Parque Nacional do Itatiaia

Da Wikitravel
América : América do Sul : Brasil : Sudeste : Parque Nacional do Itatiaia

O Parque Nacional do Itatiaia [1] fica na divisa dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, e bem próximo de São Paulo.

Abrigo Rebouças

Entenda[editar]

O parque está dividido em duas partes: a baixa, onde fica a sede e o museu, com acesso a partir da Via Dutra, perto de Itatiaia, e a alta, onde localizam-se o Pico das Agulhas Negras, as Prateleiras e outras formações importantes.

História[editar]

A área do parque, que pertenceu ao Visconde de Mauá, foi adquirida pelo governo federal para assentamento de núcleos coloniais, o que não deu certo. Em 1929, tornou-se estação biológica subordinada ao Jardim Botânico. Data de 1913 a ideia de criação de Parque Nacional, mas isso só ocorreu efetivamente em 1937.

Paisagem[editar]

Paisagem de serra, com florestas densas nas encostas voltadas para o Vale do Paraíba e Campos de Altitude na parte alta, com altitude média de 2500 m.

Flora e fauna[editar]

Nas encostas, a vegetação é de Mata Atlântica, onde são encontrados bugios, quatis e aves diversas. Nos campos, predominam as gramíneas e a fauna é principalmente composta de ratos-do-mato, cachorros-do-mato e até mesmo alguns gaviões.

Clima[editar]

Durante o inverno, as temperaturas diminuem e também a umidade. Não é incomum nevar na parte alta. Em 1985, caiu um metro de neve e a tempertura bateu o recorde de -12ºC. Há na internet várias fotos do pico de Agulhas Negras coberto de branco.

Chegar[editar]

  • Parte Alta - Na BR-116/Via Dutra, pegar em Engenheiro Passos, no Estado do Rio de Janeiro, a apenas 3km da divisa com São Paulo, a BR-354, com destino a Itamonte, em Minas Gerais. Entrando neste Estado, virar à direita na BR 485, uma estrada de terra que dá acesso ao parque.
  • Parte Baixa- Seguir pela Via Dutra até o km 316, onde fica Itatiaia. Depois seguir por 5 km na estradinha que dá acesso ao parque.
Mapa rodoviário de acesso ao Parque e adjacências

Taxas e Permissões[editar]

  • Parte Baixa: R$ 3,00/pessoa; R$ 5,00/automóvel; R$ 10,00/ônibus
  • Parte Alta: R$ 12,00/pessoa; veículo fica na entrada.
  • Horário de funcionamento: das 7h às 17h

Circule[editar]

Existem trilhas até Visconde de Mauá, Maringá e Maromba

Veja[editar]

  • Pico das Agulhas Negras, a 2787 m de altitude e marca da divisa MG/RJ
  • Prateleiras, que proporciona uma visão espetacular do Vale do Paraíba
  • Pedra do Altar
  • Cachoeira do Airuoca
  • Morro do Couto

Faça[editar]

  • Não deixe de entrar embaixo da queda do Véu da Noiva! Não deixe o frio intimidar e entre de uma vez só. Você não vai se arrepender!
  • Trilha Ruy Braga, permitido apenas até o Abrigo Massena com retorno no mesmo dia. Para percorrer toda a trilha, é obrigatório agendamento pelo tel. 24 3352-1461 ou 24 3352-7001, com taxa de R$12 por pessoa, mais R$6 para acampar. Reserva com mínimo de 5 dias de antecedência.

Atividades[editar]

Trilhas ecológicas, acampamento ao ar livre, banhos de cachoeiras e escaladas em rocha.

Compre[editar]

Artesanatos e lembranças da região

Coma[editar]

Fondue de queijo à noite e truta ao molho de amêndoas de dia! Imperdível!

Beba[editar]

Uma água de côco no caminho da cachoeira Véu da noiva. Antes de estacionar, há um senhor com um isopor, muito simpático por sinal. Ele também vende pilhas e até cerveja.

Durma[editar]

Hospedagem[editar]

  • HOSTEL PICUS - Abrigo de montanha próximo a Parte alta do Parque Nacional de Itatiaia, Quarto Coletivos e Quarto de Casal.

Contatos: Telefones:(35)9119-9153,(35)3363-3160 www.picus.com.br

  • Para casais, sugiro a Pousada Esmeralda que fica no caminho do parque nacional e é perfeita para casais (chalés com lareira, estacionamento ao lado do chalé, trilhas ecológicas e uma cachoeira privativa para os hóspedes!) [2]
  • Pousada Alsene, estr. do Abrigo Rebouças, Km 12, Parque Nacional de Itatiaia, tel. 35 3363-1773 e 32 9981-1217
  • Abrigo Rebouças (Parte Alta, dentro do parque). Reservas com a administração do Parque Nacional, tel. 24 3352-1292 e 24 3352-8694
  • A Secretaria de Turismo de Itatiaia [3] informa os hoteis da região. Tel. 24 3352-6777.

Camping[editar]

Ha somente um camping dentro do Parque Nacional, na parte baixa, dentro do Hotel Pousada Aldeia dos passaros. campingaldeiadospassaros.com.br

No campo[editar]

  • Ver possibilidade e disponibilidade na administração do Parque Nacional pelo tel. 24 3352-1292 ou 24 3352-8694

Segurança[editar]

Partir[editar]

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas

outros sites