Jijoca de Jericoacoara/Jericoacoara

De Wikitravel

Jericoacoara [1] é uma vila de praia no Ceará, a 300km de Fortaleza.

Entenda[editar]

A vila de Jericoacoara fica no Estado do Ceará, bem ao noroeste do estado a aproximadamente 300 km de Fortaleza. É uma região ainda desconhecida quando comparamos com localizacões com o mesmo potencial para o turismo, como por exemplo Porto Seguro, Porto de Galinhas, Genipabu e muitas outras. A região em que a vila está inserida está sob proteção do Ibama. A população lá está bem consciente da necessidade de preservar a natureza. Em Jeri, o turista conta com belas paisagens naturais: dunas móveis e imóveis. A mais conhecida, a duna do por do sol, serve de ponto de encontro no final das tardes para quem deseja vislumbrar um pelo "por-do-sol dentro do mar", o único lugar no Brasil continental onde isto é possível. A orla de Jeri é de movimento constante e ótima para quem curte windsurf. Mais a oeste da vila é possível conhecer além de uma vila que foi soterrada pelas dunas: antiga Tatajuba, belas lagoas como a Lagoa de Tatajuba, Lagoa Azul e Lagoa do Paraiso. Todas contam com estrutura para recepcionar o turista. É claro que por poucas horas, hospedagem mesmo apenas na vila de Jericoacoara ou na cidade de Jijoca, que fica a poucos quilometros da vila.

É garantido na viagem para Jeri você conseguir o que deseja: tranquilidade, diversão, aventura ou ecoturismo. Jeri vai lhe dar até de sobra, pode acreditar. Mas lembre-se: é um pedacinho do paraíso porque até então se respeita a natureza e na medida do possível o avanço do homem sobre ela, porém é obrigação de cada um que a visita respeitar essa criação divina de esplendor indescritível.

Chegar[editar]

Para se chegar na vila é preciso fazer uma viagem de aproximadamente 30km por entre as dunas que separam Jeri de Jijoca. O mais sensato é utilizar um veículo de tração 4x4 ou um Buggy. Alguns até conseguem fazer essa viagem em veículos de passeio, mas não é recomendado.

Transporte 4x4

Um carro 4x4 pode buscá-lo a partir de qualquer lugar em Fortaleza e deixá-lo no seu Hotel ou Pousada em Jericoacoara. Esta é definitivamente a opção mais rápida e conveniente para chegar a Jeri. Elas trazem para você e sua bagagem direto para Jeri, sem atrasos - é basicamente um táxi por cerca de 300 km, com ar condicionado. A viagem demora cerca de 5 horas e custa em torno de R$550 para um carro (até 4 pessoas). Você pode fazer reservas para uma pickup no Aeroporto ou no Hotel através do Agência Global Connection em Jericoacoara (Veja parte ´Pacote Micro Ônibus´ para mais detalhes). Todas as Empresas que trabalham são registrado e incluem seguros.

Pacote Micro Ônibus

Essas vans pequenas ou micro ônibus saem do Aeroporto e passar nos Hotéis, na Praia do Futuro, Beira Mar e Praia de Iracema para pegar Clientes. Você pode comprar um pacote completo, incluindo o transporte, Pousada, passeio de caminhadas local e visitar as lagoas no Parque Nacional de Jericoacoara para um preço econômico. Eles oferecem uma grande variedade de Pousadas, Hotéis e até mesmo apartamentos para preços muito bons. Os preços começam (dependendo da época) em cerca de R $ 290 ida e volta, com 2 noites Pousada / apartamento (por pessoa, com base em 2 pessoas). Mas você também pode decidir escolher uma Pousada / Hotel e só pegar o resto deste pacote assistência para cerca de R $ 150 ida e volta. Agora que é o mesmo preço de uma passagem de ônibus, exceto que há muito mais incluído é a maneira mais conveniente, como você vai ser pego no Aeroporto ou no Hotel e desembarcar em Pousada em Jericoacoara. Para ir de Fortaleza para Jericoacoara terá cerca de 6 horas, o que ainda é, pelo menos, 1,5 horas mais rápido do que o ônibus regular. Há sempre um guia ao redor e alguns oferecem assistência local para qualquer ajuda ou informação. Uma Agência de Jericoacoara que oferecer estes pacotes turístico (bem como serviço de transporte 4x4) e oferecer assistência 24hs a Agência Global Connection fica localizado na Rua do Forró. Eles podem ajudá-lo a organizar um pacote adequado variando de hostel orçamento de luxo 5 estrelas, acomodações de hotel. Verifique para mais informações: Global Connection / Rua do Forró / (88) 9 9900 2109 / globalconnectionjericoacoara@gmail.com / globalconnection.tur.br

