Itaparica

Da Wikitravel

Regiões[editar]

Cidades[editar]

Outros destinos[editar]

Entenda[editar]

Chegar[editar]

Circule[editar]

Fale[editar]

Compre[editar]

Coma[editar]

Beber e sair[editar]

Durma[editar]

Existem varias opções para visitantes desde hoteis e pousadas em varias partes da ilha quase sempre em nucleos urbanos, perto das praias. Também a COOPSTECA -cooperativa de serviços da ilha- se ocupa de procurar hospedagem para visitantes. Pode-se contatar a COOPSTECA através do tlf: +55-71-3633-6949/50 ou +55-75-9964-1157

  • Grande Hotel Sesc Itaparica[1], Av. Rui Barbosa, s/nº. Tel. 713631-8301 / 8302.
  • Pousada Cantinho da Ilha, Praça Silvino Manoel dos Reis - Centro Histórico. Tel. 71 3631-1025 / 8816-9267.

Aprenda[editar]

Em língua tupi, a expressão "itaparica" significa "cerca de pedra". A ilha foi descoberta em 1º de novembro de 1501 por Américo Vespúcio, juntamente com a Baía de Todos os Santos. A sua ocupação deu-se a partir de um pequeno núcleo de povoamento fundado por jesuítas na contra-costa em 1560, onde hoje se localiza a vila de Baiacu – então denominada como Vila do Senhor da Vera Cruz. Nesse período foi nela iniciada a primeira plantação de cana-de-açúcar, assim como a cultura do trigo, tendo recebido os primeiros exemplares de gado bovino. Foi ainda em Baiacu que aqueles religiosos fizeram erguer a primeira obra de engenharia hidráulica da colônia: uma barragem para o suprimento de água potável e para os serviços da povoação. A riqueza gerada nesse curto espaço de tempo levou a que Corsários ingleses atacassem a ilha já em 1597. Entre os anos de 1600 e 1647 foi invadida pelos holandeses. Durante a última destas invasões os holandeses chegaram a construir um forte, na cidade de Itaparica, denominado Forte de São Lourenço. Itaparica foi palco também de importante batalha durante as lutas de Independência da Bahia, entre 1821 e 1823. Foi em Itaparica que se assentou a primeira máquina a vapor em terras brasileiras, no engenho de Ingá-Açu. A ilha foi emancipada de Salvador em 8 de Agosto de 1833 e elevada a cidade em 30 de julho de 1962. Posteriormente o município foi desmembrado em dois: o de Itaparica e o de Vera Cruz.

Segurança[editar]

Saúde[editar]

Respeite[editar]

Mantenha contato[editar]

Partir[editar]

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas