Ilhas Cook

Da Wikitravel
Polinésia : Ilhas Cook
noframe
Localização
noframe
Bandeira
Cw-flag.png
Informações Básicas
Capital Avarua
Governo Democracia parlamentarista autônoma
Moeda Dólar da Nova Zelândia (NZD)
Área 240 km2
População 21.388 (est. julho 2006)
Idioma Inglês (oficial), maori
Religião Maioria cristã
Eletricidade 240V/50Hz
Código telefônico +682
Internet TLD .ck
Fuso horário UTC-10

As Ilhas Cook [1] são uma democracia autônoma em livre associação com a Nova Zelândia, localizadas na Polinésia, no meio do Pacífico Sul, com as Ilhas da Sociedade à leste e Tonga à oeste. É um arquipélago com 15 ilhas espalhadas sobre 2,2 milhões de km2 de oceano. Embora distantes, não há nada entre as ilhas e a Antártida.

No mesmo fuso horário e distância do Equador que o Havaí, as ilhas às vezes são tidas como o "Havaí do Sul". Embora menores, elas lembram bastante esse arquipélago, antes de ter sido transformado num grande centro turístico repleto de hotéis.

Entenda

Batizadas devido ao capitão Cook, que as avistou em 1770, as ilhas tornaram-se um protetorado britânico em 1888. Por volta de 1900, o controle administrativo foi transferido à Nova Zelândia; em 1965, os residentes votaram por um governo local em livre associação com esse país. De fato, a Nova Zelândia cuida da defesa, relações estrangeiras (inclusive emissão de passaportes) e moeda. Fora isso, a ilha se auto-administra, controlando rigorosamente a imigração, inclusive para neozelandezes. Os maiores problemas são a emigração para a Nova Zelândia e déficits governamentais.

Clima

Tropical, moderado por ventos alísios. Rarotonga tem temperaturas médias, máximas em torno de 25°C no inverno (maio-outubro) e 29°C no verão (novembro- abril), as temperaturas nas ilhas do norte são vários graus mais elevados. A precipitação ocorre principalmente no verão, geralmente sob a forma de tempestades à tarde. Temporada de ciclones é novembro a março, embora as ilhas são atingidos por um grande problema apenas uma vez a cada cinco anos ou mais.

Relevo

As Ilhas Cook do Norte constituem-se de sete atóis de corais de relevo baixo e poucamente povoados. As do sul consistem de oito ilhas vulcânicas elevadas e férteis, onde a maior parte da população vive.

Regiões

Cook islands map.png
Norte das Ilhas Cook (Northern Cook Islands)
Atóis de corais. As ilhas são pouco habitada e de difícil viajar.
Sul das Ilhas Cook (Southern Cook Islands)
Principalmente ilhas vulcânicas e montanhosa, com alguns atóis. Estas ilhas hospedeiro a maioria da população, e inclui as duas principais ilhas de destino Rarotonga e Aitutaki

Cidades

Chegar

Na chegada

É estritamente necessário uma reserva prévia de acomodação, sob risco de ser mandado de volta no voo seguinte. Acampar nas praias não é permitido.

De avião

O Rarotonga International Airport (RAR) é a principal porta de entrada das Ilhas Cook. Conexões diárias com Auckland, Nova Zelândia e semanais com Fiji e via Papeete com Los Angeles. A única companhia internacional é a Air New Zealand e duas vezes por semana a Pacific Blue. A Air New Zealand pertence à Star Alliance, da qual a Varig já fez parte.

De barco

Rarotonga e Aitutaki têm paradas regulares de cruzeiros que vêm do Taiti.

Circular

De avião

Serviço doméstico é fornecido pela Air Rarotonga [2]. Embora você pode reservar vôos através da Air New Zealand [3], geralmente é mais barato fazê-lo diretamente com a Air Rarotonga. Isto tornou-se muito mais fácil nos últimos anos, já que eles oferecem reserva on-line. A menos que você é um membro do programa "Airpoints Dollars" da Air New Zealand, você não receberá nenhuma milhas aéreas da Air Rarotonga.

De barco

Barcos em Avarua District

A Interisland Freighters pode levar os viajantes a ilhas desabitadas. Devido à falta de acomodações e à política do país, é preciso voltar no mesmo barco. As ilhas desabitadas de Takutea, Suwarrow e Palmerston podem ser visitadas com um barco que está sempre parado em Rarotonga.

Não há nenhum barco geralmente programado ou serviços de ferry entre as ilhas habitadas.

Fale

Há cinco línguas vivas nas Ilhas Cook, com Inglês e Maori as línguas oficiais.

No norte das Ilhas Cook grupo de Pukapuka, os ilhéus têm uma linguagem única de seu próprio chamado Pukapukan de que não existe uma versão escrita. É mais como Samoa, e alguns deles nem sequer pode ser entendida por outros ilhéus. Mas até lá, o Inglês é falado, embora não muito. As crianças, no entanto, são ensinadas na escola.