Ônibus

Há ônibus de Fortaleza diariamente para Jericoacoara com Empresa fretcar. Os horários de saída de Fortaleza / Jericoacoara (VIP, direto) são: Da manhâ as 08:00hs (Rodoviária), 08:30hs (Aeroporto) e 09:00hs (Beira Mar). A noite as 19:00hs (Rodoviária), 19:30hs (Aeroporto) e 20:00hs (Beira Mar).

Sair[editar]

Para sair de Jeri, você pode usar uma das opções acima para voltar para Fortaleza. Para ir de Fortaleza - ou a partir de Jeri para qualquer outro lugar, Global Connection em Jericoacoara oferecer soluções. Eles vendem bilhetes de ônibus para Parnaíba, São Luís, Belém, Natal, Recife, Salvador e muitos outros lugares. Eles também pode organizar passeios de um dia para o Beachpark, Morro Branco e Canoa Quebrada - com ou sem pousada. Além de tudo isso eles vendem Passagens Aéreos a qualquer lugar que você quer ir.

Circule[editar]

Veja[editar]

Conhecer as lagoas do Paraíso e Azul também não pode ficar de fora; é possível chegar a esses lugares com buggys que se encontram na Praça principal. Mas prepare o bolso! É possível conhecer a Pedra Furada em uma agradável caminhada. Para chegar pode se seguir pela praia com maré baixa ou cruzando o Serrote, que também e um ponto excelente para apreciar as formações rochosas desde um ponto mais alto. É imperdível a duna Pôr do Sol as 17h40, aproximadamente, quando o Sol começa a deitar no mar, depois assistir à tradicional roda de capoeira na praia. Outro ponto interesante é Tatatjuba, mas para chegar lá, só de buggy ou quadriciclo.

Faça[editar]

Tatajuba é uma praia ainda virgem com uma beleza indescritível, é possível alugar um quadriciclo para duas pessoas com guia a um preço moderado. No passeio dá para conhecer outros pontos bonitos como o mangue seco, o berçário de Cavalos marinhos. Para atravessar o braço do rio Guriú existem pequenos barcos que levam os quadriciclos em poucos minutos. Se quiser levar um poquinho de cultura brasileira, faça algumas aulas de Capoeira.

Compre[editar]

Coma[editar]

Jericoacoara tem uma ótima gastronomia

O pastel de arraia vendido na praia pelos nativos da região é gostoso, ainda que servido frio.

Aproveite as cocadas vendidas pelas tias que circulam pela praia.

  • Pizza Banana - Não é a melhor em sabor, mas possui um ótimo serviço.
  • Chez Loran, na Lagoa do Paraíso. Um ótimo lugar para almoçar. Além de fazer jus ao nome em sua vista, a comida também é excelente. Peça pelo bobó.
  • Naturalmente, Na praia. Considerado o melhor crepe do Brasil, com mais de 12 anos. Atmosfera aconchegante. Não perca o crepe de lagosta (R$18) e o de Queijo de Qualho com Tomate e Manjericão (R$9.50).  editar
  • Restaurante Catavento, rua são Francisco s/n, centro da vila de Jericoacoara. Comida regional: peixe, camarão,muquecas,entre outros pratos.  editar

Beber e sair[editar]

A noite de Jeri é ótima porém com poucas opções onde cada noite da semana é um lugar que abre suas portas. Mama África e Sky são os que tocam musica ao vivo. Há uma pequena passarela do álcool ao lado do Sky na saída para a praia.

Durma[editar]

Segurança[editar]

Há guias 24h na entrada da cidade. Eles formaram até uma associação para dar maior segurança aos turistas.