Liechtenstein

Da Wikitravel
Europa : Europa Central : Liechtenstein
O Castelo de Vaduz, residência medieval onde se sediou a família de Liechtenstein, uma das mais antigas da Europa.
Localização
noframe
Bandeira
Ls-flag.png
Informações Básicas
Capital Vaduz
Governo Monarquia constitucional hereditária de base democrática parlamentar
Moeda Franco suíço (CHF)
Área total: 160 km2
População 33.987 (est. Julho 2006)
Idioma Alemão (oficial), dialetos alemães
Religião Cristianismo 87 %, Protestantismo 9 %, Outros 4 %
Eletricidade 230V/50Hz (tomada europeia)
Código telefônico +423
Internet TLD .li
Fuso horário UTC +1

Liechtenstein[1] é um pequeno principado da Europa Central, situado entre a Suíça e a Áustria. É o último remanescente do Sacro Império Romano e é um Estado independente com laços muito estreitos com a Suíça. Ele goza de um alto padrão de vida e é o lar de algumas paisagens de montanha incrivelmente bela. De capital do principado, Vaduz, é um importante centro de comércio e de bancos internacionais e, principalmente, uma cidade moderna.

Entenda[editar]

História[editar]

O Principado de Liechtenstein foi estabelecido dentro do Sacro Império Romano em 1719 e tornou-se um Estado soberano em 1806. Até o final da Primeira Guerra Mundial, ele estava intimamente ligada à Áustria, mas a devastação econômica causada por esse conflito forçou Liechtenstein concluir uma união aduaneira e monetária com a Suíça. Desde a Segunda Guerra Mundial (na qual Liechtenstein permaneceu neutro), impostos baixos do país têm estimulado o crescimento econômico excepcional.

Deficiências na supervisão bancária regulamentar resultaram em preocupações sobre o uso das instituições financeiras para lavagem de dinheiro e evasão fiscal. No entanto, os dias de trazer malas de dinheiro em bancos para depósito sem perguntas é longo. Liechtenstein também são muito orgulhosos do fato de que seu país nunca foi fisicamente envolvidos em uma batalha ou confronto militar com um "Estado inimigo" e ver a sua bandeira como uma bandeira de paz.

Clima[editar]

Liechtenstein tem um clima continental com invernos frios e nublados, com neve ou chuva freqüente, tornando o país um destino de esqui moderadamente popular. Os verões são moderadamente legal para aquecer, também frequentemente nublado e úmido.

Cidades[editar]

Mapa de Liechtenstein

Chegar[editar]

Requisitos para entra no país[editar]

Exigências de visto pode mudar a qualquer momento. Antes de fazer planos de viagem, consulte a embaixada ou consulado do Liechtenstein .

Inclusão nos tratados europeus

Cidadãos com passaportes dos seguintes países podem entrar livremente em Liechtenstein: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Islândia, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Romênia, Suécia, Suíça

Entrada sem visto para o espaço Schengen

Os portadores de passaportes dos seguintes países podem viajar para Liechtenstein, e pode permanecer no espaço Schengen por um período máximo de 90 dias, em qualquer período de 180 dias: Andorra, Antígua e Barbuda, Argentina, Austrália, Bahamas, Barbados, Brasil, Brunei, Canadá, Chile, Vaticano, Coréia do Sul, Costa Rica, Croácia, El Salvador, EUA, Guatemala, Honduras, Hong Kong, Israel, Japão, Macau, Macedônia, Malásia, Maurício, México, Mônaco, Montenegro, Nicarágua, Nova Zelândia, Panamá, Paraguai, São Cristóvão e Nevis, San Marino, Sérvia, Seychelles, Cingapura, Uruguai, Venezuela,

Visitantes com passaportes de outros países, ou viajantes que desejam permanecer no país por períodos mais longos, é direcionada para a embaixada ou consulado para obter um visto.

De avião[editar]

Liechtenstein não tem aeroportos, devido ao tamanho do campo. Você pode tomar um vôo para o Aeroporto de Zurique (115 km). Embora o aeroporto era o único aeroporto principal perto de Liechtenstein, houve alguns serviços limitados de Viena a St. Gallen-Altenrhein Airport (53 km) pela Arrows austríacos [2]. Houve também um aeroporto privado em Bad Ragaz, muito próximo do país. Outro ponto popular de entrada é através de Friedrichshafen, na Alemanha, que é servida por empresas de baixo custo e Turkish Airlines[3].

