Malária

Da Wikitravel
Isto é um artigo de dicas de viagem.

Áreas afetadas pela malária (azul escuro)

A MALÁRIA é uma doença causada por um protozoário chamado Plasmódio, que ataca principalmente órgãos como o fígado, o baço e o sangue e pode levar à morte se não houver tratamento. Ainda não existe vacina contra a Malária e a prevenção é o melhor caminho para preveni-la.

Transmissão[editar]

A Malária é uma doença infecciosa causada por um protozoário chamado Plasmódio, que é transmitido pela picada da fêmea do mosquito Anofelino. Ao sugar o sangue de uma pessoa com Malária, ele suga também os parasitas desta doença, levando-a para outras pessoas sadias. Esse mosquito é conhecido também como Muriçoca, Sovela, Carapanã, Mosquito Prego e Pernilongo.

Sintomas[editar]

Dor de cabeça, dor no corpo, calafrio ou tremedeira, febre e suor abundante – esses sintomas podem aparecer de 9 a 40 dias após a picada.

Na gestante[editar]

Na GESTANTE, a Malária pode ter complicações duas vezes maior que nas mulheres que não estão grávidas. Nos 6 primeiros meses de gestação pode ocorrer o aborto. Na segunda metade da gestação pode haver diminuição da resistência física da gestante. Há também mais chances de ocorrer pré-eclâmpsia e eclâmpsia, doença muito grave para a gestante e o bebê.

Bebês[editar]

Os BEBÊS com Malária tornam-se sonolentos e molinhos, perdem o apetite, têm frio e podem apresentar vômitos e convulsões; a febre varia entre 38,5º C até 40º C. Podem surgir dores abdominais e diarréia. Os bebês com menos de 3 meses devem receber atenção médica o mais rápido possível, pois são mais sensíveis e podem ter a doença agravada rapidamente. CRIANÇAS acima de 1 ano tem evolução da doença semelhante ao adulto.

Tratamento[editar]

Na presença dos sintomas acima descritos deve-se procurar atendimento médico para diagnóstico e tratamento o mais breve possível, seguir com a medicação até seu término, fazer repouso e beber muito líquido. O uso de medicamentos deve sempre ter prescrição médica.

Prevenção[editar]

  • Evitar água parada próxima da moradia;
  • Limpar valas e igarapés;
  • Evitar construir casas próximo a riachos e igarapés;
  • Evitar entrar na mata e tomar banho em igarapés, principalmente no começo da manhã e ao anoitecer;
  • Proteger as casas com telas, fechando janelas e portas ao entardecer;
  • Proteger a cama ou rede com mosquiteiro;
  • Deixar o Agente de Saúde borrifar as paredes da casa.

Mais informações[editar]

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas

outros sites