Irlanda

Da Wikitravel
noframe
Localização
noframe
Bandeira
Ei-flag.png
Informações Básicas
Capital Dublin
Governo República parlamentarista
Moeda Euro (EUR)
Área 70.280 km2
População 4.172.013 (2006)
Idioma Inglês, irlandês (gaélico)
Religião Católicos Romanos 88.4% ; Protestantes 5.1%; Outras Cristãs 0.7%; Outras não Cristãs/Sem Religião 5.8%
Eletricidade 230V/50Hz
Código telefônico +353
Internet TLD .ie
Fuso horário UTC

A República da Irlanda (Irlandês, Éire) [1] é um país da Europa que divide a ilha da Irlanda com a Irlanda do Norte, esta parte do Reino Unido

Regiões[editar]

As regiões do território Irlandês dividem-se em dois países: A Republica da Irlanda e a Irlanda do Norte, que constitui parte do Reino Unido. Quando olhamos para a Irlanda como um só território geográfico e não politico, podemos afirmar que existem quatro regiões.

A região de Ulster, onde os seus habitantes são conhecidos como Ulter, tem nove diferentes condados:

•Três condados: a Nordeste o condado de Donegal e mais a interior do território insular Cavan e Monaghan – Parte da República da Irlanda.

•Seis condados: Antrim, Armagh, Derry/ Londonderry, Fermanagh, Down e Tyrone – parte da Irlanda do Norte, Reino Unido.

A região de Connacht (do inglês antigo que significa os descendentes de Conn) a Noroeste do territorio. Esta região possui 5 condados: Galway, Mayo, Sligo, Leitrim e Roscommon. A maior e mais importante cidade da região e Galway. A região possui 17,713 km 2.

A região de Leinster que será talvez a mais importante região da Republica da Irlanda. Esta região possui 26 condados: Louth, Meath, Dublin ( a capital da Republica da Irlanda), Wicklow, Wexford, Kilkenny (a segunda mais importante cidade da região), Carlow, Laois, Offaly, Kildare, Westmeath e Longford. A área total da região e 19,775 km ².

A região de Munster constitui a região mais a sul do território e tem seis condados: Clare, Cork (a segunda maior cidade da Republica da Irlanda), Kerry, Limerick, Tipperary e Waterford.

Cidades[editar]

  • Dublin - A capital da República da Irlanda. Uma das capitais mais visitadas da Europa. Uma cidade de culto boémio e vibrante vida nocturna onde se destacam os Pubs, como o Temple Bar. Possui uma vibrante arquitectura e harmoniosos parques. E uma óptima cidade para fazer compras, nomeadamente roupa barata.
  • Cork - Segunda maior cidade da República da Irlanda. Situada nos bancos do rio Lee, conhecida pela boa gastronomia e os famosos festivais de Jazz e de cinema.
  • Galway - Cidade da famosa baia de Galway. Os irlandeses dizem ser a cidade mais americana de toda a Irlanda, no que diz respeito a arquitectura e cultura. Tem estonteantes paisagens de Montanha e vales dedicados a agricultura. Cidade anfitriã de mais 50 festivais de musica. Os locais são muito descontraídos e simpáticos. A paisagem de Galway é conhecida pelo mundo pelas típicas casas pequenas caiadas de branco com telhados de colmo, com muros de pedra a dividir terrenos com vacas e ovelhas, o símbolo da Irlanda.
  • Kilkenny - Cidade pitoresca, bastante medieval. Em Junho, cidade anfitriã do famoso festival Cat Laughs Comedy.
  • Killarney - Uma das cidades e regiões mais visitadas da Republica da Irlanda. A famosa jornada turística Ring Of Kerry começa muitas vezes em Killarney.
  • Limerick - Uma cidade marcada pela presença Viking. Destaca-se os bonitos bancos do rio Shannon.

Outros destinos[editar]

Entenda[editar]

O nome Irlanda refere-se ao território como um todo, sem divisões politicas. Contudo devemos entender que os Irlandeses referem-se ao seu pais, em inglês e em gaélico como Irlanda ou Eire. Contudo em termos políticos a Irlanda dividiu-se em dois territórios diferentes – A Republica da Irlanda e a Irlanda do Norte. Em 1922 o território hoje conhecido como Republica da Irlanda ou simplesmente e mais comum entre irlandeses, a Irlanda, conquistou a sua independência do regime monárquico inglês, perdendo no entando defesores do regime a norte, que viriam a formar a Irlanda do Norte.

De cedo se repara a influência da cultura Celta no país, através de crenças pagãs do seu povo, símbolos que se encontram à venda por todo o país e acima de tudo na música. No século 4 antes A. C., tribos Celtas estabeleceram-se na ilha da Irlanda. Estas mesmas tribos viveram na ilha sem problemas de maior até às invasões de homens do norte, no século 8. Os principais e mais frequentes invasores eram os Danes ou Dinamarqueses. Contudo é necessário entender, que os Irelandeses são extremamente religiosos, na sua esmagadora maioria, de religião catolica com uma menor representação protestante. É extremamente comum que o condutor de um autocarro abrande e faça o ato de benzer, quando passa por uma igreja ou simbolo religioso, sendo que este comportamento é mais comum fora de Dublin.

