Nelas

Da Wikitravel
Este artigo ou secção não está de acordo com nosso manual de estilo e precisa ser editado. Por favor mergulhe fundo, dê-lhe um pouco de sua atenção e ajude-o a melhorar!

Nelas, Coração do Dão, é a sede do Concelho de Nelas com aproximadamente 4500 habitantes e com a área de 21,47 km2. Situada no Planalto Beirão, entre a serra da Estrela, a mais alta de Portugal de valor orométrico de 1990 metros, e no lado oposto a Serra do Caramulo. A altitude de Nelas é de 443 metros.

Entenda[editar]

A sua localização priveligiada no centro de Portugal, é uma vila moderna e industrial com 3 Zonas Industriais, onde grandes e médias empresas se têm estabelecido nos últimos anos. O Feriado Municipal de Nelas é a 24 de Junho. A Câmara Municipal de Nelas fica na lindissima Praça do Município, onde se realiza todos os anos e normalmente no primeiro fim-de-semana de Setembro a famosa Festa e Feira do Vinho Dão, em que participam vários expositores da região Demarcada do Dão, assim como expositores de Artesanato.

Chegar[editar]

Pertence ao Distrito Administrativo de Viseu e à região de Turismo do Centro de Portugal. Fica a 22 Km de Viseu, a 77 Km de Coimbra, a 133 km do Porto e a 280 Km de Lisboa. Tem uma rede rodoviária e ferroviária considerável e de fácil acessos, quer por carro, quer por comboio com ligações directas e diárias a Lisboa, de duração de 3 horas e 15 minutos.

Circule[editar]

Veja[editar]

Os dois edificios que merecem ser referenciados por serem considerados de Valor Concelhio são:

  • O Solar do General José de Tavares, também conhecido pela Casa de Tavares, sito no Largo General José de Tavares, foi construído no século XVI. Desde então, sofreu profundas alterações, tais como no início do Século XIX a destruição da capela e em meados do mesmo século, a passagem duma das ruas principais de Nelas, que reduziu o jardim consideravelmente. É o únci Solar em Nelas com brazão. Foi classificado de Valor Concelhio pelo Decreto nº 129/77.
  • A Casa dos Rosados sita na Rua Dr. Abel Pais Cabral, foi construída na década de 1840 de arquitectura ntipica da Região. Foi classificada de Valor Concelhio pelo Decreto nº 67/97.

A arquitectura do início do século XX também está representada nas moradias sitas nas ruas principais de Nelas, nomeadamente na Rua Dr. Eurico do Amaral, na Rua Luís de Camões e na Rua Sacadura Cabral. O início do século XXI é representado na Rotunda do milénio com uma escultura imponente.

  • REGIÃO DEMARCADO DO VINHO DO DÃO

O vinho do Dão é originário na Região do Dão e demarcado por legislação de 1908 e 1912, embora no século II a.C. jà fosse conhecido como um excelente néctar. É dotado dum sabor e cor muito própria, sendo um dos melhores vinhos de mesa de Portugal. Com uma graduação que ronda os 12 graus, os tintos são perfumados, encorporados, aveludados e de cor rubi; sendo os vinhos brancos leves, de cor cítricas, aroma suave e sabor frutado. As castas da Região demarcada dos vinhos tintos são a Touriga Nacional, a Alpacheiro Preto, Bastardo, Jean, Tinta Pinheira e tinta Roriz; sendo para os vinhos brancos Encruzado, Assário Branco, Barcelo, Barrada das Moscas, Cercial e Verdelho. O Centro de Estudos Vitivinílocas do Dão sito Quinta do Cale na Rua Engenheiro Alberto Cardoso de Vilhena em Nelas, foi fundada em 1946 tendo como objectivos garantir a genuinidade e qualidade dos vinhos e outros produtos vínicos, assim como desenvolver actividades de experimentação, demonstração e de apoio à vitivinicultura da Região Demarcada do Dão. O vinho do Dão pode ser comprado em diversos locais, nomeadamente em Nelas na Vinícola de Nelas, Lda sita na Avenida da Liberdade, na Adega Carvalhão Torto, nos Armazéns José Marques Loureiro, assim como no comércio tradicional tanto a nível nacional como no estrangeiro.