Príncipado de Liechtenstein tem um heliporto nas terras baixas do Sul.

De carro[editar]

Ponte da fronteira entre Suiça e Liechtenstein

O Principado de Liechtenstein fica posicionado entre a Suíça e a Áustria. A chegada de carro pode ser feita facilmente por ambos os países. As rodovias são muito bem conservadas e sinalizadasmas, mas cuidados devem ser tomados em estradas de montanha estreitas e sinuosas. Armadilhas de velocidade estão por toda parte!

A rodovia suíça A13/E34 corre ao longo do lado suíço do rio Reno, na fronteira entre Suíça e Liechtenstein.

Ônibus partem a cada 15 minutos da estação de trem em Buchs (a principal cidade suíça na fronteira com Liechtenstein) para Schaan e Vaduz. Os bilhetes podem ser comprados no ônibus por 3,40 CHF e leva apenas cerca de 10 minutos para Schaan e outros de 5 para Vaduz.

EM Liechtenstein tem Ônibus 12 executados da estação ferroviária Sargans para estação ferroviária centra de Buchs, através de Vaduz e da estação ferroviária Schaan. Os ônibus saem de fora de cada estação cada a aproximadamente 20 minutos. Os ônibus são de cor verde-amarelo. A tarifa para Vaduz é 5,80 CHF da Sargens e 3,40 CHF da Buchs.

Da estação ferroviária Feldkirch na Áustria, olhar para os distintivos Ônibus off-amarelas de Liechtenstein. Números 11 e 14 de cabeça direto para Vaduz e número 13 vai para estação ferroviária de Buchs, contornando Vaduz, então você vai ter que mudar no intercâmbio Schaan.

De comboio/trem[editar]

ÖBB[4], a companhia ferroviária federal austríaco, funciona um serviço limitado de Buchs SG estação na Suiça, através da estação Schaan-Vaduz (próximo a Schaan) para Feldkirch na Áustria. Os trens só correr algumas vezes por dia, o que faz com que os ônibus geralmente mais conveniente.

Se vier de trem da Suíça, pode ser mais rápido e mais barato para pegar o trem até Sargans, de onde é possível pegar um ônibus direto para Vaduz. Consulte o calendário SBB [5] para descobrir o que vai ser mais rápido quando você está viajando. Há armários na estação Sargans assim você pode deixar a sua bagagem.

Circular[editar]

De carro[editar]

O Pincipado de Liechtenstein é composto de uma área territorial bem reduzida. Por isso, a circulação por meio rodoviário é bem simples e fácil. Pode-se visitar a capital e os principais pontos turísticos sem maiores dificuldades.

O transporte público em Liechtenstein é surpreendentemente eficiente e comumente utilizados. Operadora exclusiva de do ônibus país é a LBA [6]. As tarifas da LBA são razoáveis, de 7 dias os custos ilimitados de uso do cartão de CHF 24.

De bicicleta[editar]

Outra forma barata de viajar, se o tempo o permitir, é de bicicleta. As estradas em Liechtenstein estão em excelente condição e muitas (no corredor Balzers-Schaan) ainda oferecem ciclovias. Andar de bicicleta por todo o país (vindo do Áustria indo todo o caminho para o sul através de Suíça) leva apenas algumas horas, mas vale a pena cada minuto da bela paisagem alpina!

Fale[editar]

A língua nacional é o alemão, mas a principal língua de uso diário é o dialeto alemão Alemannic, que compartilha com Liechtenstein da língua alemã da Suíça, Baden-Württemberg (sul de Stuttgart, Alemanha), e Vorarlberg, Áustria. Quase todo mundo pode falar o alemão padrão, quando necessário, e Inglês também é predominante. Francês e latim também são amplamente ensinada no sistema de ensino secundário público.

Compre[editar]

Liechtenstein usa o franco suíço (CHF) como moeda. Muitas lojas também aceitam o euro, mas a taxa de câmbio não pode ser muito vantajoso.

O custos em Liechtenstein são aproximadamente equivalentes aos da Suíça e, portanto, são um pouco mais caros do que outros países europeus.

Coma[editar]

Você vai encontrar alguns restaurantes nas cidades maiores de Liechtenstein. Há também um restaurante McDonald (inaugurado em 1996, serve vinho), que é muito popular e é amplamente divulgado por sinais de trânsito em todo o país.

As muitas padarias de pequeno porte são um ótimo lugar para obter um rolo fresco, doce ou pastel.

