Medina (Minas Gerais)

Da Wikitravel

Entenda[editar]

vista parcial de medina

Cidade localizada no Estado de Minas Gerais, vale do Jequitinhonha, foi fundada em 22 de maio de 1824, tem uma população próxima de 30.000 habitantes,com cerca de 24.000 na área urbana e 6.000 na Zona Rural. Fazem parte do Município os distritos de Tuparecê e General Dutra, além de várias comunidades rurais. Medina se destaca no cenário mundial através do ramo de mineração - extração do granito e pedras preciosas. É uma cidade hospitaleira e acolhedora, e isso faz com que os seus visitantes voltem sempre, seja para rever amigos, seja para participar das festas populares, que ocorrem, especialmente, no período de Maio a Junho. Seu aniversário é comemorado no dia 22 de Maio.

Chegar[editar]

Localização de Medina em Minas Gerais

Medina fica cerca de 660 km da capital mineira Belo Horizonte, pela BR-116 e BR-381. Suas cidades vizinhas e limítrofes são: comercinho(44 Km no sentido oeste a partir da LMG-650),Itaobim(45 Km no sentido sul pela BR-116)e Pedra Azul(Seguindo ao norte pela BR 116 e a leste pela BR-251.

Avião[editar]

A cidade não conta com aeroporto, mas o visitante poderá se utilizar do terminal mais próximo, em [Vitória da Conquista, cidade baiana, que dista cerca de duas horas de Medina. De lá, o acesso se dá pela BR 116, sentido Belo Horizonte, de carro ou ônibus.

Ônibus[editar]

A partir das principais capitais brasileiras, Belo Horizonte, São paulo, Rio de Janeiro e Salvador, provavelmente, você encontrará uma passagem direta ou indireta, através de empresas que trafegam pela BR 116 - a cidade fica às margens da rodovia-, até medina.

Carro[editar]

Para chegar até medina o acesso se dará, quase sempre, pela BR-116; de Belo Horizonte siga pelo Norte,de Brasilia o melhor caminho, e de menor distância, é via Montes Claros/MG, sempre procurando a BR 116,nesse caso ao sul, do Rio de Janeiro segue o oeste e de Salvador siga sentido pelo Sul.

Circule[editar]

À pé[editar]

A melhor e mais divertida maneira de conhecer a cidade é caminhando, há trechos íngremes (ladeiras)mas, sem pressa, o passeio pode ser divertido. O comércio local é centralizado e bastante variado, o visitante poderá comprar artigos artesanais e lembranças de sua passagem pela cidade no mercado municipal. As ruas, em sua maioria, possuem pavimentação tipo paralelepípedos e bloquetes, o que aconselha o uso de tênis ou sandálias. Na área central, existem duas belas e agradáveis praças para se passear, ambas com banquinhos para descanso e uma boa prosa.

Carro[editar]

A grande dificuldade é estacionar no centro na maior parte do dia. Os estacionamentos públicos são insuficientes, o que complica andar de carro,mas a maioria das ruas são tranquilas, sem muito movimento. A área central, com muitas ruas estreitas, não é muito gentil com veículos grandes.

Veja[editar]

Igreja matriz de medina
  • Praça Santa Rita
  • Praça Dr. Max Machado
  • Praça Nuno Melo
  • Igreja matriz
  • Avenida Afonso Pena

Faça[editar]

  • Escaladas & caminhadas

A cidade é cercada por montanhas e grandes maciços de granito onde você poderá, sozinho e/ou com seus amigos, fazer escaladas e caminhadas, (peça sempre autorização ao proprietário da terra, pois não existem parques nem reservas públicos). Não existem guias profissionais, mas é fácil achar alguém que conheça as cercanias.

  • Vida Noturna

A cidade conta com barzinhos, pizzarias, sorveterias, quiosques e casas noturnas,com destaque para a danceteria Roda Viva e a casa de shows Rancho do Tio Paraguay. O grande point da cidade é a Avenida Afonso Pena;ampla e plana, alegre e movimentada é o local onde acontecem as principais festas da cidade, Festa da Dona Xepa e Cabeça da Leitoa. Lá existem botecos pra todos os gostos, mas o da hora é o Bar do Lucas, com excelente atendimento, petiscos e pratos variados (a carne de sol ou alcatra com mandioquinha é uma delícia, além do badalado File de salmão grelhado com batatas sauté) e cerveja bem gelada

  • Clubes e Rios

Há somente um clube com duas piscinas na cidade onde, mediante pagamento, qualquer pessoa poderá frequentar. Há, também, na zona rural, pequenos córregos para nadar, sendo os mais próximos e conhecidos o Córrego do Cachorro e o Sapucaia, este último com cachoeira.

Compre[editar]

  • Comercial barros,Rua Olinta de Melo,250.Tel(33)3753-1518 um ótimo lugar para comprar gêneros alimentícios,higiene pessoal,bebidas,etc.
  • Não deixe de experimentar o queijo e a cachaça locais, de excelente qualidade.

Coma[editar]

  • Paraguai Lanches, Pc Dr Max Machado - Centro, (33) 3753-1443.  editar
  • Decobar Restaurante, Av. Luiz Tanure, S/N - Centro, (33) 3753-1409.  editar
  • Sorvegel, R. S. Geraldo, 34 - Centro, (33) 3753-1169.  editar
  • Churrascaria e Lanchonete Medina, Pc Max Machado, 302 - Centro.  editar

Beber e sair[editar]

Bar[editar]

  • Bar da Loira, Rua Magalhães Pinto, 99, (33) 3753-1015.  editar

Casa noturna[editar]

  • Roda viva disco show, Pc Dr Max Machado - centro, (33) 3753 – 1501, [1].  editar

Durma[editar]

  • Hotel Samaive, Pc Dr Max Machado, 396 lj A - Centro, (33) 3753-1002.  editar
  • Hotel Villas, Pc Max Machado, 355 - Centro.  editar

Partir[editar]

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas

outros sites