Paraná

Da Wikitravel
Brasil : Sul : Paraná

Paraná é um Estado do Brasil, localizado na Região Sul. Possui uma área de aproximadamente 200 mil km quadrados.

Regiões[editar]

Regiões do Paraná
Noroeste
Norte
Oeste
Vales do Iguaçu
Centro e Centro Sul
Campos Gerais
Grande Curitiba
Litoral

Cidades[editar]

Outros destinos[editar]

Entenda[editar]

Chegar[editar]

Circule[editar]

Portal onde se inicia a Serra da Graciosa

A região Norte do Paraná possui grandes cânions, como os da divisa com o estado de São Paulo, na cidade de Sengés, o 8º cânion mais extenso do Mundo no rio e cidade de Jaguariaíva, onde se faz a descida de rafting (atividade turística com botes em corredeira, com equipes que podem ser de iniciantes e veteranos na atividade), e o 6º cânion mais extenso do Mundo, o cânion Guartelá, na cidade de Tibagi. É uma região que também exibe muitas cachoeiras, acessadas por trilhas que requer guiamento, para ótimos banhos em águas cristalinas.

Para ir de Curitiba para o litoral paranaense, siga pela BR-116 para pegar a estrada da Graciosa, umas da primeiras estradas do Paraná, construida a mando do Imperador. São só vinte quilômetros de descida, trechos todos bem conservados, natureza abundante, paradas com quiosque e lanchonetes e riachos. O trecho termina em Antonina, cidade histórica do Paraná.

Outra opção é a BR-277 (trecho pedageado) que também cruza a serra do mar.

Melhor escolha: De trem [1] normal, diariamente (às 8h15) até Morretes e domingos até Paranaguá. Domingos e feriados, de Litorina até Morretes. Tarifas a partir de R$ 49,00 o trecho.

Fale[editar]

Compre[editar]

Coma[editar]

Beber e sair[editar]

Durma[editar]

Aprenda[editar]

Segurança[editar]

Saúde[editar]

Respeite[editar]

Mantenha contato[editar]

Partir[editar]

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas

outros sites