Natal

Da Wikitravel
Leste : Natal

Natal é a capital do Estado do Rio Grande do Norte, na Região Nordeste do Brasil, com cerca de 800 mil habitantes. Também conhecida como Cidade do Sol, é um forte pólo turístico.

Entenda[editar]

Natal foi fundada pelos portugueses em 1599, invadida e ocupada pelos holandeses de 1633 a 1654. É a capital mais próxima das ilhas oceânicas brasileiras, das quais se destaca o arquipélago de Fernando de Noronha.

Chegar[editar]

De avião[editar]

O Aeroporto Internacional Augusto Severo (NAT) recebe vôos charter e regulares de várias cidades européias.

De barco[editar]

De ônibus[editar]

A rodoviária fica localizada no bairro da Cidade da Esperança.

De carro[editar]

  • Pela BR-101 vindo de vários estados vizinhos (Paraíba, Pernambuco, etc.).
  • Do litoral norte pela Ponte Newton Navarro.
  • Do litoral sul pela Rota do Sol.

Entre outros.

Circular[editar]

Imagem Noturna de Natal.

De comboio/trem[editar]

  • Existem duas linhas de trem que percorrem alguns bairros. Infelizmente, esse sistema é desconfortavél e precário, porém, muito mais barato que os outros meios de transportes existentes na cidade.

De ônibus[editar]

Quanto aos ônibus as únicas coisas a se observar são:

  • Em Natal, os ônibus são identificados pelo número e pelo bairro em que ele sai, e o último bairro a chegar (Exemplo: 75 - Parque das Dunas - Ribeira, sendo Parque da Dunas, o bairro em que o ônibus deu partida, e Ribeira, sendo o último bairro do percurso do ônibus - mas atualmente essa regra não está sendo seguida pelas empresa de ônibus - então qualquer dúvida é só perguntar ao motorista).
  • Não existe ônibus com ar-condicionado.
  • Procure sempre saber por onde o ônibus faz seu percurso, se não prestar atenção, isso pode atrapalhar você. Qualquer dúvida, peça ajuda ao motorista ou cobrador.

Portanto, não se preocupe quanto ao transporte. Dispondo de um mínimo de dinheiro, você poderá fazer passeios por qualquer um dos transportes, sem gastar muito como você poderia gastar em outras cidades.

De carro[editar]

Para circular de carro em Natal, você tem três opções: alugar um carro, vir com o seu próprio ou utilizar o táxi.

Veja[editar]

Em Natal[editar]

  • Morro do Careca
  • Teatro Alberto Maranhão
  • Museu Câmara Cascudo
  • Fortaleza da Barra do Rio Grande (Forte dos Reis Magos)
  • Parque das Dunas

Segunda maior reserva de mata atlântica do Brasil - lá você encontra raridades desse bioma brasileiro que em outras regiões do Brasil já foi completamente devastado. Trilhas, passeios e shows com artistas da terra são as principais atrações do Parque das Dunas, um patrimônio da humanidade.

  • Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte
  • Capitania das Artes
  • Pórtico dos Reis Magos (pórtico que fica na entrada da cidade dando boas-vindas a quem chega nela - é composto por uma estrela que passa por cima da BR-101 e Estátuas dos Três Reis Magos na margem direita)
  • Ponte de Todos Newton Navarro
  • Torre (Árvore) de Natal em Mirassol

Próximos a Natal[editar]

  • Maior Cajueiro do Mundo (localizado no município vizinho Parnamirim)
  • Castelo Di Bivar (um castelo renascentista a 219km de Natal no município de Carnaúba dos Dantas).
  • Parrachos de Maracajaú (piscinas naturais na Praia de Maracajaú a 60km de Natal)
  • Açude Gargalheiras (uma enorme queda d'agua podendo ser vista de cima do açude, localizado em Acari, a 210km de Natal)
  • Pico do Cabugi (um vulcão extinto no município de Angicos)
Praia de Ponta Negra com o Morro do Careca ao fundo e do lado direito o bairro Ponta Negra.

