Lethem

Da Wikitravel

Lethem é uma cidade da Guiana.

Chegar[editar]

Não é necessário visto para brasileiros. Exige-se atestado de vacinação contra febre amarela no mínimo 10 dias antes. Para quem for seguir viagem rumo a Georgetown, não esquecer de carimbar o passaporte na saída do Brasil, na Polícia Federal, mesmo sendo brasileiro, pois a autoridade de imigração da Guiana exige o carimbo para se entrar lá.

De carro[editar]

  • Distante de Boa Vista em 125 Km de asfalto em ótimas condições, a cidade faz fronteira com Bonfim, em Roraima.
  • De/para Georgetown, a estrada de terra encontra-se sempre em precárias condições, sobretudo na época das chuvas.

De barco[editar]

  • Não existe mais o transporte de balsa que ligava o Brasil à Guiana Inglesa. Uma ponte ligando os dois países foi concluída em dezembro de 2008. A ponte inclusive já direciona a conversão da mão de direção do veículo, que no caso da Guiana é mão inglesa (dirige-se pela esquerda da pista de rolamento).

De avião[editar]

É a maneira mais fácil de ir para/vir de Georgetown, apesar do aeroporto local ser de pista de terra e o avião nem sempre ser dos melhores (são em geral monomotores Caravan ou bimotores).

Atenção que a Cota de Bagagem é de apenase 10 kgs (9 libras) e são pesados além da bagagem, o passageiro e a bagagem de mão.

As empresas que operam o trecho Lethem(LTM)-Georgetown=OGLE(OGL) são a Air Services Limited(Escritório com a placa da Fly Brasil) e a TGA TransGuyana(Escritório com a placa da TransGuyana) *Reservar pela internet, antes*. Ambos ficam junto ao aeroporto de Lethem.

A passagem para Georgetown pela Air Services Limited só ida (one way) sai apartir de +- R$ 220,00 = G$21.000 ou ida e volta +- R$ 440,00 = G$ 42.000 e pela TGA (Trans-Guyana Airways) só ida (one way) +- R$ 300,00 = G$29.000 ou ida e volta +- R$ 600,00 = G$ 55.000.

A grande vantagem é que os vôos destas cias. Trans-Guyana e Air Services Limited pousam no aeroporto de Ogle, 9 Km do centro, muito mais perto que o aeroporto internacional de Georgetown Cheddi Jangan 40 Km do centro de Georgetown. Tem vistoria da alfandega na chegada e partida. O táxi para o centro de Georgetown custa +- R$ 20,00 = G$ 2.000.

NOTA: Dá para comprar a passagem áerea com antecedência na agência Fly Brasil de Boa Vista que ironicamente fica na Rodoviária Internacional de Boa Vista e opera tanto com a Air Services Limited e Trans-Guyana.

OBS: G$ é o Dólar Guianense. Tem cambistas próximo ao aeroporto que fazem o cambio com reais ou dólares americanos.

De ônibus[editar]

  • De/para Boa Vista até Bonfim - Ônibus partem em 4 horários diferentes, diariamente, sendo o último às 16h, de frente ao posto da Polícia Federal na fronteira, com Amatur. A passagem custa R$13,00. A viagem demora 1 hora e meia.

NOTA: Tem que pagar o táxi da fronteira até Lethem ao preço de R$ 20,00 ou G$ 2.000 (dolares guianenses) por pessoa.

  • De/para Georgetown - São 560 Km e uns 400 km em estrada de terra no meio da floresta. Não tem mais os ônibus. Só tem vans (navetes) ao preço de R$ 150,00 ou G$ 15.000 (dolares guianenses). Agora com os preços dos aviões a partir de R$ 220,00 ou G$ 21.000 só compensa para quem gosta de aventura ou está muito apertado e com muita bagagem, mas ainda tem que lembrar das despesas das refeições no meio do caminho já que o tempo de viagem é loteria ... no mínimo 12 h, podendo chegar a 36 h. A van (navete) ainda tem que passar antes pela Alfândega da Guiana na fronteira para os passageiros carimbarem o passaporte. E prepare-se pois haverá paradas de verificação dos documentos e até das bagagens durante a viagem.

Na época seca (de novembro a março), as partidas são por lotação e provavelmente diárias e o tempo de viagem é menor mais de 12 horas dependendo do horário da saída tem paradas para dormir em redes no caminho. Na época de chuva é mais complicado, pois a estrada de terra fica praticamente intransitável devido aos atoleiros (se for encarar a viagem é bom se preparar literalmente para meter o pé na lama).

  • Quem reclamava dos velhos ônibus da Intraserv que operavam por lá vai ficar com saudades ...

De van[editar]

  • De/para Boa Vista - Pode-se ir em táxi coletivo, O preço varia de acordo com onde se está e de onde é o taxista além da quantidade de passageiros. Se o taxista for do local de destino a passagem pode custar R$50,00 por pessoa (para 3 ou 4 passageiros) e se o taxi for do local da partida o preço será mais ou menos o dobro. A viagem demora de 40 minutos a 1 hora.
  • De/para Georgetown - Vans partem todos os dias à noite, nas épocas de chuva e de seca, são mais rápidas que o ônibus, mais certos que vão chegar, mais resistentes e também mais desconfortáveis. A passagem custa +- R$ 150,00 ou G$15.000, e sai do Restaurante T and M. Pegue um táxi logo após cruzar a fronteira R$20,00 ou G$ 2.000 por pessoa. No próprio local, pode-se trocar Reais por Dólares da Guiana, comer, descansar etc ( melhor fazer câmbio em Boa Vista). A grande vantagem de ir para a capital por terra é de conhecer todo o interior do país, a reserva natural Iwokrama, cruzar o rio Esequibo e outros trocas culturais que se vê no trajeto. Há muitos garimpeiros brasileiros vivendo na região que se utilizam desse transporte.

Circule[editar]

Atenção para mão inglesa no trânsito local. O acesso é facilitado pela ponte, juntamente com o asfalto da avenida principal, for inaugurada. Paradas para vistorias da Polícia Federal e Ministério da Agricultura acontecem normalmente.

Veja[editar]

  • Monte Roraima no horizonte da cidade
  • Os casarões em estilo inglês.

Faça[editar]

Compre[editar]

  • Bicicletas, tênis de marca, alguns artigos eletronicos e artigos de artesanato indigena

Coma[editar]

  • Prefira levar consigo lanche. Observe a data de validade dos alimentos comercializados.

Já tem algumas lanchonetes e restaurantes de brasileiros ou guianenses que dá para comer tranquilamente.

Beber e sair[editar]

Leve água mineral .

Durma[editar]

  • Volte para Bonfim e durma lá, pois, apesar de mais caro, é também mais seguro .

Saúde[editar]

  • Cuidado para não contrair cólera, pois é muito comum devido a falta de higiene dos restaurantes de beira de estrada. Não coma palmito para não correr o risco de contrair botulismo.

Cuidado com a febre tifóide (typhus)..pron.taifai

Partir[editar]

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas

outros sites