Beba e saia[editar]

Há uma pequena quantidade de vinho que é produzido em Liechtenstein que está disponível em supermercados e lojas turísticas de todo o país. Espere pagar cerca de 25 francos suíços por uma garrafa média. O príncipe ainda é dono de seu próprio vinhedo em Vaduz, fora da estrada principal. Cerveja também está disponível para compra que é feita com malte de Liechtenstein, embora a maioria da cerveja em si é fabricado na Suíça. Uma variedade de outros vinhos europeus, cervejas e refrigerantes também estão disponíveis. Existe agora uma cervejaria em Liechtenstein, que produz uma variedade de cervejas, incluindo lagers Helles (loura) e Weizen Hefe (trigo não filtrada) estilos são fervidas.

Durma[editar]

Há alguns hotéis em Liechtenstein, mas eles tendem a correr no lado caro. Há um albergue da juventude [7] localizado em Schaan, mas fecha para o inverno. Você provavelmente vai ser capaz de encontrar acomodação mais barata em Feldkirch, Áustria.

Camping Mittagspitz é o único acampamento de serviço completo no Principado. Ele oferece excelentes instalações, uma recepção amigável e um fabuloso restaurante com preços razoáveis​​. Há três acampamentos outros Liechtenstein. Um em Bendern, um em Vaduz, e uma em Triesen. Todos são durante todo o ano praticamente completo.

Aprenda[editar]

Trabalhe[editar]

Encontrar trabalho em Liechtenstein é difícil. A maioria dos estrangeiros que trabalham no Principado são suíços, com um menor número de austríacos e alemães. Liechtenstein não é membro da União Europeia, para que o governo não tem obrigação de deixar nacionais dos estados membros da UE trabalham e vivem no país.

Segurança[editar]

Liechtenstein é facilmente um dos países mais seguros do mundo, que ele não é sem seus problemas. O crime mais comum em Liechtenstein é de natureza não-violenta, que o Principado mantém uma força policial bem equipado, que mantém uma presença nas ruas. No final de 1990, o Liechtenstein Landespolizei lançou uma operação contra prostituição em Vaduz. Motoristas bêbados e as condições da estrada de inverno pode ser sua única preocupação "realista". Os limites de velocidade são rigorosamente aplicadas por radares que serão muito caros. Não acelerar, apreciar a paisagem, em vez!

Belas paisagens do país é também muito perigoso. Casos de caminhantes que se encontram em dificuldade são muito comuns, e extremo cuidado deve ser tomado ao sair das trilhas bem marcadas. Siga os conselhos do local, ler previsões meteorológicas locais (jornais no Principado previsões de impressão individuais para as diferentes cidades em Liechtenstein, que é benéfico, porque a diferença de altitude muitas vezes causam diferentes condições climáticas), e garantir que você tenha o equipamento correto, antes de sair.

Saúde[editar]

Existem excelentes instalações médicas em Liechtenstein, mas é mais provável que você iria ser transferido para um hospital na Suíça, caso necessite de cuidados médicos. Se você é um cidadão austríaco ou da UE que você pode querer procurar ajuda médica no vizinho Feldkirch, na Áustria.

Respeite[editar]

O Principado de Liechtenstein existe há séculos como um Estado independente e isso deve ser lembrado. Liechtenstein não é parte da Suíça ou na Áustria e os seus cidadãos não hesitará em lembrar de você.

Lembre-se que este é um país católico tradicional. Aos domingos, as ruas estão quase mortos, exceto para os turistas e as lojas para turistas.

Liechtensteinense são muito orgulhosos de sua identidade nacional e levaria ofensa ao ser erroneamente identificado como "Alemão", "austríaco" ou "Suiço". Aqueles que podem se sentir inclinados a denunciar a monarquia como um sistema de governo devem ser avisados​​: o príncipe está bem amado e muito popular, e ele é, certamente, tido em alta estima quando se discute política nacional.

Mantenha contato[editar]

Acesso à Internet está disponível com uma estação em Telecom Liechtenstein imediata sul do centro de Vaduz na estrada principal, mas isso só é aberta durante o horário comercial. A maioria dos hotéis e alguns bares / restaurantes terão acesso à rede, como em Schaan. A último Sala de Internet desapareceu, porque cada um no país tem acesso à rede em suas casas, de modo que o mercado local desapareceu completamente e só os visitantes precisam de acesso.

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas

outros sites