Palmas

Da Wikitravel
Norte : Tocantins : Palmas
Avenida Teotônio Segurado

Palmas é um município brasileiro, capital e maior cidade do estado do Tocantins, na Região Norte do Brasil.

Cidade planejada, localizada no centro do Estado, à margem direita do Rio Tocantins, Palmas possui traçado moderno e arrojado, largas avenidas, diversas áreas verdes, quadras poliesportivas e um forte potencial para o turismo.

Oferece uma boa qualidade de vida e infra-estrutura básica. Cercada pelas serras do Carmo e do Lajeado, tem em seu Distrito, Taquarussu, serras e cachoeiras com quedas d´água de até 70 metros.

Entenda[editar]

É a mais nova das cidades planejadas no Brasil para serem capitais de estado. Foi fundada em 20 de maio de 1989, porém, foi apenas no dia 1º de janeiro de 1990 (pouco mais de um ano após a criação do Tocantins, que ocorreu em 5 de outubro de 1988 com a entrada em vigor da atual Constituição do Brasil), que Palmas se tornou a capital do estado do Tocantins. Demograficamente é a menor capital do Brasil, próximo dos 200.000 habitantes.

Chegar[editar]

De avião[editar]

Palmas possui um aeroporto principal:

Aeroporto de Palmas - Brigadeiro Lysias Rodrigues (PMW)

Fica cerca de 20 km. do centro da cidade, recebe apenas vôos nacionais.

Empresas aéreas que operam no aeroporto: GOL Varig TAM

De carro[editar]

Palmas encontra-se localizada próxima à rodovia BR-153 (Rodovia Transbrasiliana).

O acesso terrestre pela TO-O50 e TO-060 que bifurcam com a BR-153. Dela partem várias ramificações de rodovias estaduais, interligando Palmas ao restante do Tocantins.

De ônibus[editar]

Terminal Rodoviário de Palmas

A Rodoviária propicia à população o embarque e o desembarque de passageiros de forma organizada e confortável. Possui 128 assentos, duas TVs, quatro banheiros, sendo dois masculinos e dois femininos, com aparelhos sanitários adaptados para deficientes físicos. Possui lojas de conveniência e banca de revista, além de estação de tratamento de esgoto, Posto de Saúde, Agência dos Correios, Posto Telefônico, Juizado de Menores, Posto Policial e Praça de Alimentação com quatro estabelecimentos, entre restaurantes e lanchonete.

De barco[editar]

Barco pelo Rio Tocantins

Acesso pela Av. Juscelino Kubitschek, 9 km do Centro. Saídas a cada 30 min, ininterrupta.

Rotas rodoviárias[editar]

A partir de Belém (PA)[editar]

  • Siga pelas rodovias BR-316, BR-010, BR-226, BR-153, TO-342, TO-445 e TO-010.

A partir de Brasília (DF)[editar]

  • Trajeto mais curto: Siga pelas rodovias BR-080, BR-153 e TO-070.
  • Trajeto alternativo: Siga pelas rodovias BR-010, GO-118 e TO-050.

A partir de Cuiabá (MT)[editar]

  • Siga pelas rodovias BR-070 (ou BR-251/MT-140), GO-173, GO-530, GO-164, TO-373, BR-153 e TO-070.

A partir de Goiânia (GO)[editar]

  • Trajeto mais curto: Siga pelas rodovias GO-080, BR-153, GO-080, GO-338, BR-153 e TO-070.
  • Trajeto principal: Siga pelas rodovias GO-080, BR-153 e TO-070.

A partir de Salvador (BA)[editar]

  • Siga pelas rodovias BR-324, BR-116, BR-242, BA-460, TO-040, TO-280 e TO-050/BR-010.

A partir de São Luís (MA)[editar]

  • Trajeto mais curto: Siga pelas rodovias BR-135, BR-226, BR-010, BR-226, BR-153, TO-342, TO-445 e TO-010.
  • Trajeto alternativo: Siga pelas rodovias BR-135, BR-222, BR-010, BR-226, BR-153, TO-342, TO-445 e TO-010.

A partir de Teresina (PI)[editar]

  • Siga pelas rodovias BR-316, BR-135, BR-226, BR-010, BR-226, BR-153, TO-342, TO-445 e TO-010.

Circule[editar]

De ônibus[editar]

O Sistema de transporte é composto, basicamente, por um Eixo Norte-Sul e por linhas alimentadores. O Eixo Norte-Sul começa ao norte do Palácio Araguaia, próximo aos Correios, na Avenida Teotônio Segurado, e termina na ARCA, em Taquaralto(bairro satélite de Palmas). Tem 06 estações de integração, de onde parte várias linhas alimentadoras para as quadras próximas. O preço da tarifa é de R$ 2,50. Cartão permite usar três ônibus diferentes em até duas horas.

Muita atenção antes de usar esse meio para circular pela cidade:

  • Em Palmas como no Rio de Janeiro, os ônibus são identificados por número e não pelo nome;
  • Procure sempre saber via onde o ônibus faz seu percurso, se não prestar atenção, isso pode atrapalhar você.

