Parque Nacional Serra da Capivara

Da Wikitravel
Nordeste : Piauí : Sertão : Parque Nacional Serra da Capivara

O Parque Nacional Serra da Capivara fica no sul do Piauí, próximo às cidades de São Raimundo Nonato e Coronel José Dias.

Entenda[editar]

História[editar]

Paisagem[editar]

Flora e fauna[editar]

A vegetação dominante no parque hoje é a caatinga, muito bem adaptada ao clima semi-árido e com muitas espécies endêmicas . Mas ainda se encontram testemunhos do passado: nos baixões e canyons há "ilhas" de florestas semidecíduas e de cerradões. A fauna e a flora são extremamente ricas e representativas da região. Jaguatiricas, mocós, tatus, seriemas, onças, gatos-do-mato, serpentes e morcegos convivem em harmonia com mandacarus. juremas, umbuzeiros, xique-xique, juazeiros e aroeiras, entre outras espécies. Segundo os pesquisadores do Parque, contrariamente aos dias de hoje, chovia muito no sertão há 22 mil anos. Era uma imensa quantidade de água e naquele vale corria um caudaloso rio. O mar chegava até a região (a alta concentração de sal no solo atesta isso). A mega-fauna, abundante até dez mil anos atrás, rondava o Boqueirão da Pedra Furada, onde hoje se concentram as explorações. Manadas de mastodontes e de superlhamas dominavam a paisagem. Os bichos preguiça chegavam a ter oito metros de altura. Dos tigres dente-de-sabre ficou como testemunha uma mandíbula em exposição no museu.

Clima[editar]

Chegar[editar]

Taxas e Permissões[editar]

Circule[editar]

Veja[editar]

Faça[editar]

Atividades[editar]

Compre[editar]

Na Oficina de Cerâmica pode comprar louça do artesanato local. A oficina pode enviar encomendas para outros pontos do país.

Coma[editar]

Beba[editar]

Durma[editar]

Hospedagem[editar]

Hotel Serra da Capivara, é um hotel simples mas com vários apartamentos, situado em São Raimundo Nonato. Serve as várias refeições do dia. Dispõe de uma pequena piscina.

Camping[editar]

No campo[editar]

Segurança[editar]

Partir[editar]

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas

outros sites