Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Da Wikitravel
Lençóis Maranhenses : Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses fica no Maranhão.

Entenda[editar]

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, às margens do Rio das Preguiças, no Maranhão. São 155 mil hectares de paisagem deslumbrante, cheio de altas dunas com até 40 metros de altura e lagoas de água doce, cujas águas variam entre os tons de verde e azul.

Os Lençóis Maranhenses assemelham-se um grande deserto, se não chovesse aqui 300 vezes mais do que no Saara africano. São estas águas que, aprisionadas entre as dunas, formam verdadeiros oásis tropicais, paradas obrigatórias para quem caminha nas dunas. Algumas lagoas chegam até a ter peixes.

As águas pluviais formam lagoas que se espalham em praticamente toda a área do parque formando uma paisagem inigualável, sendo um raro fenômeno geológico formado ao longo de milhares de anos através da ação da natureza.

História[editar]

Paisagem[editar]

Pôr do sol espetacular sobre as dunas!

As Dunas com os lagos no meio são mais espetacular em baixo de sol, quando uma série de sombras entram em jogo. Só depois do nascer do sol é provavelmente o melhor por causa das temperaturas mais baixas.

Flora e fauna[editar]

Areias secas não servem para muita coisa. Alguns pequenos peixes nos lagos, o pássaro ocasional e alguns arbustos ao longo da borda das dunas.

Clima[editar]

Melhor época para visitação é de maio-setembro, após as chuvas, e antes que os lagos sequem. A brisa quase constante pode enganar em pensar que o sol não está ficando com você. Pense outra vez!

Chegar[editar]

Possui uma área 155.000 ha e 70 Km de praia.

O acesso é realizado por via terrestre pela BR 135, por via Marítima, entrando no canal do Rio Preguiças em Atins e por via Fluvial, a partir de Barreirinhas, através do Rio Preguiças.

Por via terrestre, saindo de São Luis, a capital do estado, percorre-se 58 Km até Rosário, e a partir daí mais 22 Km até Morros e 162 Km até Barreirinhas, cruzando-se o trevo para Humberto de Campos.

Por via fluvial, adentra-se através do mesmo Rio Preguiças, a partir de Barreirinhas, onde se pode chegar até Atins, no qual existe uma sede administrativa.

A sede do Parque fica a 2 Km de Barreirinhas, do outro lado do Rio Preguiças, onde se atravessa de balsa. Existem passeios a partir de Barreirinhas, utilizando veículos apropriados, por meio do qual se chega até as Dunas e Lagoas de água doce.

Há três alternativas para se chegar, partindo de S. Luís – MA:

Carro ou van fretada: Saindo de São Luís, capital do Maranhão, percorre-se durante 3 horas em uma estrada nova, a Translitorânea - MA402, até uma cidade do interior do Maranhão, chamada Barreirinhas (principal portão de entrada do parque).

Ônibus: Ônibus partem diariamente do Terminal Rodoviário de São Luís. A duração do percurso é, em média, 4 horas.

Avião bi ou monomotor: Há também a opção de táxi aéreo a partir de São Luís. A duração do percurso é, em média, 50 minutos. A vantagem desse meio de transporte é poder apreciar as belíssimas paisagens aéreas dos Lençóis.

Taxas e Permissões[editar]

Não há taxas nem permissões para se entrar no parque.

Circule[editar]

Veja[editar]

Faça[editar]

Atividades[editar]

Compre[editar]

Coma[editar]

Beba[editar]

Durma[editar]

Hospedagem[editar]

Camping[editar]

No campo[editar]

Segurança[editar]

Partir[editar]

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas

outros sites