Praias[editar]

  • Praia de Cotovelo
  • Praia de Genipabu
  • Praia de Santa Rita
  • Praia da Redinha
  • Praia do Forte
  • Praia do Meio
  • Praia dos Artistas
  • Praia de Areia Preta
  • Praia de Ponta Negra

Praias próximas de Natal[editar]

  • Praia dos Afogados
  • Praia de Maracajaú
  • Praia de Muriú, Jacumã e Porto Mirim (a 35km de Natal no município de Ceará Mirim)
  • Praia de Cotovelo, Pirangi do Norte, Pirangi do Sul, Pirambúzios e Búzios
  • Praia de Pipa (a 85km de Natal no município de Tibau do Sul)

Faça[editar]

Eventos[editar]

  • Carnatal - a maior micareta do Brasil (no Guiness Book está inscrito como o maior bloco de rua do planeta) http://www.carnatal.com.br
  • Natal em Natal - vários shows durante o Natal e Reveillon, festas folclóricas, show de fogos e etc. fazendo desse o terceiro maior Natal do Brasil e o verdadeiro Natal em Natal.
  • Site Completo sobre Natal: http://www.natalpraias.com.br

Atividades[editar]

  • Seatour [1] - Passeios de barco e buggy para Praia de Pipa, o litoral norte, a Baía Formosa, e outros destinos.
  • Natal Praias-http://www.natalpraias.com.br- Passeios de Buggy, Mergulhos,Pipa e muito mais. Confira, e desfrute dos melhores passeios.

Aprenda[editar]

Trabalhe[editar]

  • Turismo - O turismo é muito forte na cidade, principalmente para quem trabalha com hotéis, pousadas e alimentação.
  • Construção - Devido ao aumento da especulação imobiliária, a cidade está virando um verdadeiro canteiro de obras - sem a cidade perder seu brilho, claro. O mercado da construção residêncial está em crescimento ultimamente.
  • Comércio - Muitas empresas estão chegando a cidade - principalmente supermercados e hipermercados.

Compre[editar]

Os principais shoppings centers da cidade:

  • Shopping Midway Mall [2] - Localizado no bairro de classe media-alta Tirol na Zona Sul da cidade, é o quarto maior shopping center do Brasil (em área construída) com mais de 200 lojas, 10 lojas âncoras (entre elas: C&A, Riachuelo, Livraria Saraiva, GameStation e muitas outras), 35 lojas fast-food e restaurantes (entre eles McDonald's, Bob's, Habib's, Burguer King, Casa do Pão de Queijão, Pitts Burg, etc.) além de sete salas de cinema da rede Cinemark, um hipermercado Extra e 3.500 vagas de estacionamento totalmente gratuitas.
  • Natal Shopping [3] - Localizado na BR-101 na Zona Sul da cidade, conta com mais de 120 lojas e 3 lojas âncoras (C&A, Lojas Americanas e Rio Center), além de dispor de várias grifes nacionais e internacionais e duas praças de alimentação. Conta com 900 vagas de estacionamento.
  • Praia Shopping [4] - O shopping mais próximo da Praia de Ponta Negra conta com mais de 110 lojas e vários quiosques, uma praça de alimentação coberta ao ar livre, além de sete salas de cinema da rede Moviecom e mais de 580 vagas de estacionamento, em um edifício-garagem.
  • Norte Shopping [5] - O primeiro e (até agora) único shopping center da Zona Norte de Natal (área em ascenção econômica) conta com mais de 100 lojas (entre elas C&A, Lojas Marisa, O Boticário, entre outras), uma praça de alimentação (com McDonalds, Bob's, Habib's, Mister Pizza, Pitss Burg, entre outros) com vista estupenda pra toda a cidade. Conta ainda com o hipermercado Carrefour e 1.200 vagas de estacionamento.