Chegar[editar]

Visas e Permissões de Entrada[editar]

A Irlanda é estado-membro da União Europeia, mas não é membro do espaço Schengen, o que faz com que países fora da União Europeia necessitam sempre de requerer premissão de entrada. Alguns casos especificos:

  • Pessoas de nacionalidade portuguesa, não necessitam de premissão de entrada no país, nem de passaporte, nem que a viagem não seja de caracter turistico. Necessitam apenas de cartão de identificação nacional válido. Isto é válido para qualquer nacional de um estado membro da UE e para a Suiça.
  • Para cidadãos brasileiros é obrigatório ser portador de passaporte válido mas não requer o pedido de um visa. À chegada é lhe atribuido um periodo de 90 dias de limite de estadia, que pode ser renovado por mais 90 dias se necessário.
  • Para todos os outros cidadãos é necessário um visa. A consulta de procedimento e lista de paises é aconcelhada junto da autoridade apropriada: Department of Foreing Affairs and Trade[2]

De avião[editar]

A Républica da Irlanda é servida por 4 principais aeroportos. O aeroporto de Dublin (Código IATA: DUB), o aeroporto de Cork (Código IATA: ORK), o aeroporto de Shannon (Código IATA: SNN) e o aeroporto de Knock (Código IATA: NOC).

O aeroporto de Dublin é o oitavo maior da Europa. Tem ligação com práticamente qualquer destino europeu e os principais internacionais, nomeadamente várias cidades dos Estados Unidos, Canadá, destinos no médio oriente, entre outros. O aeroporto de Cork tem dimensões bastante mais reduzidas e realiza voos para aeroportos do Reino Unido e alguns destinos europeus. O aeroporto de Shannon é mais usado para voos internos e para o Reino Unido, sendo que o aeroporto de Knock se comporta mais ou menos como o de Dublin, mas com menos ligações. Voar para Dublin, de um destino fora da Irlanda é quase sempre a solução mais barata.

As companhias aereas Irlandesas são a Aer Lingus e a Raynair, ambas de low cost, pelo que estas são as companhias aereas com voos mais regulares e de valores mais baixos.

  • Portugal para a Irlanda - Voos a partir do Porto, Lisboa, Faro, Ponta Delgada, Horta, Funchal e Porto Santo. Os principais operadores de voos nesta rota são a Raynair, a Aer lingus, a Vueling, a Swiss Air lines, a KLM, a British Airways, Norwegian airlines e a Lufthansa. Voos mais regulares e mais em conta para qualquer aeroporto a partir do aeroporto de Faro (Código IATA: FAO), convergindo com a grande massa de Irlandeses que visita a região portuguesa do Algarve.
  • Brasil para a Irlanda - Voos a partir de várias cidades principais brasileiras. Os voos directos são uma raridade, mas existem várias soluções com escala. Os principais voos são de São Paulo, do Rio de Janeiro, Florianopolis, Porto Alegre, Vitória, Goiânia, Recife entre outras.
  • Angola para a Irlanda - Voos apenas a partir de Luanda em escassas datas. Não existem voos directos.
  • Moçambique para a Irlanda - Voos a partir de Pemba (Código IATA: POL) com alguma regularidade. Não existem voos directos.

De barco[editar]

Sendo a Irlanda um ilha, o acesso de barco é uma constante. Históricas viagens de barco, passaram ou começaram na Irlanda. Existem vários portos importantes com rotas variadas.

De carro[editar]

De ônibus[editar]

De trem[editar]

Circular[editar]

De avião[editar]

De barco[editar]

De carro[editar]

De ônibus[editar]

De trem[editar]

Fale[editar]

O idioma oficial é o gaélico e o inglês é a língua dominante. É essencial que se fale e compreenda um pouco de inglês para comunicar com os locais. No entanto a grande quantidade de imigrantes de várias partes do mundo bem como o espirito aberto e festivos dos irlandeses vão sem dúvida constituir um facilitismo em relação à compreensão linguística.

É sempre simpático saber um pouco de gaélico ou irlandês. Fica sempre bem mostrar aos locais tão orgulhosos das suas origens que conheçemos a sua cultura. Poderá dizer:

Olá - Dia dhuit (dee - a guit)
Adeus - Slán leat (slan lat)
Por Favor - Le do thoil (le do hol)
Sim - Sea (sha)
Não - Ní shea (ni ha)

Compre[editar]

Coma[editar]

Existem varios pratos tipicos com destaque no pais. Um deles é o "Irish Stew", ou o Guisado Irlandês.

Beba e saia[editar]

Durma[editar]

Aprenda[editar]

Trabalhe[editar]

Segurança[editar]

Saúde[editar]

Sistema de saúde: O sistema de saúde irlandês é público e universal, e é gerenciado pelo Health Act 2004, que elegeu uma nova parte resposável por fornecer cuidados médicos e serviços sociais a todos que moram na Irlanda, o Health Service Executive. O novo sistema de saúde irlandês tornou-se oficial no dia 1º de janeiro de 2005, contudo, as suas novas regras e estruturas estão sendo estabilizadas com continuação da reforma.

Respeite[editar]

Mantenha contato[editar]

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas

outros sites