Niue

Da Wikitravel
noframe
Localização
noframe
Bandeira
Ne-flag.png
Informações Básicas
Capital Alofi
Governo Democracia parlamentarista em livre associação com a Nova Zelândia
Moeda Dólar da Nova Zelândia (NZD)
Área 260 km2
População 2.166 (est. julho 2006)
Idioma Niueano, uma língua polinésia, similar ao tongano e ao samoano; inglês
Religião Ekalesia Niue (protestante) 75%, mórmons 10%, outras 15%
Eletricidade 240V/50Hz
Código telefônico 683
Internet TLD .nu
Fuso horário UTC-11

Niue é uma pequena ilha na Oceania localizado aproximadamente a meio caminho entre Tonga e Ilhas Cook.

Entenda[editar]

A distância, assim como as diferenças culturais e lingüísticas entre os polinésios de Niue e os do resto das Ilhas Cook, levaram a uma administração independente. A população da ilha continua diminuindo (o pico populacional do país ocorreu em 1966, quando chegou a ter 5.200 habitantes), com emigração massiva à Nova Zelândia, distante 2.400 km a sudoeste. O país tornou-se independente em livre associação com a Nova Zelândia em 1974. Os assuntos domésticos são de responsabilidade do governo local, enquanto os assuntos estrangeiros e defesa ficam por conta dos neozelandeses.

A economia sofre dos problemas típicos das ilhas do Pacífico: isolamento geográfico, falta de recursos e população pequena. Os gastos do governo superam as receitas, e os salários públicos são pagos com a ajuda da Nova Zelândia, mesmo depois de o país ter reduzido seus serviços pela metade. A agricultura é basicamente de subsistência, embora exportem-se algumas safras. A venda de selos postais para colecionadores é muito importante para a receita do país. Os esforços para aumentar o PIB incluem a promoção do turismo e no implemento de serviços financeiros.

A palavra "Niue" não é empregada localmente para designar a ilha, mas sim para dizer "Olhe! Tem um coco ali!". O Capitão Cook chamou o lugar de "Ilha Selvagem", por pensar erradamente que os nativos que vieram cumprimentá-lo estavam pintados com sangue.

Niue é uma das maiores ilhas de coral do mundo, com falésias calcárias ao longo da costa e um platô central. As chuvas ocorrem principalmente entre novembro e abril.

Cidades[editar]

Mapa de Niue

Chegar[editar]

De avião[editar]

A maneira mais fácil de se chegar ao país é a partir de Auckland. Evite marcar passagens em feriados, como o da Páscoa, quando os niueanos vão para casa e as passagens ficam bem mais caras. A Air New Zealand é a única empresa a operar regularmente no país, com um único vôo semanal.

De barco[editar]

Não há portos naturais em Niue. Uma ligação semanal por ferry com Tonga e a cada três dias com as Ilhas Cook.

Circular[editar]

Alugue um carro ou bicicleta ao chegar na ilha. Não existe um sistema de transporte público. Dar a volta ao redor da ilha, de carro, demora aproximadamente 40 minutos, pela única via pavimentada existente. Uma licença local é exigida e pode ser obtida no Departamento de Polícia.

Alofi e todas as outras aldeias são pequenas o suficiente para caminhar. Andar de bicicleta ao redor da ilha leva cerca de três horas. Não há nenhum mal em andar ao redor das aldeias e na cidade, pois é perfeitamente seguro e uma boa maneira de capturar e interagir com a própria cultura Niue.

Fale[editar]

Inglês neozelandês; o niueano está em rápido declínio.

Compre[editar]

As lojas de Niue têm produtos de primeira necessidade. No centro comercial de Alofi é possível encontrar lembranças.

Custos[editar]

Devido ao fato de que quase tudo tem que ser importado, Niue é um pouco mais caro do que a Nova Zelândia. Frutas e vegetais frescos são mais baratos, no entanto. Os produtos de tabaco são muito mais baratos, devido à falta de impostos. O álcool é bastante caro. Depois de ter comprado o seu alimento e pago para o seu carro de aluguer e seu combustível, não há muito mais o que gastar o seu dinheiro, embora algumas turnês poderia valer a pena e são mais um bom valor. Explorando as cavernas, abismos e faixas de mar.

