Mali

Da Wikitravel
África : Saara : Mali
noframe
Localização
noframe
Bandeira
Ml-flag.png
Informações Básicas
Capital Bamako
Governo República
Moeda Franco CFA (XOF)
Área total: 1.240.000 km2
água: 20.000 km2
terra: 1.220.000 km2
População 11.716.829 (estim. julho 2006)
Idioma Francês, bambara e outros
Religião Muçulmanos 90%, crenças nativas 9%, cristãos 1%
Eletricidade 220V/50Hz (plugue europeu)
Código telefônico +223
Internet TLD .ml
Fuso horário UTC

Travel Warning ALERTA: O norte do Mali, incluindo Timbuktu, Gaou, e Kidal está atualmente sob o controle de rebeldes islâmicos, que declararam a independência da região como "Azawad". O grupo impôs estrito, lei islâmica religiosa, que eles usaram para justificar a destruição de santuários e outros edifícios históricos em Timbuktu e Gao, e que levou a véus obrigatórios para as mulheres, o apedrejamento de adúlteros e "punitivas" amputações de mãos e braços dos ladrões. Estima-se que 500,000 moradores da região fugiram para outras partes do Mali ou Níger. Os rebeldes têm laços estreitos com um ramo da Al Qaeda que atua há anos nas áreas de deserto sem lei do Saara e que é responsável por vários sequestros de estrangeiros do Mali. A mais recente e mais descarada deles foi do centro de Timbuktu à luz do dia, em novembro de 2011, em que três europeus foram sequestrados e um alemão morto ao resistir, e o rapto de sete diplomatas argelinos de seu consulado em Gao após a captura da cidade pelos rebeldes em março 2012. Viajar para áreas ocupadas é impossível ou, pelo menos, extremamente perigoso.

Os rebeldes ganharam o controle depois que os líderes militares chateado com a manipulação do governo da crise derrubou o presidente, em um golpe de Estado no final de março. A pressão internacional forçou uma transição para um presidente civil, mas ele tem muito limitada musculatura política e do governo central é agora bastante disfuncional. Países vizinhos, em aliança com a França e o governo de Mali começou uma ofensiva por terra e ataques aéreos a partir de janeiro de 2013. No momento em que esta ofensiva está tomando lugar do Norte de Mopti, mas a situação deverá manter-se extremamente voláteis e podem mudar a qualquer momento. Tudo isso vem como Mali experimenta uma fome leve e infestação de gafanhotos, e comida é escassa.

Devido aos extremistas que controlam o norte, ataques aéreos franceses, uma ofensiva terrestre em curso, o governo instável e fome, as viagens para Mali não é altamente recomendado para o momento o planejamento de viagem para o Mali necessita de acompanhar de perto dos eventos e consulte o conselho de sua embaixada.

Mali é um país da Saara.

Regiões[editar]

Norte do Mali[editar]

  • Kayes
  • Koulikoro
  • Mopti
  • Segou
  • Sikasso

Sul do Mali[editar]

  • Gao
  • Kidal
  • Timbuktu

Cidades[editar]

  • Bamako - A capital e maior cidade do país. É a cidade com maior rapidez de crescimento em África, apelidada de "Capital Musical da áfrica Ocidental".
  • Gao - Um pequena cidade no rio Níger, no extremo este do país. Ainda restam vestígios da sua época como capital do Império Songhai, como o Túmulo de Askia.
  • Kayes - Uma cidade no oeste do país, perto da fronteira com o Senegal, conhecida por ser a mais quente povoação continuamente habitada em todo o continente africano.
  • Kidal - Uma remota cidade tuaregue. É o centro do movimento rebelde tuaregue e da actividade da Al Qaeda.
  • Koulikoro - Cidade a apenas 50 km de Bamako.
  • Mopti - Uma cidade no meio do rio Níger; a porta de entrada para o "país" Dogon.
  • Ségou - A terceira maior cidade do país e a outrora capital do Império Bamana.
  • Sikasso - A segunda maior cidade do Mali e a outrora capital do Império Kénédougou.
  • Timbuktu - A mais famosa das cidades saarianas, importante cidade na rota de comércio de sal desde Taoudenni, e centro da cultura tuaregue.

Outros destinos[editar]

Patrimónios da Humanidade[editar]

Mapa de Mali

Entenda[editar]

Chegar[editar]

De avião[editar]

De barco[editar]

De carro[editar]

De comboio/trem[editar]

Circular[editar]

De avião[editar]

De barco[editar]

De carro[editar]

De comboio/trem[editar]

Fale[editar]

Compre[editar]

Coma[editar]

Beba e saia[editar]

Durma[editar]

Aprenda[editar]

Trabalhe[editar]

Segurança[editar]

Saúde[editar]

Respeite[editar]

Mantenha contato[editar]

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas

outros sites