  • REGIÃO DEMARCADO DO QUEIJO DA SERRA DA ESTRELA

A Região Demarcada do Queijo Serra da Estrela, por Decreto Regulamentar nº 42/85, de 5 de Julho, engloba uma superfície total de 3143,16 km2, e abrange todas as Freguesias dos Concelhos de Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia, Mangualde, Manteigas, Nelas, Oliveira do Hospital, Penalva do Castelo e Seia. A Confraria do Queijo da Serra foi fundada em 1989, tendo como objectivos a defesa, valorização e divulgação do Queijo da Serra, incluido a apreciação da produção do mesmo que é feito a partir do leite cru das ovelhas da Serra da Estrela. É vendido de Norte a Sul do país, tanto no comércio tradicional, como nas grandes superficies ou directamente nos productores do Queijo da Serra D.O.P. (Denominação de Origem Protegida). Em Nelas, com a marca Quinta do Lameiro Longo, pode ser comprado e encomendado por e-mail ou comprar directamente nos Armazéns José Marques Loureiro sito Largo Vasco da Gama.

Faça[editar]

Com inúmeras possiblidades de lazer, desde os itinerários culturais, arqueológicos, arquitectónicos, às estadias de bem-estar nas Termas e SPA das Caldas da Felgueira.

Coma[editar]

Para degustar a conhecida gastronomia tipíca da Região, os restaurantes locais tais como Os Antónios, a Quinta do Castelo, o Brazão, A Tasquinha, etc. oferecem uma vasta selecção de pratos tradicionais e regionais. Devido a Nelas estar situada em duas importantes rotas Demarcadas, a rota do vinho do Dão e a rota do queijo da Serra, localmente encontram-se esses produtos para venda directa ao consumidor. E, nomeadamente no Restaurante Bem-Haja na Rua da Restauração, além de apresentar na sua ementa os pratos típicos da região, tem pratos exclusivos confeccionados a partir de receitas criadas por uma das antigas e tradicionais famílias de Nelas. Além do excelente menu, o Restaurante tem a “Sala do Vinho” onde se pode apreciar vinho de alta qualidade para degustação local e respectiva compra, assim como desfrutar o afamado Queijo da Serra D.O.P.

Durma[editar]

O alojamento é vasto e de categorias diversas, podendo-se escolher entre os Hotéis, as Pensões, os apartamentos Turísticos, o Turismo de Habitação e o Agro-Turismo:

  • Nelas ParQ Hotel, Avenida Dr. Fortunato de Almeida, +351 232 941 470 (, fax: +351 232 944 914).  editar
  • Grande Hotel das Caldas da Felgeira, Av. António Marques - Caldas da Felgueira; ~ 5km, +351 232 941 740 (, fax: +351 232 949 487), [1].  editar
  • Hotel Pantanha Apartamentos nas Caldas da Felgueira, Av Dr Aurelio Gonçalves. checkin: A partir de 14:00 h; checkout: 08:00 - 12:00 horas. Se retire para o campo português neste hotel que tem uma vista impressionante para a Serra da Estrela. Participe das atividades ao ar livre e desfrute do espaço e das vistas ao redor do hotel. O Hotel Apartamento Pantanha está situado em Caldas da Felgueira, ao sul de Viseu, longe da agitação da cidade, mas perto da estrada principal, ideal se quer explorar a área de carro.  editar
  • Apartamentos Turísticos D. Natália nas Caldas da Felgueira.  editar
  • Casa Castenda Apartamento Turístico nas Caldas da Felgueira.  editar
  • Pensão Moderna nas Caldas da Felgueira, Avenida Dr. Aurélio Gonçalves(Caldas da Felgueira), +351 232940038 (fax: +351 232949999).  editar
  • Pensão Mondego.  editar
  • Residencial Linda Vista** nas Caldas da Felgueira, Rua António Marques Pais, +351 232 944 583.  editar
  • Residencial Linda Vista nas Caldas da Felgueira.  editar

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas

outros sites