Coma[editar]

Geralmente, pela Avenida Salgado Filho, Avenida Roberto Freire e Via Costeira existe bons restaurantes que satisfazem os paladares mais exigentes. Um dos mais conhecidos restaurantes é o "Tabua de Carne". Natal possui lojas de algumas das principais cadeias de fast-food do mundo, incluindo Mc Donald's, Subway e Burger King. Quanto ao fast-food nacional, em Natal você encontra lojas da Bob's, Casa do Pão de Queijo, Habib's, entre muitos outros, incluindo a rede potiguar Pitt's Burg. As lojas se localizam nos principais shoppings da cidade, supermercados ou em locais de ruas estratégicos.

Econômico[editar]

Restaurante "O Peixe", com vários pratos típicos, principalmente que levam o tão desejado camarão.

Médio[editar]

Restaurantes japoneses como o Hikari, Ira Chai e Kami Kazi. Restaurantes de comida tailandesa: Hua da Li Restaurantes de comida regional: Tábua de Carne, Mangai e Pinga Fogo. Restaurantes de massa italiana: Mazzano e Famiglia Reis Magos.

  • Mangai, Av. Amintas Barros, 3.300 - Lagoa Nova. Tel. 3206-3344. [6]

Esbanje[editar]

Restaurante Abade e Duas Marias (comida portuguesa), Guinza e Ocean Palace (comida japonesa), Camarões Potiguar, Sal e Brasa (rodizio de carnes)...

Beba e saia[editar]

Em Natal, há diversas barracas de praia localizadas principalmente na praia de Ponta Negra.

Durma[editar]

Econômico[editar]

  • Pousada Cauim, Ponta Negra, +55 84 3642.1615, [7]. checkin: 14:00; checkout: 12:00. Quartos coletivos a partir de R$ 45,00; existem também quartos de solteiros e de casal. Em total 10 quartos todos fornecidos de frigo-bar, TV a cabo, ventilador de teto, condicionador inverter e chuveiro elétrico. O café da manhã está incluído, Wi-Fi grátis; câmaras e vigilante noturno.  editar

  • Residencial Ponta Negra Flat - Rua Afonso Magalhães, 496 - Ponta Negra. Tel. 84 8845-9963 [8]

Médio[editar]

  • Pousada La Luna - Rua Francisco Gurgel, 9.045 - Ponta Negra.

Tel.84 3642-1349 [10]

  • Pizzato Praia Hotel Rua Pedro Fonseca Filho, 291 - Ponta Negra.

Tel.84 4006-0600 [11]

Esbanje[editar]

  • Pestana Natal Beach Resort, Av. Senador Dinarte Mariz 5525 Via Costeira - Natal, +55 84 3220 8900 (, fax: +55 84 3220 8920), [13].  editar
  • Hotel Alimar, R. Ver. Manoel Sátiro 75 Ponta Negra - Natal, +55 84 3236-3671 (fax: +55 84 3236-3349), [14].  editar
  • Serhs Natal Grand Hotel, Av. Via Costeira, 6045 - Natal, +55 84 4005-2000 (, fax: +55 84 4005-2001), [15]. checkin: 2:00pm; checkout: 12:00am.  editar

Mantenha contato[editar]

O DDD (código de área) da cidade e do estado é o 84. A cidade dispoe cobertura das operadoras Oi, TIM, Claro e Vivo.

Segurança[editar]

Natal (apesar de ser a capital mais segura do Brasil segundo o IPEA) sofre com problemas de violência assim como a maioria das grandes cidades brasileiras. É certo que para os turistas esse problema não é tão sentido, visto que os lugares onde estes frequentam são razoavelmente policiados (por exemplo, a orla da Praia de Ponta Negra é totalmente vigiada por câmeras). Existe a polícia do turista (Police Tourist) - uma maneira criada para tentar barrar os avanços da violência contra o turista. Geralmente, trechos fora da Zona Sul ou de shopping centers apresentam um certo transtorno para os visitantes.

A praia da Ponta Negra não é segura. Há assaltos armados na praia cheia de gente durante o dia. Evite levar qualquer objeto de valor, principalmente celulares e câmaras. A area ao redor do centro de turismo também é frequentado por ladrões.

Saúde[editar]

Cotidiano[editar]

Partir[editar]

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas

outros sites