No mínimo, o visitante vai aprender rapidamente a saudação habitual, "kia orana", que significa "que você viva muito tempo".

Compre

Dinheiro

Ilhas Cook usa o Dólar da Nova Zelândia, mas também emiti suas próprias notas e moedas, incluindo as inusitadas notas de $3 dólares e as triangulares moedas de $2 dólares. Dinheiro das Ilhas Cook só pode ser usado nas Ilhas Cook.

Há um punhado de caixas eletrônicos em Rarotonga e Aitutaki. Não há instalações de ATM (Caixa eletrônico/eletrónica) em qualquer uma das outras ilhas.

Custos

No geral, muito mais barato do que nas proximidades Taitianas, embora nada importado vai ser caro. Isso se aplica especialmente para combustível e leite. Não há leite fresco feito nas ilhas, e o único leite fresco disponível é o transportado da Nova Zelândia, diariamente, e custa em torno de NZ$7.00. Os moradores geralmente convivem com leite em pó ou UHT.

Telefonar para casa pode custar um pacote, devido à necessidade de ter uma grande antena parabólica e equipamentos relacionados em cada ilha pouco povoada. Não espere uma poupança significativa por VOIP callback, como as taxas que utilizam estes serviços tendem a ser os mais caros em qualquer lugar do mundo.

Coma

  • Ika mata (peixe cru): com leite de coco, picado vegetais. é delicioso!
  • Curried eke: polvo em curry de coco
  • Rukau: folhas de taro, geralmente cozido com leite de coco
  • Poke: cozido em pudim de fruta; banana, mamão... com leite de coco.

Algumas delas estão disponíveis todos os dias no mercado em Avarua. A cada duas semanas há um "Go local" mercado onde os moradores vendem seus produtos.

Beba e saia

Há dois Microbreweries (Matutu e Cook Islands Brewery), que produzem uma gama de deliciosos cervejas.

Durma

A maior parte das ilhas menores desliga a luz durante a noite. Leve lanternas.

Aprenda

Cinco cursos diurnos de artes tradicionais de fibra estão disponíveis.

Trabalhe

Os não-residentes, mesmo os neozelandeses, exigem autorizações de trabalho. As Ilhas Cook tem um problema com as pessoas em idade de trabalhar deixando as ilhas. Empregos geralmente estão disponíveis no setor de turismo e hospitalidade.

Há também uma possibilidade de trabalho voluntário, na educação e cuidado.

Segurança

Sem grandes perigos. A polícia está contatável para o número de emergência 999.

Embora os moradores muitas vezes vão descalços (eles são especialistas nisso!), não é recomendado ir além das praias devido às rochas de corais afiados. Tenha cuidado ao subir escadas que ligam as partes mais baixas da ilha, perto do mar para a parte superior acima dos penhascos. Alguns não têm grades na orla, incluindo as plataformas. Apenas os mais acrofóbicos seria desconfortável com isso (eles são muito grande o suficiente e não verticalmente "aberto"), mas para as crianças, os cegos, e alguém que tinha bebido muito, o risco é extremo. Nas plataformas, evite ficar muito perto da borda - especialmente se você precisa de um descanso de escalada.

Acidentes de motocicleta causar muitas mortes. Dirigir à noite tem riscos adicionais devido à pouca visibilidade.

Saúde

Há um hospital em Rarotonga, e um menor em Aitutaki, e algumas práticas médicas privadas operam nas ilhas. A assistência médica é limitado nas ilhas exteriores. Ambulância de emergência está em 998.

Tente não comer snappers, eles podem dar-lhe ciguatera. Os mosquitos são mais um incômodo, mas a cada poucos anos, há um surto de dengue no período chuvoso. Há malária ou outras doenças tropicais graves com que se preocupar, mas levar a sério a dengue durante surtos.

Respeite

Os habitantes das Ilhas Cook não estão atrás dos tempos. Eles têm TV e Internet e eles sabem muito bem o que está acontecendo no mundo, por isso não patrociná-las. Turistas alemães em ilhas exteriores podem ser perguntado sobre "história negra" da Alemanha, mas eles sabem muito bem que esses tempos passaram há muito tempo, e que a Alemanha moderna é um país industrializado e democrático.

Respeite seus hábitos religiosos, especialmente que quase tudo está fechado aos domingos (com exceção de alguns bares e lojas).

Ao contrário da crença popular, as Ilhas Cook própria história não inclui caça cabeça, mas houve uma grande perda de vidas durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) lutando com os britânicos contra a Alemanha e Potências Centrais.

Mantenha contato

Nem todas as ilhas têm internet, e alguns nem mesmo a recepção do telefone móvel. Confira os artigos da ilha apropriados.

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas

outros sites