Coma[editar]

Há vários restaurantes em Alofi não muito caros.

Não há grandes redes de fast-food no país... a menos que você voe para Nova Zelândia ou Austrália. Traga um senso de aventura culinária. As especialidades locais incluem uga (caranguejo coco), qualquer coisa com coco, e assim por diante. Se você gosta de frutas tropicais você vai se divertir em Niue: maracujá, mandioca, inhame, baunilha, Kumara, e vários outros frutos estão disponíveis, mas pode ser um pouco difícil de encontrar para comprá-los - experimente o mercado em Alofi, ou várias barracas de beira de estrada. O supermercado tem uma seleção limitada.

Beba e saia[editar]

A água de coco é muito refrescante e um reidratante natural em um dia quente e úmido.

Durma[editar]

É aconselhável fazer uma reserva com antecedência, mas não é necessário.

Há uns oito hotéis na ilha, os quais devem ser reservados com bastante antecedência. Há também vários campings no país, desde que você não está em terras privadas, mas é altamente não recomendada devido aos mosquitos . É também possível ficar na casa dos habitantes. A maioria dos lugares para ficar em ou perto Alofi, e há uma ou duas opções que vão para Avatele. A acomodação é inexistente no lado leste da ilha, a menos que você tenha amigos lá.

Aprenda[editar]

Há um pequeno campus: Universidade do Pacífico Sul [1]. Há apenas uma escola secundária e uma escola primária. No entanto, você pode aprender muito sobre a história e a cultura de Niue apenas por falar com pessoas mais velhas que sabe das histórias da ilha .

Trabalhe[editar]

Oportunidades para trabalhar em Niue são extremamente limitados. Cargos de ensino podem estar disponíveis em algumas das escolas primárias, e sucesso nos negócios também é uma possibilidade.

Segurança[editar]

A ilha é extremamente segura. A única prisão opera em regime aberto. Crime é extremamente mínima, se não inexistente, e não é incomum para os turistas a conhecer o Premier.

Usar um capacete enquanto anda de bicicleta, porque um acidente seria catastrófico e os principais centros médicos mais próximos são na Nova Zelândia e Austrália. O único hospital é pouco mais que um consultório de clínica geral, e combinado com o fato de que há apenas um vôo por semana este não é um bom lugar para ter um acidente ou doença grave. Seguro de viagem é altamente recomendável. Os cintos de segurança em veículos não são obrigatórias, mas é aconselhável usar um de qualquer maneira.

Saúde[editar]

Niue Foou Hospital é um hospital básico está localizado perto do aeroporto. As evacuações médicas podem ser organizadas para a Nova Zelândia, se necessário, mas use o bom senso e faça um seguro de viagem.

Não há cobras ou insetos venenosos. Não há malária, mas os mosquitos são terríveis durante a estação chuvosa (dezembro-março). A dengue existe em Niue. Tome as devidas precauções.

Respeite[editar]

Domingo é um dia especial reservado, para maior parte da população, de ir a igreja de Niue. Pesca, caiaque e mergulho é proibido por lei no domingo. Natação também é proibido no domingo, mas, na prática, você pode nadar em muitos locais longe das aldeias, sem qualquer ofensa para os moradores.

Não nade nu ou de topless, e não nade onde os moradores pesca durante a época de desova. Acene para todos quando eles passam por você.

Niueanos estão entre as pessoas mais simpáticas do mundo. Se eles são capazes de ajudá-lo, eles vão. Recusando-se a oferta de jantar ou uma xícara de chá pode ser considerado ofensivo.

Niue é uma ilha muito conservadora. E não vos embriagueis, como os habitantes locais (principalmente policiais) não vê com bons olhos as pessoas se embriagando e, em seguida, causando problemas. Há relatos de pessoas que foram deportadas para este tipo de infracções. Além disso, os casais homossexuais devem estar atentos para a cultura e as gerações mais velhas.

Mantenha contato[editar]

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas

outros sites