Irlanda

Da Wikitravel
noframe
Localização
noframe
Bandeira
Ei-flag.png
Informações Básicas
Capital Dublin
Governo República parlamentarista
Moeda Euro (EUR)
Área 70.280 km2
População 4.172.013 (2006)
Idioma Inglês, irlandês (gaélico)
Religião Católicos Romanos 88.4% ; Protestantes 5.1%; Outras Cristãs 0.7%; Outras não Cristãs/Sem Religião 5.8%
Eletricidade 230V/50Hz
Código telefônico +353
Internet TLD .ie
Fuso horário UTC

A República da Irlanda (Irlandês, Éire) [1] é um país da Europa que divide a ilha da Irlanda com a Irlanda do Norte, esta parte do Reino Unido

Regiões[editar]

As regiões do território Irlandês dividem-se em dois países: A Republica da Irlanda e a Irlanda do Norte, que constitui parte do Reino Unido. Quando olhamos para a Irlanda como um só território geográfico e não politico, podemos afirmar que existem quatro regiões.

A região de Ulster, onde os seus habitantes são conhecidos como Ulter, tem nove diferentes condados:

•Três condados: a Nordeste o condado de Donegal e mais a interior do território insular Cavan e Monaghan – Parte da República da Irlanda.

•Seis condados: Antrim, Armagh, Derry/ Londonderry, Fermanagh, Down e Tyrone – parte da Irlanda do Norte, Reino Unido.

A região de Connacht (do inglês antigo que significa os descendentes de Conn) a Noroeste do territorio. Esta região possui 5 condados: Galway, Mayo, Sligo, Leitrim e Roscommon. A maior e mais importante cidade da região e Galway. A região possui 17,713 km 2.

A região de Leinster que será talvez a mais importante região da Republica da Irlanda. Esta região possui 26 condados: Louth, Meath, Dublin ( a capital da Republica da Irlanda), Wicklow, Wexford, Kilkenny (a segunda mais importante cidade da região), Carlow, Laois, Offaly, Kildare, Westmeath e Longford. A área total da região e 19,775 km ².

A região de Munster constitui a região mais a sul do território e tem seis condados: Clare, Cork (a segunda maior cidade da Republica da Irlanda), Kerry, Limerick, Tipperary e Waterford.

Cidades[editar]

  • Dublin - A capital da República da Irlanda. Uma das capitais mais visitadas da Europa. Uma cidade de culto boémio e vibrante vida nocturna onde se destacam os Pubs, como o Temple Bar. Possui uma vibrante arquitectura e harmoniosos parques. E uma óptima cidade para fazer compras, nomeadamente roupa barata.
  • Cork - Segunda maior cidade da República da Irlanda. Situada nos bancos do rio Lee, conhecida pela boa gastronomia e os famosos festivais de Jazz e de cinema.
  • Galway - Cidade da famosa baia de Galway. Os irlandeses dizem ser a cidade mais americana de toda a Irlanda, no que diz respeito a arquitectura e cultura. Tem estonteantes paisagens de Montanha e vales dedicados a agricultura. Cidade anfitriã de mais 50 festivais de musica. Os locais são muito descontraídos e simpáticos. A paisagem de Galway é conhecida pelo mundo pelas típicas casas pequenas caiadas de branco com telhados de colmo, com muros de pedra a dividir terrenos com vacas e ovelhas, o símbolo da Irlanda.
  • Kilkenny - Cidade pitoresca, bastante medieval. Em Junho, cidade anfitriã do famoso festival Cat Laughs Comedy.
  • Killarney - Uma das cidades e regiões mais visitadas da Republica da Irlanda. A famosa jornada turística Ring Of Kerry começa muitas vezes em Killarney.
  • Limerick - Uma cidade marcada pela presença Viking. Destaca-se os bonitos bancos do rio Shannon.

Outros destinos[editar]

Entenda[editar]

O nome Irlanda refere-se ao território como um todo, sem divisões politicas. Contudo devemos entender que os Irlandeses referem-se ao seu pais, em inglês e em gaélico como Irlanda ou Eire. Contudo em termos políticos a Irlanda dividiu-se em dois territórios diferentes – A Republica da Irlanda e a Irlanda do Norte. Em 1922 o território hoje conhecido como Republica da Irlanda ou simplesmente e mais comum entre irlandeses, a Irlanda, conquistou a sua independência do regime monárquico inglês, perdendo no entando defesores do regime a norte, que viriam a formar a Irlanda do Norte.

Chegar[editar]

De avião[editar]

De barco[editar]

De carro[editar]

De ônibus[editar]

De trem[editar]

Circular[editar]

De avião[editar]

De barco[editar]

De carro[editar]

De ônibus[editar]

De trem[editar]

Fale[editar]

O idioma oficial é o gaélico e o inglês é a língua dominante. É essencial que se fale e compreenda um pouco de inglês para comunicar com os locais. No entanto a grande quantidade de imigrantes de várias partes do mundo bem como o espirito aberto e festivos dos irlandeses vão sem dúvida constituir um facilitismo em relação à compreensão linguística.

É sempre simpático saber um pouco de gaélico ou irlandês. Fica sempre bem mostrar aos locais tão orgulhosos das suas origens que conheçemos a sua cultura. Poderá dizer:

Olá - Dia dhuit (dee - a guit)
Adeus - Slán leat (slan lat)
Por Favor - Le do thoil (le do hol)
Sim - Sea (sha)
Não - Ní shea (ni ha)

Compre[editar]

Coma[editar]

Existem varios pratos tipicos com destaque no pais. Um deles é o "Irish Stew", ou o Guisado Irlandês.

Beba e saia[editar]

Durma[editar]

Aprenda[editar]

Trabalhe[editar]

Segurança[editar]

Saúde[editar]

Sistema de saúde: O sistema de saúde irlandês é público e universal, e é gerenciado pelo Health Act 2004, que elegeu uma nova parte resposável por fornecer cuidados médicos e serviços sociais a todos que moram na Irlanda, o Health Service Executive. O novo sistema de saúde irlandês tornou-se oficial no dia 1º de janeiro de 2005, contudo, as suas novas regras e estruturas estão sendo estabilizadas com continuação da reforma.

Respeite[editar]

Mantenha contato[editar]

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas

outros sites