Parque Nacional do Monte Roraima

Da Wikitravel
América : América do Sul : Parque Nacional do Monte Roraima

Entenda[editar]

Trata-se de uma área de grande beleza cênica, situada entre a Venezuela e a Guiana. Possui grande potencial turístico e ecológico, que devem ser protegidos e utilizados de maneira racional.

História[editar]

Foi criado em 28 de junho 1989 pelo então presidente da república do Brasil José Sarney, Decreto N° 97.887.

Paisagem[editar]

Monte Roraima

Apresenta Floresta Ombrófila Densa Montana, onde ocorre relativa freqüência das seguintes espécies: Pouteria surinamensis, Ocotea roraimae, Didymopanax sp., Manilkara sp., Qualea schomburgkiana e Jacaratia sp. Na serra do Parimã, observa-se outra fisionomia de porte mais baixo e no Grupo Roraima observou-se a presença de refúgios ecológicos.

Flora e fauna[editar]

Fauna típica da região amazônica, caracterizada pela diversidade de espécies, pela presença de dois ambientes (formações florestais de platô e de montanha) apresentando espécies destas duas áreas.

Clima[editar]

O clima é quente e úmido com 3 meses secos, tropical, com temperaturas médias anuais de 24 a 26° C, sendo a temperatura máxima absoluta de 38° C e mínima absoluta de 12 a 16° C e com pluviosidade que varia entre 1.500 e 1.750 mm.

Chegar[editar]

O Parque fica no Estado de Roraima. Pode-se chegar até ele através de Boa Vista, pela BR-174, de onde se percorre 212 Km até o Posto Integrado de Controle do Parque em Pacaraima. A partir daí, chega-se a Santa Elena de Uairen (Venezuela) por estrada asfaltada. De Santa Helena, é possível chegar ao Monte Roraima de helicóptero (30 a 40 minutos de vôo). Outra opção é seguir de carro até Paraitepuy, de onde uma caminhada de 22 Km leva à base do Monte. De acordo com o Ibama, é possível chegar ao cume em 10 horas de trekking.

Taxas e Permissões[editar]

O Parque não está aberto à visitação pública, mas é possível fazer visitas controladas, com prévia autorização do Ibama.

Circule[editar]

O melhor jeito de conhecer o parque é caminhando ou de bicicleta, mais é um pouco difícil caminhar, pois pelo caminho existem muitas rochas, rios e ventos muito fortes.

Veja[editar]

El Foso
  • El Foso - esta localizado na Venezuela
  • Monte Roraima - Delimitado por falésias de cerca de 1.000 metros de altura, seu platô apresenta um ambiente totalmente diferente da floresta tropical e da savana que se estende a seus pés.
  • BV - 0

Faça[editar]

Atividades[editar]

  • Trilha - A trilha para o Monte é de grande dificuldade, exigindo experiência prévia dos aventureiros.

Compre[editar]

Não existe lojas dentro do parque,mas existe nas cidades próximas.

Coma[editar]

Não tem restaurante dentro do parque mas na estrada e nas cidades próximas existem:

  • Casa Mister W Churrascaria

Rua Monte Roraima - Pacaraima - RR, 69300-000, Brasil Tel: +55 95 3592-1472 ‎

  • Sebastião F Gomes

Av. Brasil, 524 - Pacaraima - RR, 69345-000, Brasil

Beba[editar]

  • Gran Sabana

Carretera Nacional vía Brasil, Santa Elena de Uairen, Venezuela Tel: +58 289-9951810

Durma[editar]

Hotéis são encontrados nas cidades próximas.

Segurança[editar]

Cuidado quando for andar pelo parque, você pode encontrar animas perigosos e o caminho pode ser traiçoeiro.

Partir[editar]

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas

outros sites