De carro[editar]

Para circular de carro em Palmas, você tem três opções: alugar um carro, vir com o seu próprio ou utilizar o táxi.

De táxi[editar]

Alugando um.

De bicicleta[editar]

Você pode conhecer Palmas usando uma bicicleta, Palmas possui ciclovias sinalizadas(algumas concluídas e outras em contrução) ligando os pontos de maior movimento e lazer da cidade.

Veja[editar]

Praia da Graciosa

Mirantes[editar]

  • Mirantes da Serra do Lajeado (Morro do Governador e Morro do Chapéu)

Localizados na estrada de acesso à sede administrativa do Parque Estadual do Lajeado (com entrada principal pelo km 31 da rodovia TO-020/BR-010), oferecem vista panorâmica de toda a cidade de Palmas, sendo possível observar inclusive a cidade vizinha de Porto Nacional, além da Serra do Estrondo, em Paraíso do Tocantins. A partir de alguns destes mirantes é possível realizar a prática de Vôo Livre, sendo que no mirante localizado no Morro do Chapéu, está sendo construído o Monumento Palmas para Cristo (réplica da Estátua do Cristo Redentor).

  • Mirante de Taquaruçu

Mirante localizado às margens da rodovia TO-030, no distrito de Taquaruçu.

Praias[editar]

  • Praia do Cajú
  • Praia da Graciosa
  • Praia do Prata

Parques[editar]

  • Parque Cesamar

Possui ampla área verde com trilhas para caminhada, lago onde se pode praticar canoagem, churrasqueiras e bares.

  • Bosque dos Pioneiros

Possui ampla área verde e abriga a feira de artesanato da cidade, aos domingos. > Localizado em frente a prefeitura.

Cachoeiras[editar]

  • Cachoeira do Roncador

Queda de 70 m de altura que termina numa piscina natural com água cristalina e gelada. Acesso por trilha que margeia o Riacho Brejo da Lagoa, na Serra do Lajeado. > Fica situada no distrito de Taquaruçu, às margens da rodovia TO-030.

  • Cachoeira Brejo da Lagoa

Queda de aproximadamente 60 m de altura que termina numa piscina natural com água cristalina e gelada. Abriga um paredão de pedra que reflete a luz do sol nas pequenas gotas que caem, que ao encontrarem a piscina natural produzem cores como um caleidoscópio.

Construções[editar]

  • Palácio Araguaia

Construção com 14 mil m², feita em vidro e concreto aparente, com quatro pavimentos, no local onde foi rezada a primeira missa da Cidade. Abriga os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. É o marco zero. > Praça dos Girassóis.

  • Praça dos Girassóis

Praça situada no Marco do Centro Geodésico do Brasil, abriga uma Rosa dos Ventos e seu piso apresenta painéis que remetem-nos as etnias indígenas do Tocantins, representadas pelos povos Apinajé, Khahô, Xerente, Karajá, Javaé e Xambioá.

  • Cruzeiro de Palmas

Monumento inaugurado em 1989, feito em pau-brasil retirado de uma árvore da Serra do Carmo. À sua sombra foi celebrada a primeira missa em ação de graças pelo lançamento da Pedra Fundamental. Tombado em 2000.

  • Memorial Carlos Prestes

Com o traço característico de Oscar Niemeyer, no centro da cidade, na Praça dos Girassóis.

  • Palacinho

Construção de 1989, feita em madeira de lei (jatobá), com o sistema de montagem pré-fabricado, foi o primeiro prédio a ser construído no ano da instalação de Palmas e sede do poder executivo de 1989 a 1991. Tombado pelo Governo do Estado em 1992. Atualmente abriga um Museu.

Templos[editar]

  • Catedral Metropolitana de São José

Museu[editar]

  • O Palacinho
Espaço Cultural de Palmas

Centros Culturais[editar]

  • Espaço Cultural de Palmas

Oferece oficinas de arte que se transformam em exposições e apresentações; e filmes culturais. Abriga o Theatro Fernanda Montenegro, a Sala Sinhozinho, a Biblioteca Jaime Câmara, o Centro de Criatividade, a Grande Praça e a Secretaria Municipal de Cultura. >Acesso na Av. Teotônio Segurado.

Monumentos[editar]

  • Monumento Palmas para Cristo

Réplica do Cristo Redentor (atualmente em construção) localizada no topo do Morro do Chapéu, na Serra do Lajeado. O local também é um mirante de onde se pode observar grande parte do Plano Diretor de Palmas.

Faça[editar]

Trilhas[editar]

  • Trilha do Brejo da Lagoa

Localizada na Serra do Lajeado, dá acesso às Cachoeiras do Roncador.

Compre[editar]

Coma[editar]

Beber e sair[editar]

Durma[editar]

Mantenha contato[editar]

O código de área de Palmas é 63. A cidade conta com as empresas de telefonia celular BRASIL TELECOM, CLARO, TIM, VIVO e OI.

Cep: 77000-000.

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas