  • Aguardente de figo

Durma[editar]

Hospedagem[editar]

Campismo[editar]

No campo[editar]

Segurança[editar]

O Parque Natural da Ria Formosa é perfeitamente seguro. Nas embarcações são asseguradas todas as medidas de segurança e todos os animais são calmos e não magoam ninguém.

Partir[editar]